Questão 1591a67b-91
Prova:UECE 2015
Disciplina:Biologia
Assunto:Biomas brasileiros, Ecologia e ciências ambientais

O nome “caatinga” é de origem Tupi-Guarani e significa “floresta branca”, que certamente caracteriza bem o aspecto da vegetação na estação seca, quando as folhas caem (Albuquerque & Bandeira 1995) e apenas os troncos brancos e brilhosos das árvores e arbustos permanecem na paisagem seca. A província das Caatingas no nordeste do Brasil é estimada em cerca de 800.000 km2 (IBGE 1985). Inclui os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, a maior parte da Paraíba e de Pernambuco, sudeste do Piauí, oeste de Alagoas e Sergipe, região norte e central da Bahia, e uma faixa que se estende em Minas Gerais seguindo o rio São Francisco, juntamente com um enclave no vale seco da região média do rio Jequitinhonha. Segundo Andrade-Lima, 1981, a ilha de Fernando de Noronha também deve ser incluída.

Sobre as características do Bioma Caatinga, é correto afirmar que

A
as caatingas semiáridas, comparadas a outras formações brasileiras, apresentam muitas características extremas dentre os parâmetros meteorológicos: a mais alta radiação solar, alta nebulosidade, a mais alta temperatura média anual, as mais altas taxas de umidade relativa, evapotranspiração potencial mais elevada, e, sobretudo, precipitações mais baixas e irregulares, limitadas, na maior parte da área, a um período muito curto no ano.
B
a característica mais marcante do clima é o sistema de chuvas irregular de ano a ano, com a média de desvio anual (expressa como percentagem) de 20 a mais de 50%. Tais setores com desvios mais elevados de chuvas estão ligados em geral àqueles com o total anual menor, com alta concentração em três meses e períodos secos mais longos.
C
as caatingas podem ser caracterizadas como florestas arbóreas ou arbustivas que compreendem principalmente árvores e arbustos baixos, muitos dos quais apresentam espículas, macrofilia e raras características xerofíticas.
D
uma importante classe de solos pouco conhecida, relatada para as Caatingas são os solos arenifórmicos no Ceará, Bahia e, particularmente, no Rio Grande do Norte.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e apresenta uma adaptação climática de plantas e animais particular por seus períodos de extrema seca alternados com períodos de estiagem. É considerado o bioma mais seco do Brasil pelos seus baixos e irregulares índices pluviométricos, com clima semiárido e altas temperaturas. Apresenta vegetação arbórea, arbustiva e herbácea com árvores baixas e troncos tortuosos, algumas com características xerofílicas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

a) as caatingas semiáridas possuem chuvas irregulares, alternando entre períodos de extrema seca e estiagem. É o bioma considerado mais seco, com baixa taxa de umidade relativa. Incorreta.
b) a característica mais marcante do clima é o sistema de chuvas irregular de ano a ano, com a média de desvio anual (expressa como percentagem) de 20 a mais de 50%. Tais setores com desvios mais elevados de chuvas estão ligados em geral àqueles com o total anual menor, com alta concentração em três meses e períodos secos mais longos. Correta.
c) tem vegetação arbórea, arbustiva e herbácea, apresentam xerofilia e espinhos, mas não apresentam macrofilia, que é uma característica marcante do cerrado. Incorreta.
d) as áreas de solo da caatinga são predominantemente arenosos e argilosos, já conhecidos, especialmente na região nordeste. Incorreta.

Gabarito do professor: Letra B.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo