Questão 26f1538c-7a
Prova:ENEM 2022
Disciplina:Biologia
Assunto:Hábitos alimentares e exercícios físicos, Qualidade de vida das populações humanas

Probióticos são microrganismos vivos utilizados na promoção da saúde, uma vez que ajudam na reposição da microbiota intestinal. No entanto, recomendações médicas indicam que probióticos de origem bacteriana não devem ser consumidos ao mesmo tempo que antibióticos, sendo necessário um intervalo entre a ingestão de um e outro.


O consumo concomitante desses promotores da saúde poderá causar a

A
obstrução do fluxo intestinal.
B
anulação do efeito dos antibióticos.
C
intoxicação pelo excesso dos fármacos.
D
desorganização do sistema imunológico.
E
redução da densidade de bactérias simbióticas.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
Essa questão fala sobre a utilização de probióticos para auxiliar a reposição da microbiota intestinal, explicando a recomendação médica de não utilizar os de origem bacteriana ao mesmo tempo que antibióticos. Pede-se a alternativa sobre o que pode ser causado a partir do consumo concomitante deles. A microbiota intestinal é composta por uma população de microrganismos diversos, que incluem bactérias, vírus e fungos e são responsáveis pelo controle da proliferação de bactérias patogênicas. As bactérias do gênero Firmicutes e bacteriodetes habitam normalmente o organismo humano e fazem parte da microbiota intestinal. A disbiose intestinal é uma alteração na microbiota que resulta em desequilíbrio entre as bactérias protetoras e as prejudiciais, que induzem as reações inflamatórias e podem contribuir para a incidência de tumores. O hábito de consumo de alimentos industrializados e com grandes quantidades de sal podem aumentar a tendência a uma disbiose, que amplia a possibilidade de doenças como o CCR, a colite ulcerativa, a doença de Crohn e outras. A utilização de probióticos de origem bacteriana unido ao uso do antibiótico pode diminuir a população total de bactérias, pelos antibióticos reduzirem a população de bactérias prejudiciais em grande maioria e algumas protetoras, incluindo as repostas pelos probióticos. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)
 
Fonte da imagem: site biocodexmicrobiotainstitute.com/pt

 

O consumo concomitante desses promotores da saúde poderá causar a:


A) obstrução do fluxo intestinal. Incorreta. Utilizar antibióticos e probióticos não causa obstrução do fluxo no intestino, o probiótico auxilia na regulagem desse funcionamento.

B) anulação do efeito dos antibióticos. Incorreta. Os probióticos não são capazes de anular o efeito dos antibióticos, o que ocorre é uma destruição de bactérias tanto prejudiciais quanto protetoras.

C) intoxicação pelo excesso dos fármacos. Incorreta. Antibióticos e probióticos não podem causar intoxicação no organismo pela utilização concomitante.

D) desorganização do sistema imunológico. Incorreta. A utilização desses dois promotores da saúde não altera a organização do sistema imunológico, eles alteram a população total de bactérias.

E) redução da densidade de bactérias simbióticas. CORRETA. Consumir o probiótico de origem bacteriana juntamente ao uso de antibióticos pode causar redução na população de bactérias protetoras, as chamadas bactérias simbióticas da microbiota intestinal.



Gabarito do Professor: E




Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo