O primeiro eixo geográfico de ocupação das terras amazônicas demonstra um padrão relacionado à criação de
O primeiro eixo geográfico de ocupação das terras amazônicas demonstra um padrão relacionado à criação de
Gabarito comentado
A alternativa (A) está incorreta. Na região Norte, os rios são uma das principais referências para a população. A alternativa (A), ao dispor que se formaram núcleos urbanos em áreas litorâneas, descreve o primeiro eixo geográfico de ocupação do Sudeste e do Nordeste, e não da região Norte.
A alternativa (B) está incorreta, pois a existência de centros agrícolas modernos é um fenômeno que começou a ser observado recentemente, e não no primeiro momento de ocupação da região Amazônica. Grande parte do desmatamento atual da floresta ocorre para a instalação de propriedades baseadas no modelo dos complexos agroindustriais – com massiva utilização de tecnologia e com a plantação de produtos que visam, sobretudo, ao mercado exterior. Isso, contudo, não ocorreu no inicio da ocupação da região Norte.
A alternativa (C) está incorreta. Investimentos estatais para estruturar a região mineradora no norte do país, como a construção de ferrovias para escoar a produção, não ocorreram antes da década de 1970. Como a ocupação da região é bem mais antiga, a alternativa (C) não é adequada. Ademais, cabe ressaltar que, ainda nos dias atuais, a malha ferroviária da região é bastante escassa.
A alternativa (D) está incorreta. A malha rodoviária da região Norte, além de não ser muito extensa, é bastante precária. O modal rodoviário é relativamente pouco usado até os dias atuais e, portanto, não poderia ter servido de eixo para os primeiros momentos de ocupação da região.
A alternativa (E) está correta. Desde o início da ocupação até os dias atuais, a rede fluvial da região Norte é essencial para sua população, determinando não só o eixo de ocupação, mas também as atividades econômicas e os meios de transporte utilizados para mobilidade de pessoas e escoamento de produtos.