Questão 166af956-e6
Prova:IFAL 2015
Disciplina:Português
Assunto:Sintaxe, Concordância verbal, Concordância nominal

As relações de concordância nominal que aparecem nos textos abaixo indicam que os autores identificam-se com a categoria gramatical de gênero masculino. Apenas um texto contraria essa afirmação. Qual?

A
“Insistir em algo que nunca dá certo é como calçar um sapato que não serve mais. Machuca, causa bolhas, às vezes até sangra. Aí você percebe que o melhor é ficar descalço. Deixar totalmente livre o coração, enquanto vive. Deixar livre os pés enquanto cresce.”
B
“Pega no meu queixo e diz que não sou só eu que sinto medo aqui. Faça alguma coisa ruim, qualquer coisa que me impeça imediatamente de sentir esse amor absurdo por você. Estou nas suas mãos e isso não é uma metáfora. Porque eu já não sei mais nada. Parece que sou mesmo seu foco de vida, mas também pode ser que você ande apenas distraída do resto do mundo.”
C
“Assim / Que o dia amanheceu / Lá no mar alto da paixão,/ Dava prá ver o tempo ruir / Cadê você? / Que solidão! / Esquecera de mim? / Enfim, / De tudo o que / Há na terra / Não há nada em lugar / Nenhum / Que vá crescer / Sem você chegar / Longe de ti / Tudo parou / Ninguém sabe / O que eu sofri...”
D
“Nasci em Alegrete, em 30 de julho de 1906. Creio que foi a principal coisa que me aconteceu. E agora pedem-me que fale sobre mim mesmo. Bem! Eu sempre achei que toda confissão não transfigurada pela arte é indecente. Minha vida está nos meus poemas, meus poemas são eu mesmo, nunca escrevi uma vírgula que não fosse uma confissão.”
E
“Exatamente por execrar a chatice, a longuidão, é que eu adoro a síntese. Outro elemento da poesia é a busca da forma (não da fôrma), a dosagem das palavras. Talvez concorra para esse meu cuidado o fato de ter sido prático de farmácia durante cinco anos.”

Gabarito comentado

W
Wagner Prado Monitor do Qconcursos

Tema central da questão:
O foco da questão é concordância nominal e flexão de gênero, mais especificamente a identificação do gênero com o qual o autor do texto se associa, observável pelo uso de flexões em adjetivos, pronomes e verbos, segundo a norma-padrão da Língua Portuguesa.

Justificativa para a alternativa correta (C):
O aspecto fundamental está na observação do uso do gênero feminino ou masculino nos elementos que flexionam concordando com o sujeito. No texto da alternativa C, aparecem construções como "Esquecera de mim?". Nessa fala, “esquecera” está flexionado no feminino (“esquecera” refere-se a “ela”), assim como expressões no contexto anterior ("Que solidão!”), fato que indica clara identificação do enunciador com o gênero feminino.

Segundo a gramática de Bechara, “a flexão de gênero indica a concordância entre o emissor e as marcas linguísticas empregadas”. Dessa forma, na alternativa C, o percurso do enunciado contraria a identificação com o masculino padrão das demais alternativas, pois utiliza o gênero feminino.

Análise das alternativas incorretas:

A) Verbos e pronomes como “calçar”, “descalço”, “deixar livre o coração” mantêm a concordância no masculino.
B) Termos como “meu”, “sou”, “mesmo”, “foco” são exemplos claros da concordância e identificação com o gênero masculino.
D) Uso consistente do masculino: “nasci”, “meu”, “mesmo”, “escrevi”. Confirma identidade masculina.
E) Palavras como “adoro”, “meu cuidado”, “prático” mostram concordância masculina típica de um narrador identificado com o masculino.

Como evitar pegadinhas:
Sempre destaque pronomes, adjetivos e formas verbais relacionados ao eu lírico/narrador. Textos poéticos e líricos, em especial, podem esconder construções de silepse de gênero, fenômeno abordado por Cunha & Cintra, em que a concordância ocorre com a ideia do sujeito, e não necessariamente com a palavra à qual o verbo/adjetivo se refere na forma.

Resumo da estratégia para provas: Leia atentamente procurando indícios de gênero nos marcadores linguísticos. Relacione-os com a identidade presumida do enunciador, seguindo a gramática normativa.

Gabarito correto: C.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo