Mudança na Classificação da Covid para Endemia
Atualidades do ano de 2022Resumo sobre Mudança na Classificação da Covid para Endemia
O Ministério da Saúde afirmou que avalia a possível reclassificação da pandemia de Covid-19 no país como uma situação de endemia. De acordo com a pasta, a avaliação é conduzida em conjunto com outros ministérios e órgãos, levando em conta o cenário epidemiológico e o comportamento do vírus no país.
Mas o que isso representa numa possível mudança na classificação?
Precisamos lembrar que, em uma emergência sanitária, temos a flexibilização de alguns regramentos que dizem respeito a processos de compra e licitação, exatamente para que se tenha maior velocidade e se consiga atender à população naquela emergência. Assim, uma decisão de reclassificação pode levar a:
i. flexibilizar um conjunto de medidas não farmacológicas, que são aquelas preconizadas desde o início da pandemia para a prevenção da Covid-19, incluindo o uso de máscaras de forma obrigatória; ii. pode prejudicar a aplicação de vacinas autorizadas para uso emergencial no país, como a Coronavac e a Janssen. A resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 10 de março de 2021, afirma que em caso de suspensão da situação de emergência pelo Ministério da Saúde, a autorização será automaticamente suspensa; iii. Levar a população a crer que a gravidade da situação sanitária já foi superada e assim incentivar a aglomerações e gerar menor disposição à vacinação, o que pode levar ao aumento do número de infectados e a novos surtos e ondas referentes a novas cepas.
Fique atento!