O que é e como montar um plano de estudos em 5 passos

Publicado em: 28/04/2022

Para se preparar e obter sucesso no Enem, é importante identificar o seu objetivo e desenvolver métodos para auxiliar os seus estudos. Neste resumo você vai aprender como fazer um plano de estudos e como utilizar essa ferramenta para melhorar sua forma de aprender.

O que é um plano de estudos

O plano de estudos é uma ferramenta para sua organização e eficácia no seu aprendizado. Com ele você poderá definir suas metas, traçar seus objetos e montar estratégias eficazes para os seus estudos. Além disso, ele direciona o cronograma de estudos de acordo com as suas necessidades e dificuldades para que você foque melhor nas áreas que menos domina.

Para saber como montar um cronograma de estudos, confira nosso resumo Como montar um cronograma de estudos em 7 passos

Quais as vantagens de usar um plano de estudos

O plano de estudos servirá de base e direção para toda sua preparação até a prova. Com ele você poderá identificar seus pontos fortes e fracos, determinar as matérias que tem mais e menos afinidade e com isso desenvolver um cronograma de estudos mais eficaz.

Por exemplo, se você for alguém que gosta mais de Ciências da Natureza e tem dificuldade em redação, o plano de estudos vai te ajudar a criar um cronograma onde você disponibilizará mais o seu tempo para a redação, já que é o ponto que precisa ser melhorado, do que para Ciências da Natureza que tem mais facilidade.

Como montar um plano de estudos

Defina seu objetivo

Você precisa ter em vista qual seu principal objetivo e qual caminho você precisará seguir para conseguir o que quer.

Estipule metas

Estipular pequenas metas durante o percurso fará com que você saiba que está indo bem e no tempo certo. Você pode separar suas metas definindo quais assuntos quer dominar em certo período de tempo, por exemplo. Conseguir conciliar seu objetivo com o tempo disponível fará sua produtividade e sua motivação aumentarem significativamente.

Identifique seus pontos fortes e fracos

Entendendo suas afinidades e suas dificuldades, você conseguirá potencializar seu estudo e focar nos pontos a melhorar. Dedicar mais tempo aos assuntos que você tem mais dificuldade, por exemplo.

Defina um método de estudo

Seja ele um cronograma de estudos ou outro método de sua escolha, personalize de acordo com a sua rotina e as suas necessidades. Distribua no seu quadro de horários as disciplinas e matérias a serem estudadas.