Questão 32a8dc75-58
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Qual é a dinâmica pela qual evolui a rede de rios? O
sistema evolui espontaneamente para o estado mais conveniente,
de energia mínima, impulsionado por fluxos de água e
energia vindos de tempestades, avalanches e transporte de
sedimentos. Trata-se de um processo de auto-organização
da paisagem.
(Nelson B. Peixoto. “O rio, a inundação e a cidade”.
In: Revista Estudos Avançados, n° 91, setembro/dezembro de 2017.)
Um exemplo de auto-organização da paisagem natural relacionada
aos rios é
Qual é a dinâmica pela qual evolui a rede de rios? O sistema evolui espontaneamente para o estado mais conveniente, de energia mínima, impulsionado por fluxos de água e energia vindos de tempestades, avalanches e transporte de sedimentos. Trata-se de um processo de auto-organização da paisagem.
(Nelson B. Peixoto. “O rio, a inundação e a cidade”. In: Revista Estudos Avançados, n° 91, setembro/dezembro de 2017.)
Um exemplo de auto-organização da paisagem natural relacionada aos rios é
A
a retificação dos cursos d’água.
B
a epirogênese de materiais.
C
a lixiviação pedogênica.
D
o escoamento laminar.
E
a formação de padrões meândricos.
Gabarito comentado
Rodrigo RodriguesProfessor de Geografia e Mestre na área de Ensino de Geografia pela UFG.
A questão acima pede para o candidato assinalar a alternativa correta que descreve um processo de auto-organização da paisagem natural dos rios.
Para responder a questão corretamente, é importante que o candidato entenda de hidrologia e de todos processos antrópicos e naturais que alteram a dinâmica fluvial de um rio. Mas é importante saber, principalmente, qual é o processo natural citada nas alternativas que interferem na paisagem natural relacionada aos rios.
Feito isso, vamos a análise das alternativas:Letra A - Incorreta, pois o processo de retificação de rios consiste na canalização dos cursos de água no objetivo de mudar a direção do corpo hídrico, a partir da implantação de uma superfície dura ou impermeável, feita geralmente de concreto, para modelar a direção do rio desejada. Esse processo, na maioria das vezes, é feito para a implantação de avenidas, marginais e vias de trânsito rápido em cidades próximas a cursos d'água. Como o processo é antrópico, a Letra A não se constitui como gabarito da questão.
Letra B - Incorreta, pois o processo de epirogênese é um processo que ocorre quando as movimentações das placas tectônicas ocorrem na posição vertical, o que impede a ocorrência de falhas geológicas. Quando o deslocamento vertical ocorre pra cima, o processo é chamado de soerguimento, quando é pra baixo, é chamado de subsidência. Como a epirogênese é um processo que não refere-se aos rios, a Letra B não se constitui como gabarito da questão.
Letra C - Incorreta, pois a lixiviação ocorre quando há o arraste do solo a partir da força da água, fazendo com que a camada superficial perca nutrientes pelo fluxo hídrico. Esse processo ocorre quando o solo fica exposto a partir da remoção da vegetação promovida pelo desmatamento, pelas queimadas ou pelo excessivo pisoteio do gado. Ficando exposto, o solo fica frágil e susceptível à ação das chuvas. Como esse processo tem causa antrópica, a Letra C não se constitui como gabarito da questão.
Letra D - Incorreta, pois o escoamento laminar ocorre quando a água das chuvas passa pelo solo retirando sua cobertura superficial gerando seu desgaste. Esse desgaste ocorre, quando o solo está desprotegido por conta da remoção da vegetação. Como é um processo que tem causa antrópica, e que não tem relação com rios, a Letra D não se constitui como gabarito da questão.
Letra E - Correta, pois os meandros formados ocorrem em função da força da gravidade, uma vez que o curso de água, ao longo de sua extensão, busca sempre os lugares de menores altitudes. Essa busca, faz com que o rio tenha inúmeras curvas, chamados de meandros, que ocorrem a partir de um processo NATURAL. Portanto, a Letra E é o gabarito da questão.
Gabarito do Professor: Letra E.