Questão 2cf0154a-36
Prova:UFMT 2012
Disciplina:Geografia
Assunto:Desenvolvimento

“Conjunto de, ao menos, 51 domicílios em área ocupada irregularmente e com precariedade de serviços públicos essenciais. São favelas, grotas, vilas e palafitas, entre outros”. Assim define o IBGE o termo “aglomerado subnormal”. Dados do Censo Demográfico de 2010 revelam que 11,4 milhões de brasileiros vivem em aglomerados precários.

População em aglomerados subnormais

                                        Imagem 036.jpg

A partir da análise do texto e do mapa, é correto afirmar que a maior proporção de pessoas residentes em aglomerados subnormais, em relação à população total do estado, é encontrada



A
na Bahia.
B
no Rio de Janeiro.
C
em Pernambuco.
D
no Pará.
E
em São Paulo.

Gabarito comentado

Melina Campos LimaProfª de Direito Internacional da UFRJ, Mestra e Doutora em Economia Política Internacional - UFRJ

Segundo o mapa, o Pará é o estado brasileiro cujo maior número de pessoas vive em situação precária: 15% do total de sua população. Em segundo lugar, estão Rio de Janeiro, Pernambuco e Amazonas, com 10% a 15% de suas populações vivendo em aglomerados subnormais. Em termos absolutos, o Rio de Janeiro tem mais gente vivendo em situação precária, uma vez que a população desse estado (cerca de 16,5 milhões) é mais do que o dobro da do Pará (aproximadamente 8 milhões). Entretanto, como o enunciado pediu o valor proporcional, a alternativa correta é a que se refere ao Pará, que tem a maior porcentagem relativamente a sua população.


A alternativa correta é a letra (D).


Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo