Questão 1e02c25e-f3
Prova:IF Farroupilha - RS 2019
Disciplina:Geografia
Assunto:Urbanização, Urbanização brasileira

Observe as imagens.




As pinturas Paisagem de subúrbio, do artista plástico carioca Di Cavalcanti, e Morro da favela, da artista plástica paulista Tarsila do Amaral, retratam condições relacionadas à vida nas cidades brasileiras, onde se evidencia a

A
urbanização rápida aliada a um eficiente planejamento regional.
B
transformação do espaço urbano a partir de eficaz política de urbanização.
C
manutenção da paisagem natural sobre áreas urbanas organizadamente planejadas.
D
situação do cotidiano de moradores em áreas com infraestrutura e equipamentos urbanos adequados.
E
ocupação de morros e formação de favelas em áreas menos valorizadas para moradia.

Gabarito comentado

Patrícia FerreiraMonitor do Qconcursos

A urbanização no Brasil iniciou no século XX e intensificou-se na segunda metade desse mesmo século. Ela foi impulsionada pela industrialização que acarretou o deslocamento da população do campo em direção às cidades (êxodo rural) em busca de melhores condições de vida. Ela ocorreu de forma rápida, desordenada e concentrada nas regiões Sudeste e Sul. 

A- Incorreta- A urbanização foi rápida e desordenada no Brasil, aliada a uma ausência ou ineficiência de planejamento, o que resultou em diversos problemas urbanos como desemprego, poluição, habitações em áreas irregulares. 

B- Incorreta- Não houve política de urbanização eficiente, podemos observar na imagem um desordenamento. 

C- Incorreta- A imagem revela a ocupação de áreas naturais, como os morros e a vegetação, com uma moradia sobre a outra. Ela aponta para a desorganização do espaço e a pressão sobre os recursos naturais.  

D- Incorreta- A imagem nos mostra que essas áreas não possuem infraestrutura e equipamentos urbanos adequados. 

E- Correta- A imagem retrata a ocupação de morros e a formação de favelas, decorrentes de uma urbanização intensa e desordenada. A falta de uma política pública de habitação contribuiu para a ocupação de áreas irregulares, sobretudo as naturais desvalorizadas, que apresentam uma infraestrutura precária, como a inexistência de estradas e desordenamento das casas. Enquanto os centros urbanos eram organizados e dispunham de boa infraestrutura. 

Gabarito do Professor: E 

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo