Questão 1b8041f7-b9
Prova:UNESP 2019
Disciplina:Biologia
Assunto:Respiração celular e fermentação, Fotossíntese, Moléculas, células e tecidos

A tabela mostra os horários do nascer e do pôr do Sol na cidade de São Paulo, em quatro datas do ano de 2019.



(www.sunrise-and-sunset.com. Adaptado.)



Em Macapá, única capital brasileira cortada pela linha do equador, o nascer e o pôr do Sol nessas quatro datas ocorrem em horários diferentes daqueles registrados para São Paulo.

Considere dois arbustos da mesma espécie, com o mesmo porte, em vasos de mesmo tamanho, mantidos à luz ambiente, em dia sem nebulosidade, sob condições adequadas de temperatura, nutrição e aporte hídrico, um deles na cidade de São Paulo e o outro na cidade de Macapá.

Com relação aos tempos de duração da fotossíntese e da respiração celular nesses dois arbustos, assinale a alternativa correta.

A
Em 21 de junho, a duração da fotossíntese no arbusto em São Paulo foi maior do que no arbusto em Macapá, mas a duração da respiração foi igual em ambos.
B
Nas quatro datas, a duração da fotossíntese e a duração da respiração são iguais em ambos os arbustos.
C
Em 21 de junho, a duração da respiração foi maior do que a duração da fotossíntese em ambos os arbustos, situação que se inverterá em 22 de dezembro.
D
Em 24 de março e em 19 de setembro, a duração da fotossíntese foi a mesma que a da respiração em ambos os arbustos
E
Em 22 de dezembro, a duração da fotossíntese no arbusto em São Paulo será maior do que no arbusto em Macapá, mas a duração da respiração será igual em ambos.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
O enunciado da questão informa que em Macapá, cidade cortada pela linha do Equador, os horários de nascer e pôr do sol são diferentes de São Paulo. De acordo com a tabela que traz horários e datas da cidade de São Paulo:

• 24 de março - outono

• 21 de junho - inverno (menor tempo de incidência da luz solar)

• 19 de setembro - primavera

• 22 de dezembro - verão (maior tempo de incidência da luz solar)

Como Macapá é cortada pela linha do Equador, a duração de dias e noites é igual, e torno de 12 horas, não ocorrendo maior incidência solar em alguma época específica do ano, pois as estações não interferem. Na região Sudeste, as estações do ano possuem diferentes comprimentos de dias e noites, e durante o inverno, o dia é mais curto e a noite mais longa, enquanto que no verão, o dia é mais longo e a noite mais curta. As plantas necessitam da luz para realizar a fotossíntese, porém não precisam dela para a respiração celular, que ocorre durante o dia ou durante a noite. (Amabis & Martho. Fundamentos da biologia moderna. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)




Com relação aos tempos de duração da fotossíntese e da respiração celular nesses dois arbustos, assinale a alternativa correta.

a) Em 21 de junho, a duração da fotossíntese no arbusto em São Paulo foi maior do que no arbusto em Macapá, mas a duração da respiração foi igual em ambos. Em 21 de junho, a estação foi o inverno, e na região Sudeste, ocorre menor incidência de luz solar, então com menor duração da fotossíntese que do arbusto em Macapá, onde a duração do dia e noite são iguais durante todo o ano. Incorreta.

b) Nas quatro datas, a duração da fotossíntese e a duração da respiração são iguais em ambos os arbustos. Onde há maior incidência da luz, há maior ocorrência de fotossíntese. Incorreta.

c) Em 21 de junho, a duração da respiração foi maior do que a duração da fotossíntese em ambos os arbustos, situação que se inverterá em 22 de dezembro. A duração da respiração celular é a mesma durante o dia e noite, independente da estação do ano. Incorreta.

d) Em 24 de março e em 19 de setembro, a duração da fotossíntese foi a mesma que a da respiração em ambos os arbustos. A duração da respiração celular é sempre maior que a da fotossíntese. Incorreta.

e) Em 22 de dezembro, a duração da fotossíntese no arbusto em São Paulo será maior do que no arbusto em Macapá, mas a duração da respiração será igual em ambos. A duração será maior pois a incidência de luz solar é maior durante o verão, com dias mais longos, e a respiração é igual nos dois arbustos. CORRETA.

Gabarito do professor: E

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo