En las palabras “cofradías” y “procesiones”
(línea 40) hay, respectivamente,
Texto
Gabarito comentado
Quando, nas sílabas, há encontros vocálicos, sejam eles nasais ou orais, chamamos-lhes ditongos, hiatos ou tritongos, conforme a quantidade de vogais em cada sílaba. Recorremos, então, à gramática de Celso Cunha e Lindley Cintra (2015) para identificar os diferentes tipos de encontros vocálicos existentes.
.
Faz-se relevante pontuar que, embora os autores sejam de países lusófonos, a explicação do evento fonético-morfológico é a mesma para as línguas portuguesa e castelhana, e, por isso, podemos recorrer a uma gramática de base portuguesa para esta explicação.
.
Ditongo: encontro entre uma semi-vogal e uma vogal, ou de uma vogal e uma semi-vogal, nesta ordem, na mesma sílaba. Exemplos: anciano, hacia, huelo.
.
Hiato: encontro entre duas vogais que aparecem em sílabas distintas. Exemplos: país, paraíso, héroe, ataúd.
.
Tritongo: encontro entre uma semi-vogal, uma vogal e outra semi-vogal na mesma sílaba. Exemplos: averiguáis, Paraguay, opioide, buey.
.
.
Vamos, então, analisar as palavras destacadas pelo exercício. Primeiramente, procederemos à separação silábica, para identificar se as vogais estão em uma mesma sílaba ou separadas:
.
co-fra-dí-as → duas vogais juntas, em sílabas diferentes → hiato
pro-ce-sio-nes → duas letras juntas: uma vogal e uma semi-vogal, na penúltima sílaba. → ditongo
.
Temos, então, a nossa resposta: a primeira palavra apresenta um hiato e a segunda, um ditongo. A resposta precisa apresentar os na ordem em que aparecem no exercício, portanto, a resposta adequada é a letra B.
.
Gabarito da Professora: Letra B.
.
.
.
CUNHA, C., CINTRA, L. (2015) Nova gramática do português contemporâneo. João Sá da Costa: 22ed, Porto, Portugal.