Qual frase pode ser completada por qualquer das formas verbais colocadas
nos parênteses?
Gabarito comentado
Tema central: Concordância verbal é o assunto cobrado nesta questão. Trata-se do ajuste do verbo ao sujeito, conforme as regras da norma-padrão, ponto fundamental em concursos e vestibulares.
Alternativa correta: D) Já _______ o presidente e seus ministros. (chegou / chegaram)
Justificativa: O verbo pode concordar:
- Com o núcleo do sujeito mais próximo: “Já chegou o presidente e seus ministros.”
- Com todos os núcleos do sujeito composto: “Já chegaram o presidente e seus ministros.”
Segundo a gramática normativa (Bechara; Cunha & Cintra), quando o sujeito composto vem após o verbo, permite-se a concordância com o núcleo mais próximo ou no plural. Ambas as formas são aceitas pela norma.
Análise das alternativas incorretas:
A) A maior parte do público _____ o espetáculo. (aplaudiu / aplaudiram)
Embora pareça admitir dupla concordância, só seria possível se o complemento fosse plural e concreto (por exemplo, "a maior parte dos espectadores"). O termo “público” está no singular coletivo, indicando unidade. Pela norma-padrão, o correto é “A maior parte do público aplaudiu o espetáculo.” “Aplaudiram” seria inadequado.
B) Nenhum dos candidatos ______ no concurso. (passou / passaram)
Aqui, o sujeito núcleo é “nenhum” (singular). Não há opção de concordância com o termo plural. Pelo padrão, apenas “Nenhum dos candidatos passou no concurso.” O plural “passaram” está em desacordo com a norma culta.
C) ______ haver umas 500 pessoas na festa. (deveria / deveriam)
Quando o verbo “haver” indica existência, torna-se impessoal (sempre 3ª pessoa do singular). Portanto, apenas “deveria haver umas 500 pessoas...” está correto. “Deveriam”, no plural, é incorreto nesse contexto.
Dicas para provas:
Sempre identifique o núcleo do sujeito e observe a posição do sujeito em relação ao verbo: sujeitos compostos após o verbo costumam permitir mais de uma concordância!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






