Questão 220c6efe-65
Prova:
Disciplina:
Assunto:
O predomínio mundial da urbanização, com o crescimento
no número absoluto de cidades, teve como uma de suas
consequências
O predomínio mundial da urbanização, com o crescimento
no número absoluto de cidades, teve como uma de suas
consequências
A
a terciarização da economia, que levou à absorção da
população economicamente ativa dos setores primário e
secundário.
B
a terceirização da gestão pública, que contribuiu para
otimizar recursos ao restringir os cargos e os locais de
atuação de profissionais.
C
o fim do setor secundário, que valorizou setores mais
modernos da economia urbana.
D
a valorização do terceiro setor, que ampliou o papel do
comércio para suprir as necessidades de consumo das
populações.
E
o desenvolvimento de cidades globais, que contribuiu
para a padronização de leis de uso e ocupação do solo, a
fim de ampliar a circulação de pessoas.
Gabarito comentado
Rodrigo RodriguesProfessor de Geografia e Mestre na área de Ensino de Geografia pela UFG.
A questão acima tem como tema o crescimento do processo de urbanização em todo o mundo junto com as suas consequências.
Para responder corretamente à questão, é importante que o candidato saiba o que significa o processo de urbanização e como ele impactou no espaço geográfico.
Feita a explicação prévia do conteúdo, vamos à análise das alternativas abaixo:Letra A - Correta, pois é importante ressaltar que o processo de urbanização teve sua consolidação a partir da industrialização de um determinado lugar. Como as indústrias geram muitos empregos em seu processo produtivo, muitas pessoas procuram essas áreas industriais em busca de novas oportunidades de trabalho. Com isso, a cidade começa a ter um aumento populacional, o que demanda um crescimento da infraestrutura presente no espaço urbano. Nesse sentido, moradias, supermercados, estabelecimentos comerciais, hospitais, escolas, e locais de prestação de serviços se desenvolvem ao redor da indústria, para suprir as demandas da população residente naquele espaço urbano. Entretanto, com o avançar dos anos, as indústrias passaram por grandes transformações em sua estrutura produtiva, em que a produção de máquinas industriais mais tecnológicas e a consolidação do toyotismo (que prevê o fim dos estoques e a produção em massa) passou a empregar menos trabalhadores. Com isso, muitas pessoas migraram para o setor terciário da economia - já consolidado nos espaços urbanos -. Um exemplo disso é o Brasil, que atualmente, tem aproximadamente 70% da sua população trabalhando no setor terciário.
Letra B - Incorreta, pois embora a terceirização do setor público tenha sido uma tendência nos últimos anos, ela não foi uma consequência direta da urbanização, e sim, uma ideia que visa promover a redução de custos e focalizar as atividades de uma determinada empresa em sua atividade principal.
Letra C - Incorreta, pois o setor secundário nunca acabou em razão da urbanização, sendo que atualmente é um setor econômico que cumpre um papel primordial na estrutura financeira e na divisão internacional do trabalho de alguns países do mundo. O que podemos dizer é que o setor secundário deixou de ser uma atividade que mais emprega pessoas em países urbanizados, em razão da modernização tecnológica das máquinas e do modelo de produção flexível (que reduz estoques e muda a prática de produção em massa) que consequentemente passou a empregar menos pessoas.
Letra D - Incorreta, pois embora tivesse ocorrido uma maior valorização do terceiro setor que é a área que mais emprega pessoas atualmente, não dá pra menosprezar o papel do primeiro setor (agricultura e pecuária) e do setor secundário (indústrias) no consumo diário das pessoas. Além disso, é importante ressaltar que no sistema produtivo de hoje, os três setores estão em constante contato, pois um setor econômico não sobrevive sem o outro.
Letra E - Incorreta, pois embora haja de fato cidades globais, que tem um nível de desenvolvimento econômico superior as demais, muitas diretrizes que dizem à respeito das leis de uso e ocupação do solo não visam ampliar a circulação de pessoas, e sim controlar a utilização do espaço urbano e definir as atividades permitidas nela, buscando um desenvolvimento que esteja ligado com a proteção ambiental da cidade.
Gabarito do Professor: Letra A.