Questão 02f04391-48
Prova:UNICAMP 2010
Disciplina:Biologia
Assunto:Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

Os corais, espalhados por grande extensão de regiões tropicais dos oceanos e mares do globo terrestre, formam os recifes ou bancos de corais e vivem em simbiose com alguns tipos de algas. No caso do acidente no Golfo do México, o risco para os corais se deve

Imagem 001.jpg

A
às substâncias presentes nesse vazamento, que matariam vários peixes que serviriam de alimento para os corais.
B
ao branqueamento dos corais, causado pela quantidade de ácido clorídrico liberado juntamente com o óleo.
C
à redução na entrada de luz no oceano, que diminuiria a taxa de fotossíntese de algas, reduzindo a liberação de oxigênio e nutrientes que seriam usados pelos pólipos de corais.
D
à absorção de substância tóxica pelos pólipos dos cnidários, formados por colônias de protozoários que se alimentam de matéria orgânica proveniente das algas.

Gabarito comentado

Ellen AndradeProfª de Biologia do Centro Pedagógico da UFMG
Os corais são animais do filo Cnidaria e classe Anthozoa. Esses animais, que geralmente vivem em colônias, tem corpo mole e produzem um esqueleto externo constituído de calcário (carbonato de cálcio). Essa formação calcária origina recifes de corais de grandes dimensões, albergando ecossistemas de alta biodiversidade. Servem de abrigo e alimento para diversos elementos da biota marinha. Em associação e esses animais (pólipos) são encontradas algas, as chamadas “zooxanthelae”, que se abrigam na estrutura do recife, enquanto este se beneficia do alimento produzido pelas algas. A camada de óleo formada pelo vazamento no Golfo do México se constitui um risco aos recifes porque impede a entrada de luz no ambiente marinho, o que diminuiria a taxa de fotossíntese das algas, comprometendo a produção de oxigênio e nutrientes utilizados pelos corais. 

Letra C correta.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo