Questão 27b6a83a-c9
Prova:
Disciplina:
Assunto:
A seguinte charge é da
personagem argentina Mafalda, bastante
conhecida em todo o mundo. Ela sempre
trata de algum tema de significativa
relevância e, principalmente, de maneira
crítica. Nesse sentido, qual o tema que a
charge abaixo trata?
A seguinte charge é da
personagem argentina Mafalda, bastante
conhecida em todo o mundo. Ela sempre
trata de algum tema de significativa
relevância e, principalmente, de maneira
crítica. Nesse sentido, qual o tema que a
charge abaixo trata?
A
a relação entre pais e filhos.
B
o divórcio de casais mais velhos.
C
a realidade do mercado de trabalho.
D
o descaso do governo em relação à qualidade
de vida dos idosos.
E
o trabalho duro dos pais nas oficinas.
Gabarito comentado
Anna Carolina Land Formada em Letras pela UFOP. Mestra em Linguística pela UERJ. tradutora, revisora de textos e professora de inglês e espanhol.
Mafalda é uma personagem criada pelo cartunista argentino Quino. A personagem é representada por uma menina preocupada com a humanidade, a paz entre as pessoas e os problemas sociopolíticos da América do Sul (principalmente).
Na charge apresentada pela questão, Mafalda tece uma crítica às relações de trabalho (“maldita oficina"), que exigem de seus funcionários tanto que os levam ao esgotamento físico, representado não apensa pela imagem debilitada do pai, como também reforçada pela incredulidade de Mafalda no uso enfático do dêitico “esto". Percebe-se, então, que a resposta adequada é a letra C.
A) Mafalda tece uma crítica às relações de trabalho (“maldita oficina"), que exigem de seus funcionários tanto que os levam ao esgotamento físico, representado não apensa pela imagem debilitada do pai, como também reforçada pela incredulidade de Mafalda no uso enfático do dêitico “esto". Percebe-se, então, que a resposta adequada é a letra C. INCORRETO
B) Mafalda tece uma crítica às relações de trabalho (“maldita oficina"), que exigem de seus funcionários tanto que os levam ao esgotamento físico, representado não apensa pela imagem debilitada do pai, como também reforçada pela incredulidade de Mafalda no uso enfático do dêitico “esto". Percebe-se, então, que a resposta adequada é a letra C. INCORRETO
C) Mafalda tece uma crítica às relações de trabalho (“maldita oficina"), que exigem de seus funcionários tanto que os levam ao esgotamento físico, representado não apensa pela imagem debilitada do pai, como também reforçada pela incredulidade de Mafalda no uso enfático do dêitico “esto". Percebe-se, então, que a resposta adequada é a letra C. CORRETO
D) Mafalda tece uma crítica às relações de trabalho (“maldita oficina"), que exigem de seus funcionários tanto que os levam ao esgotamento físico, representado não apensa pela imagem debilitada do pai, como também reforçada pela incredulidade de Mafalda no uso enfático do dêitico “esto". Percebe-se, então, que a resposta adequada é a letra C. INCORRETO
E) Mafalda tece uma crítica às relações de trabalho (“maldita oficina"), que exigem de seus funcionários tanto que os levam ao esgotamento físico, representado não apensa pela imagem debilitada do pai, como também reforçada pela incredulidade de Mafalda no uso enfático do dêitico “esto". Percebe-se, então, que a resposta adequada é a letra C. INCORRETO
Gabarito da Professora: Letra C.
Na charge apresentada pela questão, Mafalda tece uma crítica às relações de trabalho (“maldita oficina"), que exigem de seus funcionários tanto que os levam ao esgotamento físico, representado não apensa pela imagem debilitada do pai, como também reforçada pela incredulidade de Mafalda no uso enfático do dêitico “esto". Percebe-se, então, que a resposta adequada é a letra C.
A) Mafalda tece uma crítica às relações de trabalho (“maldita oficina"), que exigem de seus funcionários tanto que os levam ao esgotamento físico, representado não apensa pela imagem debilitada do pai, como também reforçada pela incredulidade de Mafalda no uso enfático do dêitico “esto". Percebe-se, então, que a resposta adequada é a letra C. INCORRETO
B) Mafalda tece uma crítica às relações de trabalho (“maldita oficina"), que exigem de seus funcionários tanto que os levam ao esgotamento físico, representado não apensa pela imagem debilitada do pai, como também reforçada pela incredulidade de Mafalda no uso enfático do dêitico “esto". Percebe-se, então, que a resposta adequada é a letra C. INCORRETO
C) Mafalda tece uma crítica às relações de trabalho (“maldita oficina"), que exigem de seus funcionários tanto que os levam ao esgotamento físico, representado não apensa pela imagem debilitada do pai, como também reforçada pela incredulidade de Mafalda no uso enfático do dêitico “esto". Percebe-se, então, que a resposta adequada é a letra C. CORRETO
D) Mafalda tece uma crítica às relações de trabalho (“maldita oficina"), que exigem de seus funcionários tanto que os levam ao esgotamento físico, representado não apensa pela imagem debilitada do pai, como também reforçada pela incredulidade de Mafalda no uso enfático do dêitico “esto". Percebe-se, então, que a resposta adequada é a letra C. INCORRETO
E) Mafalda tece uma crítica às relações de trabalho (“maldita oficina"), que exigem de seus funcionários tanto que os levam ao esgotamento físico, representado não apensa pela imagem debilitada do pai, como também reforçada pela incredulidade de Mafalda no uso enfático do dêitico “esto". Percebe-se, então, que a resposta adequada é a letra C. INCORRETO
Gabarito da Professora: Letra C.