Questão 32894539-77
Prova:UECE 2021
Disciplina:Espanhol
Assunto:Interpretação de Texto | Comprensión de Lectura

Las similitudes encontradas entre el cerebro de los humanos y el cerebro de los monos 

A
son bastantes restringidas.
B
sorprendieron a los investigadores.
C
se refieren únicamente al lenguaje.
D
incrementan las capacidades de los monos.

Gabarito comentado

Anna Carolina Land Formada em Letras pela UFOP. Mestra em Linguística pela UERJ. tradutora, revisora de textos e professora de inglês e espanhol.
Para responder a questões com textos mais longos, uma boa estratégia pode ser recorre ao scanning: passar os olhos pelo texto buscando os elementos que tenham sido mencionados nas opções da pergunta ou que se assemelhem a eler por sinonímia.

A questão já deixa claro que é preciso buscar pelas semelhanças entre primatas e seres humanos, portanto o scanning deve privilegiar esse aspecto - que se encontra mencionado entre as linhas 40 e 46, porém descrito a partir da linha 47. É com base nestes últimos parágrafos que responderemos a essa questão.

Neles, o autor do texto traz a noção de que a linguagem, antes pensada como uma ação exclusivamente humana, talvez possa ser entendida de outro modo, já que as mesmas áreas são ativadas em contexto comunicacional, ainda que com resultados distintos (linhas 47 a 57).

A) O autor do texto traz a noção de que a linguagem, antes pensada como uma ação exclusivamente humana, talvez possa ser entendida de outro modo, já que as mesmas áreas são ativadas em contexto comunicacional, ainda que com resultados distintos (linhas 47 a 57). Além disso, ao longo do texto, outros fatores são abordados e que não se restringem à linguagem: habilidade de fazer múltiplas tarefas, capacidade de análise de uma situação, entre outros. INCORRETA

B) O autor do texto traz a noção de que a linguagem, antes pensada como uma ação exclusivamente humana, talvez possa ser entendida de outro modo, já que as mesmas áreas são ativadas em contexto comunicacional, ainda que com resultados distintos (linhas 47 a 57). CORRETA

C) O autor do texto traz a noção de que a linguagem, antes pensada como uma ação exclusivamente humana, talvez possa ser entendida de outro modo, já que as mesmas áreas são ativadas em contexto comunicacional, ainda que com resultados distintos (linhas 47 a 57). Além disso, ao longo do texto, outros fatores são abordados e que não se restringem à linguagem: habilidade de fazer múltiplas tarefas, capacidade de análise de uma situação, entre outros. INCORRETA

D) Os resultados, conforme linha , apontam para semelhanças entre as espécies de primatas e humanos, o que sugere que não tenha havido um incremento das habilidades, mas uma análise comparativa entre elas.

Gabarito da Professora: Letra B.


Estatísticas

Questões para exercitar

Dicas de estudo