Questão 1b7c89e5-b9
Prova:UNESP 2019
Disciplina:Biologia
Assunto:Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

Comportamento do casal pode definir sexo do bebê, dizem pesquisadores



Muitas pessoas sonham não só com o nascimento de um bebê, mas com o sexo dele. Não é possível escolher se você vai gerar uma menina ou um menino, mas alguns pesquisadores sugerem que alguns fatores, como fazer sexo exatamente no dia da ovulação, ou a frequência das relações sexuais, aumentariam a chance de ter uma criança de determinado sexo.


(Ivonete Lucirio. https://universa.uol.com.br, 06.08.2012. Adaptado.)


A notícia traz hipóteses ainda em discussão entre especialistas, mas o que o conhecimento biológico tem como certo é que, na espécie humana, o sexo da prole é definido no momento da fecundação e depende da constituição cromossômica do

A
espermatozoide, que é definida na meiose I da gametogênese do pai e a mãe não tem participação na determinação do sexo da prole.
B
óvulo, que é definida na meiose II da gametogênese da mãe e o pai não tem participação na determinação do sexo da prole.
C
espermatozoide, que é definida na meiose II da gametogênese do pai e a mãe não tem participação na determinação do sexo da prole.
D
óvulo e do espermatozoide, que são definidas na meiose II da gametogênese de ambos os genitores e o pai e a mãe participam, conjuntamente, da determinação do sexo da prole.
E
óvulo, que é definida na meiose I da gametogênese da mãe e o pai não tem participação na determinação do sexo da prole.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
O enunciado da questão informa que algumas pesquisas sugerem que determinados comportamentos podem influenciar na determinação do sexo de um bebê, mas também traz a evidência biológica que o sexo é definido no momento da fecundação, dependendo de certa constituição cromossômica. A gametogênese é o processo de formação dos gametas masculinos (espermatogênese) e femininos (ovulogênese). Os espermatócitos e ovócitos duplicam seus cromossomos e iniciam a meiose. Durante a meiose, em Anáfase I, ocorre a separação dos cromossomos e migração das cromátides irmãs para o mesmo pólo celular. Ao formar dois gametas ao final da meiose, a célula masculina terá metade com um cromossomo sexual X e outra metade com um cromossomo sexual Y, sendo o sexo masculino chamado de heterogamético por formar dois tipos de gametas. A célula feminina forma gameta com um cromossomo sexual X, sendo chamado de homogamética. Apenas os espermatozoides portadores de cromossomos Y darão origem a machos, e os cromossomos X darão origem a fêmeas, portanto, o pai que define o sexo do filho. (Amabis & Martho. Fundamentos da biologia moderna. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)

As fases da MEIOSE (I e II):




Na espécie humana, o sexo da prole é definido no momento da fecundação e depende da constituição cromossômica do:

a) espermatozoide, que é definida na meiose I da gametogênese do pai e a mãe não tem participação na determinação do sexo da prole. É definido pelo pai, por ser o sexo heterogamético e na meiose I (separação dos cromossomos), sem a participação da mãe nessa determinação sexual. CORRETA.

b) óvulo, que é definida na meiose II da gametogênese da mãe e o pai não tem participação na determinação do sexo da prole. A determinação é feita através do sexo masculino, pois apenas o pai tem o cromossomo sexual Y para diferenciar. Incorreta.

c) espermatozoide, que é definida na meiose II da gametogênese do pai e a mãe não tem participação na determinação do sexo da prole. É definido pelo espermatozoide, porém na meiose I, e não em meiose II. Incorreta.

d) óvulo e do espermatozoide, que são definidas na meiose II da gametogênese de ambos os genitores e o pai e a mãe participam, conjuntamente, da determinação do sexo da prole. A determinação ocorre apenas através do cromossomo sexual do espermatozoide, não definem conjuntamente. Incorreta.

e) óvulo, que é definida na meiose I da gametogênese da mãe e o pai não tem participação na determinação do sexo da prole. A mãe não tem participação na determinação sexual por ser homogamética, gerando apenas cromossomo sexual X. Incorreta.


Gabarito do professor: A


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo