04 Anos da Morte de Marielle Franco
04 anos da morte de Marielle FrancoResumo sobre 04 Anos da Morte de Marielle Franco
Considerado um crime com motivação política, em março de 2022 completaram-se quatro anos da morte de Marielle Franco, então vereadora da cidade do Rio de Janeiro. Marielle, filiada ao Psol, estava dentro de um carro junto do motorista Anderson Gomes, no bairro do Estácio, zona central do Rio, quando um outro veículo se aproximou e uma série de disparos foi realizada. Ninguém foi condenado pelo assassinato.
A investigação pelo assassinato foi marcada por alterações constantes em seu comando. Três grupos diferentes de promotores ficaram à frente do caso no Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). Na Polícia Civil, o quinto delegado responsável pelo caso assumiu há pouco mais de um mês.
O MPRJ denunciou Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz como os assassinos de Marielle e de Anderson. Ex-policiais militares, eles estão presos desde março de 2019 e vão a júri popular, ainda não marcado. Os mandantes, porém, ainda não foram identificados.
O crime teve motivação política?
MP e a Polícia Civil divergem sobre a questão. Para o MP, essa é a principal linha de investigação por se tratar de uma vereadora com expressiva votação, mas nenhuma outra está descartada. Já a Polícia Civil diz que a investigação está sob sigilo, mas é tratada como um duplo homicídio.
Demora na elucidação do crime
Para o coordenador Gaeco, Bruno Gangoni, o profissionalismo dos executores torna mais difícil a elucidação do crime e não há prazo para a conclusão do processo. A suspeita, contudo, é de participação das milícias.
Milícias
Formada majoritariamente por policiais, a milícia está se espalhando rapidamente pela região metropolitana do Rio.
As milícias atuam cobrando taxas extorsivas sobre os serviços essenciais como água, luz, gás, TV a cabo, transporte e segurança, além do mercado imobiliário.