Questão 196bb504-98
Prova:UERJ 2015, UERJ 2015, UERJ 2015
Disciplina:Geografia
Assunto:Urbanização, Urbanização brasileira

No início do século XXI, as favelas da cidade do Rio de Janeiro não são apenas distintas daquelas existentes há cinquenta anos, como também apresentam diferenças internas que foram constituídas ao longo do tempo e de sua expansão espacial. No entanto, a visão homogeneizante, que considera “iguais” todas as favelas, ainda está presente no senso comum – e também nas práticas de alguns agentes do setor público. Trata-se de uma visão que não dá conta da complexa dinâmica socioespacial das favelas cariocas e deve, portanto, ser revista.

Gerônimo Leitão

Adaptado de observatoriodefavelas.org.br.

Uma característica socioespacial presente no conjunto das favelas cariocas e que contribui para o tipo de visão a que o autor do texto faz referência é:

A
densidade elevada de habitações
B
valorização semelhante dos imóveis
C
sociabilidade reduzida de moradores
D
topografia acidentada dos assentamentos

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro
Entre as alternativas disponíveis, a única que descreve uma característica sócio espacial que influencia a visão homogeneizante em relação às favelas é a densidade  elevada de habitações (letra A). No censo de 2010, o IBGE inovou ao pesquisar o tema dos aglomerados subnormais (AGSN), termo que inclui as favelas, e indicou que, entre os seis maiores aglomerados do Brasil, todos com mais de 50 mil habitantes, dois eram cariocas ( Rocinha e Rio das Pedras). Se os complexos tivessem sido considerados (conjuntos de AGSN), na lista dos com mais de 50 mil moradores também entrariam os Complexos da Maré (64.094) e do Alemão (60.583).  Além disso, o Censo ressaltou que as favelas continuaram a crescer na última década numa velocidade superior à da cidade como um todo.

Resposta: A 



Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo