Questõesde UNESP 2011

1
1
Foram encontradas 174 questões
e9798374-94
UNESP 2011 - Matemática - Progressão Aritmética - PA, Equações Polinomiais, Progressões

Dado que as raízes da equação x3 – 3x2 – x + k = 0, onde k é uma constante real, formam uma progressão aritmética, o valor de k é:

A
– 5.
B
– 3.
C
0.
D
3.
E
5.
e963f07f-94
UNESP 2011 - Física - Magnetismo Elementar, Magnetismo

Considerando a polaridade do ímã, as linhas de indução magnética criadas por ele e o sentido da corrente elétrica induzida no tubo condutor de cobre abaixo do ímã, quando este desce por dentro do tubo, a alternativa que mostra uma situação coerente com o aparecimento de uma força magnética vertical para cima no ímã é a indicada pela letra

O freio eletromagnético é um dispositivo no qual interações eletromagnéticas provocam uma redução de velocidade num corpo em movimento, sem a necessidade da atuação de forças de atrito. A experiência descrita a seguir ilustra o funcionamento de um freio eletromagnético.
Na figura 1, um ímã cilíndrico desce em movimento acelerado por dentro de um tubo cilíndrico de acrílico, vertical, sujeito apenas à ação da força peso.
Na figura 2, o mesmo ímã desce em movimento uniforme por dentro de um tubo cilíndrico, vertical, de cobre, sujeito à ação da força peso e da força magnética, vertical e para cima, que surge devido à corrente elétrica induzida que circula pelo tubo de cobre, causada pelo movimento do ímã por dentro dele.
Nas duas situações, podem ser desconsiderados o atrito entre o ímã e os tubos, e a resistência do ar.

                             
A
B
C
D
E
e95cf0d6-94
UNESP 2011 - Física - Campo e Força Magnética, Magnetismo

Na situação descrita, a resultante das forças que atuam sobre a esfera tem intensidade dada por

Uma pequena esfera de massa m, eletrizada com uma carga elétrica q > 0, está presa a um ponto fixo P por um fio isolante, numa região do espaço em que existe um campo elétrico uniforme e vertical de módulo E, paralelo à aceleração gravitacional g, conforme mostra a figura. Dessa forma, inclinando o fio de um ângulo θ em relação à vertical, mantendo-o esticado e dando um impulso inicial (de intensidade adequada) na esfera com direção perpendicular ao plano vertical que contém a esfera e o ponto P, a pequena esfera passa a descrever um movimento circular e uniforme ao redor do ponto C.

               
 
A
(m · g + q · E) · cosθ.
B
(m · g – q · E · 2 ) · senθ.
C
(m · g + q · E) · senθ · cosθ.
D
(m · g + q · E) · tgθ.
E
m · g + q · E · tgθ.
e969491e-94
UNESP 2011 - Matemática - Funções, Equações Exponenciais

Baseado nesse modelo, e tomando a aproximação para o logarítmo natural ln (14/95) ≅ -1,9 a população brasileira será 90% da suposta população de estabilização aproximadamente no ano de:

Em 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou o último censo populacional brasileiro, que mostrou que o país possuía cerca de 190 milhões de habitantes. Supondo que a taxa de crescimento populacional do nosso país não se altere para o próximo século, e que a população se estabilizará em torno de 280 milhões de habitantes, um modelomatemático capaz de aproximar o número de habitantes (P),em milhões, a cada ano (t), a partir de 1970, é dado por:


                                      P(t) = [280 – 190 · e– 0,019 · (t – 1970)].

A
2065.
B
2070.
C
2075.
D
2080.
E
2085.
e97460df-94
UNESP 2011 - Física

Baseando-se nos dados fornecidos e sabendo que cos α ≅ 0,934, onde α é o ângulo Epicentro-Tóquio-Sendai, e que 28 · 32 · 93,4 ≅ 215 100, a velocidade média, em km/h, com que a 1.ª onda do tsunami atingiu até a cidade de Sendai foi de:

No dia 11 de março de 2011, o Japão foi sacudido por terremoto com intensidade de 8,9 na Escala Richter, com o epicentro no Oceano Pacífico, a 360 km de Tóquio, seguido de tsunami. A cidade de Sendai, a 320 km a nordeste de Tóquio, foi atingida pela primeira onda do tsunami após 13 minutos.
                                    (O Estado de S.Paulo, 13.03.2011. Adaptado.)


