Um impacto ambiental da tecnologia mais empregada pelo setor de transportes e uma medida para promover a redução do seu uso, estão indicados, respectivamente, em:
Um impacto ambiental da tecnologia mais empregada pelo setor de transportes e uma medida para promover a redução do seu uso, estão indicados, respectivamente, em:
Gabarito comentado
A alternativa (A) está incorreta. O aumento da poluição sonora é um impacto advindo da maior quantidade de meios de transportes, mas não é um impacto decorrente da utilização do petróleo, que é o tema do enunciado da questão. A construção de barreiras acústicas é um meio adequado para amenizar o problema da poluição sonora, mas não colabora para reduzir nenhum efeito negativo advindo do uso do petróleo.
A alternativa (B) está incorreta. Embora a queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, seja uma das principais causas da chuva ácida, a estatização da indústria automobilística em nada poderia ajudar na diminuição dos impactos causados pelos meios de transporte.
A alternativa (C) está correta, pois o uso de derivados de óleo nos meios de transporte colabora para o aquecimento global, que gera, dentre outros efeitos, o derretimento das calotas polares. Já o incentivo ao transporte de massa, ao diminuir a utilização de meios de transportes individuais, seria uma medida adequada para a redução do uso dos derivados de óleo.
A alternativa (D) está incorreta. Apesar de a poluição gerada pelos meios de transporte colaborar para o aumento da incidência de doenças respiratórias, a distribuição de medicamentos gratuitos não é um meio efetivo de se reduzir a utilização de combustíveis derivados de óleo; ela apenas amenizará o sofrimento dos doentes, que provavelmente voltarão a ficar doentes em outras ocasiões pela não diminuição da poluição.
A alternativa (E) está incorreta. A elevação das temperaturas médias realmente ocorre por causa do uso de derivados de óleo como combustível. Entretanto, criminalizar a emissão de gás carbônico seria impossível, uma vez que a economia mundial necessita dos meios de transporte para não colapsar. Além disso, é natural que exista uma quantidade razoável de gás carbônico no planeta, pois ele é, inclusive, a fonte de vida das plantas, que consomem gás carbônico e liberam oxigênio em seu processo de fotossíntese. O que se deve coibir é a emissão massiva de gás carbônico, que vem ocorrendo de forma crescente desde a revolução industrial.