Na charge faz-se referência a uma modificação produtiva ocorrida na agricultura. Uma contradição presente no espaço rural brasileiro derivada dessa modificação produtiva está presente em:
Na charge faz-se referência a uma modificação produtiva ocorrida na agricultura. Uma contradição presente no espaço rural brasileiro derivada dessa modificação produtiva está presente em:
Gabarito comentado
A alternativa (A) está correta. Quando o enunciado da questão contém um texto base ou uma charge, é importante atentar para seu significado, pois a resposta correta normalmente se relaciona com ele. Na questão em tela, percebe-se que a charge trata da contradição de se ter inventado uma tecnologia (transgênicos) para aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos agrários, mas que não serviu para diminuir o problema da fome no mundo. A única alternativa condizente com o texto e coerente com a agricultura brasileira é a (A), pois, de fato, houve uma expansão de terras agricultáveis no país, sobretudo nas regiões Centro-Oeste e Norte, mediante desmatamento de vegetação nativa, e, ao mesmo tempo, essa expansão não trouxe maior justiça social. Para que houvesse diminuição das desigualdades sociais, essa expansão deveria ser feita com base em modelos de reforma agrária, ou seja, com distribuição de terras. Entretanto, verifica-se, sobretudo, a expansão de terras que atendem ao chamado complexo agroindustrial, que tem sua estrutura baseada em utilização de tecnologia, alta produtividade e latifúndios.
A alternativa (B) está incorreta. Apesar de a modernização técnica na agricultura gerar a diminuição de empregos no campo, uma vez que trabalhadores são substituídos por máquinas, no Brasil, essa diminuição não é necessariamente do trabalho formal. Na agricultura do nosso país, prevalecem as relações de trabalho familiares e temporárias, ou seja, que não têm vínculo empregatício e, portanto, não são formais. Apenas cerca de 10% dos trabalhadores do campo são registrados, o que acontece, geralmente, nos complexos agroindustriais. Dessa forma, embora a modernização da agricultura tenha reduzido o nível de emprego, as pessoas que perderam o trabalho, em sua maioria, não eram registradas.
A alternativa (C) está incorreta porque recentemente, no Brasil, não houve nem valorização da atividade de subsistência nem a redução da produtividade da terra. Atualmente, até pequenos produtores têm acesso a produtos que melhoram a produtividade da terra, de modo que é errado falar em redução da produtividade seja nos grandes complexos agroindustriais, na agricultura de pequeno porte e até na de subsistência.
A alternativa (D) está incorreta. A policultura é geralmente associada a minifúndios, que, no Brasil, são os principais responsáveis pelo abastecimento interno. Entretanto, a alternativa não se relaciona com o enunciado, que fala de transgênicos, os quais são utilizados principalmente pelos grandes cultivadores. Além disso, a contradição exposta no enunciado trata da manutenção das desigualdades sociais a despeito do aumento de produtividade, e não da ampliação da concentração fundiária.
A alternativa (E) está incorreta. Embora tenha havido, de fato, melhora na qualidade dos produtos, não houve retração na exportação de produtos primários. Pelo contrário, a grande demanda principalmente da China a partir dos anos 2000 fez com que o setor primário tivesse crescente importância na pauta de exportação nacional. Dos produtos agrários, destaca-se a exportação de soja.