Polêmica - Defesa da Criação de Partido Nazista
Atualidades do ano de 2022Resumo sobre Polêmica - Defesa da Criação de Partido Nazista
O Nazismo, abreviação de Nacional Socialismo, é o nome de uma ideologia política essencialmente racista disseminada amplamente pelo Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, criado em 1920 na Alemanha.
Os principais objetivos do partido eram:
- União dos alemães;
- Expulsão de estrangeiros;
- Tornar a Alemanha um país poderoso e com muitos territórios.
Pressupostos:
- Antissemitismo – o preconceito e ódio contra os judeus;
- Anticomunismo – a negação do comunismo e de seus seguidores.
O movimento nazista matou 6 milhões de judeus nos campos de concentração, bem como: negros, homossexuais, minoria étnica romani, comunistas e opositores políticos.
Por que o assunto é de atualidades?
O tema voltou à tona no Brasil recentemente depois que o apresentador Monark e o deputado federal Kim Kataguiri (que se filiará ao Podemos) defenderam, em um podcast ao vivo, que o país deveria permitir a existência de um partido nazista, sob o ponto de vista da liberdade de expressão (a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos).
A justificativa é que defender a existência de um Partido Nazista não significa concordar ou aceitar as práticas nazistas.
A questão é que, aqui, não há essa divisão: defender que um partido busque políticas nazistas é o mesmo que tolerá-las. Pouco depois, em um programa da Jovem Pan, o comentarista Adrilles Jorge, ao tratar do tema, fez um gesto entendido como uma saudação nazista.
Monark acabou desligado do programa do qual era apresentador e sócio. Kataguiri deve enfrentar um processo na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados e ambos ainda são alvo de investigação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sob suspeita de apologia ao nazismo.