As relações de concordância nominal que aparecem nos textos abaixo indicam que os autores identificam-se com a categoria gramatical de gênero masculino. Apenas um texto contraria essa afirmação. Qual?
Gabarito comentado
Tema central da questão:
O foco da questão é concordância nominal e flexão de gênero, mais especificamente a identificação do gênero com o qual o autor do texto se associa, observável pelo uso de flexões em adjetivos, pronomes e verbos, segundo a norma-padrão da Língua Portuguesa.
Justificativa para a alternativa correta (C):
O aspecto fundamental está na observação do uso do gênero feminino ou masculino nos elementos que flexionam concordando com o sujeito. No texto da alternativa C, aparecem construções como "Esquecera de mim?". Nessa fala, “esquecera” está flexionado no feminino (“esquecera” refere-se a “ela”), assim como expressões no contexto anterior ("Que solidão!”), fato que indica clara identificação do enunciador com o gênero feminino.
Segundo a gramática de Bechara, “a flexão de gênero indica a concordância entre o emissor e as marcas linguísticas empregadas”. Dessa forma, na alternativa C, o percurso do enunciado contraria a identificação com o masculino padrão das demais alternativas, pois utiliza o gênero feminino.
Análise das alternativas incorretas:
A) Verbos e pronomes como “calçar”, “descalço”, “deixar livre o coração” mantêm a concordância no masculino.
B) Termos como “meu”, “sou”, “mesmo”, “foco” são exemplos claros da concordância e identificação com o gênero masculino.
D) Uso consistente do masculino: “nasci”, “meu”, “mesmo”, “escrevi”. Confirma identidade masculina.
E) Palavras como “adoro”, “meu cuidado”, “prático” mostram concordância masculina típica de um narrador identificado com o masculino.
Como evitar pegadinhas:
Sempre destaque pronomes, adjetivos e formas verbais relacionados ao eu lírico/narrador. Textos poéticos e líricos, em especial, podem esconder construções de silepse de gênero, fenômeno abordado por Cunha & Cintra, em que a concordância ocorre com a ideia do sujeito, e não necessariamente com a palavra à qual o verbo/adjetivo se refere na forma.
Resumo da estratégia para provas: Leia atentamente procurando indícios de gênero nos marcadores linguísticos. Relacione-os com a identidade presumida do enunciador, seguindo a gramática normativa.
Gabarito correto: C.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






