Questão 27a38b24-c9
Prova:URCA 2019
Disciplina:Espanhol
Assunto:Interpretação de Texto | Comprensión de Lectura

Segundo o texto, os jovens latino-americanos:

En América Latina, los jóvenes que ni estudian ni trabajan son comúnmente llamados “ninis”. Uno de cada cinco jóvenes del continente, representando más de 20 millones de personas entre 15 y 24 años de edad, vive en estas condiciones. Además, el problema de los ninis ha demostrado ser muy persistente. A pesar del buen desempeño económico de la región durante la primera década del siglo, con altas tasas de crecimiento y una reducción significativa de la pobreza y la desigualdad, la proporción de ninis descendió sólo marginalmente, mientras que el número total de ninis aumentó.

Fonte: www.medigraphic.org.mx

A
atualmente vivem uma situação extrema de desemprego.
B
somente os da classe média tem acesso aos estudos universitários.
C
compõem uma associação de jovens para lutar contra a desigualdade social.
D
são os adolescentes da América Central que encontram-se em pobreza total.
E
representam a situação dos ninis que é bastante preocupante.

Gabarito comentado

Anna Carolina Land Formada em Letras pela UFOP. Mestra em Linguística pela UERJ. tradutora, revisora de textos e professora de inglês e espanhol.
De acordo com as informações que aparecem no excerto, uma determinada quantidade de jovens na América Latina representa um grupo que os cientistas estão chamando de “ninis" - os que “ni estudian ni trabajan". Não apenas pela quantidade expressiva e crescente desses jovens, a situação é entendida como um “problema (...) muy persistente". Não há informações relativas à impossibilidade de encontrar um emprego (ou seja, não é possível determinar se essa condição é voluntária ou involuntária), a classe social mais ou menos afetada nem se o grupo tem por objetivo algum tipo de mobilização social. A única resposta adequada para esta questão é a letra E.

Gabarito da Professora: Letra E.

Estatísticas

Questões para exercitar

Dicas de estudo