             

A
10.
B
50.
C
100.
D
250.
E
600.
e96eb2b0-94
UNESP 2011 - Matemática - Geometria Espacial, Poliedros

A figura mostra um paralelepípedo reto-retângulo ABCDEFGH, com base quadrada ABCD de aresta a e altura 2a, em centímetros.

                

A distância, em centímetros, do vértice A à diagonal BH vale:


A
B
C
D
E
e9566a8f-94
UNESP 2011 - Física - Oscilação e Ondas, Ondas e Propriedades Ondulatórias

As luzes verde, amarela e vermelha são consideradas ondas eletromagnéticas que, no vácuo, têm

A luz visível é uma onda eletromagnética, que na natureza pode ser produzida de diversas maneiras. Uma delas é a bioluminescência, um fenômeno químico que ocorre no organismo de alguns seres vivos, como algumas espécies de peixes e alguns insetos, onde um pigmento chamado luciferina, em contato com o oxigênio e com uma enzima chamada luciferase, produz luzes de várias cores, como verde, amarela e vermelha. Isso é o que permite ao vaga-lume macho avisar, para a fêmea, que está chegando, e à fêmea indicar onde está, além de servir de instrumento de defesa ou de atração para presas.

             

A
os mesmos comprimentos de onda, diferentes frequências e diferentes velocidades de propagação.
B
diferentes comprimentos de onda, diferentes frequências e diferentes velocidades de propagação.
C
diferentes comprimentos de onda, diferentes frequências e iguais velocidades de propagação.
D
os mesmos comprimentos de onda, as mesmas frequências e iguais velocidades de propagação.
E
diferentes comprimentos de onda, as mesmas frequências e diferentes velocidades de propagação.
e93f2877-94
UNESP 2011 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

Considerando que o rendimento mecânico do corpo humano seja da ordem de 25%, ou seja, que um quarto da energia química ingerida na forma de alimentos seja utilizada para realizar um trabalho mecânico externo por meio da contração e expansão de músculos, para repor exatamente a quantidade de energia gasta por essa pessoa em sua atividade física, ela deverá ingerir 4 porções de

Uma pessoa, com 80 kg de massa, gasta para realizar determinada atividade física a mesma quantidade de energia que gastaria se subisse diversos degraus de uma escada, equivalente a uma distância de 450 m na vertical, com velocidade constante, num local onde g = 10 m/s2.
A tabela a seguir mostra a quantidade de energia, em joules, contida em porções de massas iguais de alguns alimentos.

                  
A
castanha de caju.
B
batata frita.
C
chocolate.
D
pizza de mussarela.
E
espaguete.
e945c013-94
UNESP 2011 - Física - Estática e Hidrostática, Hidrostática

Na situação descrita, o módulo do empuxo aumenta, porque

A maioria dos peixes ósseos possui uma estrutura chamada vesícula gasosa ou bexiga natatória, que tem a função de ajudar na flutuação do peixe. Um desses peixes está em repouso na água, com a força peso, aplicada pela Terra, e o empuxo, exercido pela água, equilibrando-se, como mostra a figura 1. Desprezando a força exercida pelo movimento das nadadeiras, considere que, ao aumentar o volume ocupado pelos gases na bexiga natatória, sem que a massa do peixe varie significativamente, o volume do corpo do peixe também aumente. Assim, o módulo do empuxo supera o da força peso, e o peixe sobe
(figura 2).




A
é inversamente proporcional à variação do volume do corpo do peixe.
B
a intensidade da força peso, que age sobre o peixe, diminui significativamente.
C
a densidade da água na região ao redor do peixe aumenta.
D
depende da densidade do corpo do peixe, que também aumenta.
E
o módulo da força peso da quantidade de água deslocada pelo corpo do peixe aumenta.
e94ae57e-94
UNESP 2011 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

Considerando que as densidades do leite, do café e do adoçante sejam iguais e que a perda de calor para a atmosfera é desprezível, depois de atingido o equilíbrio térmico, a temperatura final da bebida de Clarice, em °C, estava entre

Clarice colocou em uma xícara 50 mL de café a 80 °C, 100 mL de leite a 50 °C e, para cuidar de sua forma física, adoçou com 2 mL de adoçante líquido a 20 °C. Sabe-se que o calor específico do café vale 1 cal/(g.°C), do leite vale 0,9 cal/(g.°C), do adoçante vale 2 cal/(g.°C) e que a capacidade térmica da xícara é desprezível.

