10+ dicas de como começar a estudar para o Enem

Publicado em: 28/04/2022

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a prova mais importante para os alunos que estão se preparando para começar a vida acadêmica. Ela é uma avaliação usada como ferramenta de seleção para ingresso ao ensino superior. Pela sua grande relevância na vida de bilhões de estudantes por todo nosso país, é necessário aprender como estudar para o Enem e potencializar seu aprendizado para a prova.

O Enem 2022 ocorrerá em dois domingos consecutivos em novembro, 13 e 20, respectivamente. Para você que vai começar a estudar sozinho para o exame, ainda dá tempo: apoie-se em um bom cronograma e plano de estudos, foque no seu objetivo e tenha disciplina para estudar.

Quer saber como fazer um cronograma de estudos? Confira nosso resumo Como montar um cronograma de estudos em 7 passos

Quer saber como fazer um plano de estudos? Confira nosso resumo O que é e como montar um plano de estudos em 5 passos

Dicas de como estudar para o Enem

Monte um plano e um cronograma de estudos

Defina suas metas, seus objetivos e trace o melhor método para seu aprendizado com o seu plano de estudos. Com o cronograma, você poderá planejar e montar a melhor estratégia para definir seus horários, sua rotina e auxiliar seus estudos.

Escolha um local para estudar

Defina um ambiente onde você consiga se concentrar e que não tenha interrupções. Lembre-se que um local tranquilo e calmo fará com que sua concentração não seja desviada e melhora o desempenho do seu aprendizado.

Estude o Edital do Enem

Para prestar a prova, é importante ler e entender o edital do Enem: nele você encontrará todas as informações necessárias sobre a prova, tais como as áreas de conhecimento a serem abordadas na avaliação, os critérios de correção da redação e todas as regras que devem ser conhecidas pelos candidatos.

Estude a teoria e a prática

Explore a teoria dos assuntos a serem estudados sem esquecer da prática: treinando com exercícios ou até mesmo levando o assunto estudado para o seu cotidiano fará com que o conteúdo fixe melhor e você entenda mais sobre o que foi proposto.

Resolva as questões do Enem

Treine seu conhecimento resolvendo provas dos anos anteriores, assim você se familiariza com o método que o exame aborda os conteúdos e conseguirá planejar melhor seu tempo resolvendo as questões, além de reconhecer as informações oferecidas nos enunciados de forma mais rápida.

Controle seu tempo

O exame disponibiliza em torno de 5 horas em cada dia de prova para os alunos resolverem 90 questões. É importante resolver questões tendo em vista o tempo que você terá disponível no dia do Enem. Uma dica valiosa é começar a prova pelas questões mais fáceis e que requerem menos tempo, assim você poderá se dedicar mais às questões difíceis no final.

Estude com videoaulas gratuitas

A vantagem das videoaulas é que você poderá estudar o conteúdo de acordo com a sua rotina e disponibilidade. Pode explorar os vídeos, revisar e anotar pontos que julgar importantes para o seu aprendizado. Na nossa plataforma encontrará várias aulas com professores qualificados para te ajudar no seu aprendizado.

Como estudar para a Redação do Enem

Entenda as 5 competências cobradas

  1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
  2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
  4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
  5. Respeito aos direitos humanos

Produza textos com várias propostas diferentes

Sabemos que o Enem geralmente aborda temas que envolvem algum problema social acontecido nos últimos tempos, por isso é importante treinar bastante propostas e argumentos diferentes sobre eventos sociais diversos.

Use séries e filmes ao seu favor

Assista a séries e filmes para aumentar o seu repertório sociocultural e facilitar o processo da criação do seu argumento na hora da prova.

Busque referenciais teóricos

Agindo como um grande aliado na hora da sua redação, você poderá fundamentar e estruturar seus argumentos através dele.

Estude os principais erros gramaticais e evite-os

Alguns erros gramaticais podem passar despercebidos, por isso se atente aos mínimos detalhes para não correr o risco de perder pontos na competência 1.

Onde e como usar a sua nota do Enem

Você pode usar a sua nota do Enem para ingressar no ensino superior de diversas maneiras:

SiSU: O SiSU é o Sistema de Seleção Unificada que usa a nota do Enem como ferramenta de seleção para vagas em instituições de ensino superior públicas. Através dele você poderá concorrer a vagas em todas as faculdades e universidades públicas do Brasil.

ProUni: O ProUni é Programa Universidade para Todos, um programa governamental onde com a sua nota você poderá concorrer a bolsas de estudos integrais ou parciais em instituições de ensino superior privadas.

FIES: O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do governo que tem como objetivo financiar a educação superior de candidatos em instituições privadas.

Ingresso Direto: Algumas faculdades adotam a nota do Enem como instrumento de seleção para o ingresso direto na sua instituição. Para saber se a sua faculdade escolhida utiliza esse método, consulte o site da instituição.