Questão 232622a2-bf
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Cara ao Modernismo, a questão da identidade nacional é recorrente na prosa e na poesia de Mário de Andrade. Em O trovador, esse aspecto é
Cara ao Modernismo, a questão da identidade nacional é recorrente na prosa e na poesia de Mário de Andrade. Em O trovador, esse aspecto é
A
abordado subliminarmente, por meio de expressões como “coração arlequinal” que, evocando o carnaval, remete à brasilidade.
B
verificado já no título, que remete aos repentistas nordestinos, estudados por Mário de Andrade em suas viagens e pesquisas folclóricas.
C
lamentado pelo eu lírico, tanto no uso de expressões como “Sentimentos em mim do asperamente” (v. 1), “frio” (v. 6), “alma doente” (v. 7), como pelo som triste do alaúde “Dlorom” (v. 9).
D
problematizado na oposição tupi (selvagem) x alaúde (civilizado), apontando a síntese nacional que seria proposta no Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade.
E
exaltado pelo eu lírico, que evoca os “sentimentos dos homens das primeiras eras” para mostrar o orgulho brasileiro por suas raízes indígenas.
Gabarito comentado
Verônica FerreiraProfessora de Português
A questão da identidade nacional é tema recorrente no Enem. No poema percebemos um conflito do poeta ao analisar as influências indígenas e dos povos europeus na formação do povo brasileiro. Esse conflito é explícito no último verso (“Sou um tupi tangendo um alaúde!”), pois aqui se revela a conexão direta entre os dois povos – tupi (índio) e alaúde (instrumento pertencente ao povo civilizado), resultando num produto híbrido, o próprio poeta Mário de Andrade. O homem brasileiro seria, então, a síntese de uma relação étnica e social, em que seriam “digeridas” as culturas indígena e europeia para serem transformadas numa cultura própria e genuinamente brasileira – o termo antropofagia cultural remete a isso, a de se “alimentar” da cultura alheia para refletir sobre a influência em nós, e a partir disso, criar a nossa própria cultura, tipicamente brasileira. A partir da análise do poema e das alternativas, a letra que responde ao enunciado é a letra D.