                          
A
75,0 e 85,0.
B
65,0 e 74,9.
C
55,0 e 64,9.
D
45,0 e 54,9.
E
35,0 e 44,9.
e950cb96-94
UNESP 2011 - Física - Lentes, Ótica

Está correto apenas o contido em

Em um experimento didático de óptica geométrica, o professor apresenta aos seus alunos o diagrama da posição da imagem conjugada por uma lente esférica delgada, determinada por sua coordenada p', em função da posição do objeto, determinada por sua coordenada p, ambas medidas em relação ao centro óptico da lente.

                  

Analise as afirmações.

I. A convergência da lente utilizada é 5 di.
II. A lente utilizada produz imagens reais de objetos colocados entre 0 e 10 cm de seu centro óptico.
III. A imagem conjugada pela lente a um objeto linear colocado a 50 cm de seu centro óptico será invertida e terá 1/4 da altura do objeto.
A
II.
B
III.
C
I e II.
D
I e III.
E
II e III.
e925ed2d-94
UNESP 2011 - Química - Química Orgânica, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

Na temperatura de –114oC é correto afirmar que os estados físicos em que se encontram os compostos, metano, propano, eteno e propino, são,  respectivamente,

Os compostos orgânicos possuem interações fracas e tendem a apresentar temperaturas de ebulição e fusão menores do que as dos compostos inorgânicos. A tabela apresenta dados sobre as temperaturas de ebulição e fusão de alguns hidrocarbonetos.

                    



A
sólido, gasoso, gasoso e líquido.
B
líquido, sólido, líquido e sólido.
C
líquido, gasoso, sólido e líquido.
D
gasoso, líquido, sólido e gasoso.
E
gasoso, líquido, líquido e sólido.
e933ca98-94
UNESP 2011 - Química - Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Álcool, Fenol e Enol., Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido., Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

Com relação à estrutura representada, pode-se afirmar que




A
o composto apresenta seis carbonos assimétricos.
B
o composto apresenta três grupos funcionais de cetona.
C
o composto apresenta dois grupos funcionais de álcool.
D
o composto apresenta seis átomos de carbono com hibridização do tipo sp2.
E
o composto sofre reação de eliminação, pois apresenta duplas ligações.
e93a14b7-94
UNESP 2011 - Física - Máquina de Atwood e Associação de Blocos, Dinâmica

Considerando g = 10 m/s2, desprezando os efeitos do ar sobre o sistema e os atritos durante o movimento acelerado, a massa M, em kg, do corpo que deve ser colocado na plataforma B para acelerar para cima a massa m no intervalo de 3 s é igual a

Em uma obra, para permitir o transporte de objetos para cima, foi montada uma máquina constituída por uma polia, fios e duas plataformas A e B horizontais, todos de massas desprezíveis, como mostra a figura.
Um objeto de massa m = 225 kg, colocado na plataforma A, inicialmente em repouso no solo, deve ser levado verticalmente para cima e atingir um ponto a 4,5 m de altura, em movimento uniformemente acelerado, num intervalo de tempo de 3 s.
A partir daí, um sistema de freios passa a atuar, fazendo a plataforma A parar na posição onde o objeto será descarregado.
A
275.
B
285.
C
295.
D
305.
E
315.
e91fc947-94
UNESP 2011 - Química - Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos., Transformações Químicas e Energia

Durante sua visita ao Brasil em 1928, Marie Curie analisou e constatou o valor terapêutico das águas radioativas da cidade de Águas de Lindoia, SP. Uma amostra de água de uma das fontes apresentou concentração de urânio igual a 0,16 μg/L. Supondo que o urânio dissolvido nessas águas seja encontrado na forma de seu isótopo mais abundante, 238U, cuja meia-vida é aproximadamente 5 × 109 anos, o tempo necessário para que a concentração desse isótopo na amostra seja reduzida para 0,02 μg/L será de

A
5 × 109 anos.
B
10 × 109 anos.
C
15 × 109 anos.
D
20 × 109 anos.
E
25 × 109 anos.
e92df028-94
UNESP 2011 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Sistemas Gasosos - Lei, Teoria Cinética, Equação e Mistura dos Gases. Princípio de Avogadro., Transformações Químicas, Representação das transformações químicas

Uma lata desse tipo de desodorante foi lançada em um incinerador a 25 ºC e 1 atm. Quando a temperatura do sistema atingiu 621 ºC, a lata explodiu. Considere que não houve deformação durante o aquecimento. No momento da explosão a pressão no interior da lata era



Os desodorantes do tipo aerossol contêm em sua formulação solventes e propelentes inflamáveis. Por essa razão, as embalagens utilizadas para a comercialização do produto fornecem no rótulo algumas instruções, tais como:
• Não expor a embalagem ao sol.
• Não usar próximo a chamas.
• Não descartar em incinerador.


A
1,0 atm.
B
2,5 atm.
C
3,0 atm.
D
24,8 atm.
E
30,0 atm.
e901b19e-94
UNESP 2011 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida

Sobre essa frase, afirmou-se que:


I. Contrapõe-se ao criacionismo religioso.
II. Contrapõe-se ao essencialismo de Platão, segundo o qual todas as espécies têm uma essência fixa e eterna.
III. Sugere uma possibilidade que, se comprovada, poderia refutar a hipótese evolutiva darwiniana.
IV. Propõe que as espécies atuais evoluíram a partir da modificação de espécies ancestrais, não aparentadas entre si.
V. Nega a existência de espécies extintas, que não deixaram descendentes.


É correto o que se afirma em


A
IV, apenas.
B
II e III, apenas.
C
III e IV, apenas.
D
I, II e III, apenas.
E
I, II, III, IV e V.
e9087d88-94
UNESP 2011 - Biologia - Vertebrados, Identidade dos seres vivos

Pode-se dizer que estão corretos

No para-choque de um caminhão, estava escrita a frase:




Atrás do caminhão vinha um ônibus escolar e os alunos, além de se divertirem com a frase, fizeram os seguintes comentários:

Pedrinho: – A frase está errada, pois o cavalo-marinho não se faz passar por peixe. Ele é um peixe.
Marcos: – Sim, mas nem tudo está tão errado assim. Afinal, sendo cordados, cavalos e peixes possuem fendas branquiais em alguma etapa de seu desenvolvimento.
João: – É verdade. Porém só nisso se assemelham, pois os cavalos, como os demais mamíferos, têm sistema nervoso dorsal, enquanto que no peixe é lateral.
Flávia: – Vocês todos estão errados, pois os cavalos-marinhos não são peixes, mas sim crustáceos, como o camarão, a lagosta e o caranguejo.
Rafael: – É isso mesmo! Crustáceos, com todas as características típicas desse grupo de artrópodes, incluindo cauda articulada e exoesqueleto.
Paulo: – O Rafael só errou em uma coisa: os crustáceos não são artrópodes. Os insetos é que o são.
Gilmar: – Nem peixes, nem crustáceos. São mamíferos aquáticos, ou não se chamariam cavalos-marinhos.


A
Pedrinho, Marcos e João, apenas.
B
Pedrinho e Marcos, apenas.
C
Flávia e Rafael, apenas.
D
Flávia e Paulo, apenas.
E
Gilmar, apenas.
e90efb98-94
UNESP 2011 - Química - Substâncias e suas propriedades, Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão., Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação.

É correto o que se afirma em:

O magma que sai dos vulcões durante as erupções é constituído por rochas fundidas e vários tipos de gases e vapores, tais como CO, CO2, SO2, SO3, HCl e H2O. A respeito dessas substâncias, são feitas as seguintes afirmações:


I. Quando dissolvidos em água, os gases CO2, SO2, SO3 e HCl geram soluções eletrolíticas cujo pH é menor que 7.
II. As moléculas de CO2, SO2 e H2O apresentam geometria linear.
III. No estado sólido, as moléculas de CO2 encontram-se atraídas entre si por ligações de hidrogênio muito intensas.


É correto o que se afirma em:

A
I, apenas.
B
II, apenas.
C
I e II, apenas.
D
II e III, apenas.
E
I, II e III.
e9148e56-94
UNESP 2011 - Química - Teoria Atômica: átomos e sua estrutura - número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica, Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Transformações Químicas, Representação das transformações químicas

Considerando a densidade da prata igual a 10,5 g/cm3, a massa molar igual a 108 g/mol e a constante de Avogadro igual a 6,0 × 1023 mol–1, o número aproximado de átomos de prata nesse fio será

A ductilidade é a propriedade de um material deformar-se, comprimir-se ou estirar-se sem se romper.
                              
A prata é um metal que apresenta excelente ductilidade e a maior condutividade elétrica dentre todos os elementos químicos.
Um fio de prata possui 10 m de comprimento (l) e área de secção transversal (A) de 2,0 × 10–7 m2.

                                      
A
1,2 × 1022.
B
1,2 × 1023.
C
1,2 × 1020.
D
1,2 × 1017.
E
6,0 × 1023.