Assinale a alternativa correta sobre o poema
“Ser poeta”.
Instrução: A questão refere-se aos
poemas de Florbela Espanca.
Gabarito comentado
Tema central: A questão avalia a interpretação do poema "Ser Poeta", de Florbela Espanca, especificamente sobre a intensidade com que o eu-lírico poeta sente e vive as emoções. Reflete ainda acerca do papel e da natureza do poeta dentro do contexto lírico.
Justificativa da alternativa correta (C): "O poeta é capaz de sentir e viver com mais intensidade os acontecimentos da vida."
O conceito dominante no poema é o da profundidade e ampliação da experiência do poeta, típico de Florbela Espanca: “Ser Poeta é ser mais alto, é ser maior / Do que os homens!”. A intensidade é enfatizada em versos como: “É ter fome, é ter sede de Infinito!”, mostrando que o poeta experimenta emoções num grau muito superior à média, sendo inclusive o traço mais marcante desse texto sob o viés das Escolas Literárias ligadas ao Romantismo e ao Simbolismo, presentes em Florbela.
Análise das alternativas incorretas:
A) Incorreta. O eu-lírico não se coloca em condição de inferioridade; ao contrário, exalta-se: “ser mais alto, ser maior / Do que os homens!”.
B) Incorreta. A intensidade de sentimentos não impede o poeta de cantar o amor, mas sim potencializa sua capacidade expressiva, reforçada pelo verso “E é amar-te, assim, perdidamente...”.
D) Incorreta. O poeta não lida com certezas, e sim com sensações extremas, dúvidas e desejos (“E não saber sequer que se deseja!”).
E) Incorreta. O poeta é chamado de “Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!”, não “de todos os reinos”; há uma limitação bem definida, relacionada ao seu universo interior de dor e emoção.
Dica do especialista: Atenção a palavras absolutas como “todos”, “sempre”, “impede”, que costumam representar armadilhas, pois eliminam nuances do texto e podem tornar a alternativa falsa!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






