Questão 221c9a17-65
Prova:UNESP 2021
Disciplina:Geografia
Assunto:Industrialização, Indústria brasileira

Até fins da década de 1980, a industrialização brasileira estava baseada em uma política de importações sustentada por tarifas aduaneiras elevadas, controles discricionários, entre outros. Essa política viabilizou um parque industrial relativamente amplo e diversificado, mas acomodado ao protecionismo exagerado. Em 1990, o governo anunciou medidas que alteravam profundamente a condução da política de comércio exterior do país. Simultaneamente a uma flexibilização do regime cambial, foi deslanchado um programa de liberalização das importações. A nova política de importação buscava promover uma reestruturação produtiva.

(Honorio Kume et al. “A política brasileira de importação no período 1987-1998”. In: Carlos Henrique Corseuil e Honorio Kume (coords.). A abertura comercial brasileira nos anos 1990, 2003. Adaptado.)


O programa de liberalização das importações adotado no Brasil a partir da década de 1990 teve como consequências

A
a falência de indústrias nacionais e o aumento do desemprego estrutural.
B
a queda da qualidade dos produtos importados e o aumento da geração de lixo eletrônico.
C
o crescimento da variedade dos produtos disponíveis e o superávit da balança comercial.
D
o aumento dos preços dos produtos nacionais e a ampliação da oferta de mercadorias falsificadas.
E
o acirramento da concorrência entre empresas e a interrupção de acordos comerciais com blocos econômicos.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
A industrialização no Brasil deve ser compreendida em seus múltiplos aspectos como o papel do Estado como indutor do processo, o deslocamento campo-cidade relacionado, os motivos da concentração e distribuição da indústria pelo país, os fatores locacionais contemporâneos e a posição da indústria nacional no mundo atual. Sobre a liberalização das importações e abertura econômica no Brasil a partir da década de 90 buscamos a alternativa correta.
A) Após conviverem com décadas de reserva de mercado a indústria nacional estava defasada naquele momento e encontrou grande dificuldade em competir comas importações de países de maior competitividade. A modernização tecnológicas das que sobreviveram também causou grande perda de postos de trabalho reforçando o chamado desemprego estrutural. 
B) Quem determina a qualidade de um produto importado é o seu produtor e o importador nacional não sendo essa questão relacionada a indústria nacional.

C) Liberalização de importações está diretamente relacionada a maior disponibilidade de produtos importados, porém para gerar superávit em balança comercial é necessário vender mais do que comprar o que não é o caso num momento de aumento de importações. 
D) Produtos nacionais não ficaram mais caros, só precisaram encarar a concorrência de importados mais baratos, já a propriedade intelectual não está diretamente relacionada a liberalização de importações. 
E) A concorrência entre empresas nacionais não é diretamente afetada, enquanto que a liberalização econômica facilita a criação de acordos comerciais. 

GABARITO DO PROFESSOR: A



Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo