Analise este trecho de música, em que se retratam condições socioambientais das grandes cidades brasileiras:
A Cidade
A cidade se apresenta centro das ambições
Para mendigos ou ricos e outras armações
Coletivos, automóveis, motos e metrôs
Trabalhadores, patrões, policiais e camelôs
A cidade não pára, a cidade só cresce
O de cima sobe e o de baixo desce
Chico Science, “A Cidade”.
A partir dessa análise, é INCORRETO afirmar que, nesse trecho de música, o autor
A Cidade
A cidade se apresenta centro das ambições
Para mendigos ou ricos e outras armações
Coletivos, automóveis, motos e metrôs
Trabalhadores, patrões, policiais e camelôs
A cidade não pára, a cidade só cresce
O de cima sobe e o de baixo desce
Chico Science, “A Cidade”.
A partir dessa análise, é INCORRETO afirmar que, nesse trecho de música, o autor
Gabarito comentado
A exclusão social pode ser percebida quando o autor fala de mendigos, camelôs e que os de cima sobem e os de baixo descem. Tudo isso mostra que a cidade é um local de bastante desigualdade, onde há concentração de renda, de um lado, e pobreza, de outro lado. A alternativa (A) está correta.
A pequena mobilidade social é justificada na canção pelas mesmas partes apresentadas no comentário da letra (A): patrões e trabalhadores quase nunca mudam de posição, a polícia oprime os camelôs e os ricos tornam-se mais ricos, enquanto os pobres ficam mais pobres. A alternativa (B) está correta.
O autor da música não exalta o modo de vida urbano; pelo contrário, ele critica a desigualdade social, a opressão, a concentração de renda existente no meio urbano. A alternativa (C) está incorreta.
Sendo que o contingente populacional urbano inserido no mercado de trabalho informal é representado pelos camelôs na música, os quais exercem uma forma de subemprego, pois não têm qualquer direito trabalhista, e são frequentemente oprimidos pela polícia. A alternativa (D) está correta.