Questão 005b5a0e-f0
Prova:Esamc 2019
Disciplina:Biologia
Assunto:Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

Leia o excerto a seguir:

“O mercúrio (único metal líquido) é combinado com outros elementos para formar compostos orgânicos e inorgânicos de mercúrio. O mercúrio metálico é usado para produzir o gás de cloro e soda cáustica, sendo também usado em termômetros, obturações dentárias, interruptores, bulbos de lâmpadas e baterias.

Usinas termoelétricas de queima de carvão são a maior fonte de origem humana das emissões de mercúrio para o ar nos Estados Unidos. No Brasil a atual crise hídrica e de energia faz com que o governo se utilize mais destas usinas na geração de uma energia mais cara e mais nociva à saúde humana e ao meio ambiente. Mercúrio no solo e na água é convertido por bactérias em metilmercúrio[...]. No Brasil contaminação por mercúrio ocorre nas regiões de garimpo e é denominada minamata, em referência à tragédia ocorrida na cidade japonesa com o mesmo nome [local em que nasciam crianças anencéfalas].”

(Efeitos dos Metais Pesados na Saúde Humana. Disponível em: http://www.robertofrancodoamaral.com.br/blog/efeitos-dos-metaispesados-na-saude-humana/ acesso em 12 mar. 2019, às 22h53min.)

Além de causar a anencefalia de recém-nascidos, o mercúrio:

A
pode ser excretado pelos rins, causando danos aos néfrons, que formam a urina, através da filtragem sanguínea.
B
pode ser excretado pelos pulmões, junto ao ar expirado, promovendo danos aos alvéolos pulmonares.
C
pode ser excretado pelo sistema digestório, causando danos ao epitélio intestinal, responsável pela absorção dos nutrientes.
D
não pode ser excretado pelo suor, bioacumulando-se no tecido epitelial, não causando, portanto, danos significativos ao corpo humano.
E
é bioacumulativo, depositando-se em tecidos e células ricas em li- pídeos como, por exemplo, o tecido nervoso.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo