INSTRUÇÃO: Para responder à questão, leia o
fragmento de um capítulo do romance Dois irmãos,
de Milton Hatoum, e analise a pintura da artista brasileira
Tarsila Amaral, intitulada “O porto”.
Quando Yaqub chegou do Líbano, o pai foi buscá-lo
no Rio de Janeiro. O cais Pharoux estava apinhado
de parentes de pracinhas e oficiais que regressavam
da Itália. Bandeiras brasileiras enfeitavam o balcão e a
varanda dos apartamentos da Glória, rojões espocavam
o céu, e para onde o pai olhava havia sinais de vitória.
Ele avistou o filho no portaló do navio que acabara de
chegar de Marselha. Não era mais o menino, mas o
rapaz que passara cinco anos dos seus dezoito anos
no sul do Líbano. O andar era o mesmo: passos rápidos
e firmes que davam ao corpo um senso de equilíbrio e
uma rigidez impensável no andar do outro filho, o Caçula.
Com base no texto e/ou na figura, NÃO é correto afirmar:
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, leia o fragmento de um capítulo do romance Dois irmãos, de Milton Hatoum, e analise a pintura da artista brasileira Tarsila Amaral, intitulada “O porto”.
Quando Yaqub chegou do Líbano, o pai foi buscá-lo no Rio de Janeiro. O cais Pharoux estava apinhado de parentes de pracinhas e oficiais que regressavam da Itália. Bandeiras brasileiras enfeitavam o balcão e a varanda dos apartamentos da Glória, rojões espocavam o céu, e para onde o pai olhava havia sinais de vitória. Ele avistou o filho no portaló do navio que acabara de chegar de Marselha. Não era mais o menino, mas o rapaz que passara cinco anos dos seus dezoito anos no sul do Líbano. O andar era o mesmo: passos rápidos e firmes que davam ao corpo um senso de equilíbrio e uma rigidez impensável no andar do outro filho, o Caçula.
Com base no texto e/ou na figura, NÃO é correto afirmar: