Questão 18926c1f-4d
Prova:ENEM 2012
Disciplina:Biologia
Assunto:Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

Um estudo modificou geneticamente a Escherichia coli, visando permitir que essa bactéria seja capaz de produzir etanol pela metabolização do alginato, açúcar presente em grande quantidade nas algas marrons. A experiência mostrou que a bactéria transgênica tem capacidade de obter um rendimento elevado na produção de etanol, o que pode ser aplicado em escala industrial.

Combustível de algas. Revista Pesquisa Fapesp, ed.192, fev. 2012 (adaptado).


O benefício dessa nova tecnologia, em comparação às fontes atuais de produção de etanol, baseia-se no fato de que esse modelo experimental

A
aumentará a extensão de área continental cultivada.
B
aumentará a captação de CO2 atmosférico.
C
facilitará o transporte do etanol no final da etapa produtiva.
D
reduzirá o consumo de água doce durante a produção de matéria-prima.
E
reduzirá a contaminação dos mares por metais pesados.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A produção atual de etanol utiliza cana de açúcar em larga escala e como o processo de cultivo da cana-de-açúcar é lento e necessita de cuidados agrícolas, como condições de solo favoráveis e água, essa modificação genética da Escherichia coli trará benefícios a longo prazo. Essa bactéria age sobre açúcares diferentes para a produção de etanol, utilizando matéria-prima residual. Esse processo é menos poluente, com recurso renovável (o que não temos nos combustíveis fósseis como o petróleo), não precisam de largo cultivo, e possuem alto rendimento. (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)

Analisando as alternativas sobre o benefício dessa nova tecnologia: 
A - a extensão da área cultivada será reduzida, uma vez que não será mais necessário por conta da matéria-prima utilizada ser material residual. Incorreta.
B - a bactéria não capta CO2 atmosférico, as algas utilizadas captam pelo processo de fotossíntese natural de seu ciclo de vida, não como benefício desse modelo experimental. Incorreta.
C - o transporte não sofrerá influência dessa nova tecnologia. Incorreta.
D - reduzir o consumo de água é uma das vantagens dessa produção, pois o processo é realizado com matéria-prima residual, sem necessidade de cultivo. Correta.
E - na produção atual e desse novo modelo, não há evidência de contaminação dos mares por metais pesados. Incorreta.


Gabarito do professor: D

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo