Questõessobre Revolução e transformação social

1
1
Foram encontradas 8 questões
1eb021f3-fd
FUVEST 2017 - Sociologia - Revolução e transformação social, O nascimento da sociologia

Tanto no desenvolvimento político como no científico, o sentimento de funcionamento defeituoso, que pode levar à crise, é um prérequisito para a revolução.

T. S. Kuhn. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1989.


Analise as quatro afirmações seguintes, acerca das revoluções políticas e científicas da Época Moderna.


I. A concepção heliocêntrica de Nicolau Copérnico, sustentada na obra Das revoluções das esferas celestes, de 1543, reforçava a doutrina católica contra os postulados protestantes.

II. A Lei da Gravitação Universal, proposta por Isaac Newton no século XVII, reforçava as radicais perspectivas ateístas que haviam pautado as ações dos grupos revolucionários na Inglaterra à época da Revolução Puritana.

III. Às experiências com eletricidade realizadas por Benjamin Franklin no século XVIII, somou-se sua atuação no processo de emancipação política dos Estados Unidos da América.

IV. Os estudos sobre o oxigênio e sobre a conservação da matéria, feitos por Antoine Lavoisier ao final do século XVIII, estavam em consonância com a racionalização do conhecimento, característica da Ilustração.


Estão corretas apenas as afirmações

A
I, II e III.
B
II, III e IV.
C
I, III e IV.
D
I e II.
E
III e IV.
4af8d2e6-fe
UNICENTRO 2019 - Sociologia - Revolução e transformação social, O nascimento da sociologia, Mundo do trabalho

O Capitalismo teve um avanço como modo de produção dominante na Europa Ocidental, o qual foi desestruturando com velocidade e profundidade variadas, tanto os fundamentos da vida material como as crenças e os princípios morais, religiosos, jurídicos e filosóficos em que se sustentava o antigo sistema. A dinâmica capitalista e as novas forças sociais provocaram o enfraquecimento ou o desaparecimento dos estamentos e das instituições feudais. Na metade do século XVIII, a primeira Revolução Industrial e o surgimento do proletariado provocaram uma pressão política e a intensificação da urbanização.

Nesse contexto, pode-se entender que a Revolução Industrial foi responsável pela introdução 

A
do Capitalismo, do Metalismo, do Colonialismo e da melhoria social na vida do proletariado.
B
tecnológica dramática da sociedade e a desestruturação do mundo moderno e do proletariado.
C
de transformações profundas e de hábitos solidificantes do antigo sistema e do proletariado.
D
de transformações econômicas, sociais, políticas e dramáticas do mundo social e do proletariado.
E
do Capitalismo, de hábitos de transformações sociais e melhorias na vida do proletariado.
4ae03bd2-fe
UNICENTRO 2019 - Sociologia - Revolução e transformação social, O nascimento da sociologia

A Revolução Industrial gerou profundas transformações na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal mudança foi a introdução do trabalho assalariado e o uso de máquinas em substituição ao trabalho artesanal. No século XIX, surgiu a Sociologia como ciência.

A relação a entre o surgimento da Sociologia e a Revolução Industrial está corretamente indicada em

A
Os conflitos entre capital e trabalho, artesanal e industrial, geraram um campo de pesquisa para intelectuais e pesquisadores da época, tomando como base a ruralização.
B
O êxodo rural provocou uma série de problemas, entretanto o advento do capitalismo substituiu a necessidade de pesquisa sobre o tema.
C
A concentração populacional nos centros urbanos ocorreu em função da concentração da economia industrial, e essa dinâmica despertou o interesse dos cientistas sociais.
D
As demandas populacionais, a ruralização e a demanda de mão de obra despertaram a possiblidade de pesquisas sobre o tema.
E
O êxodo urbano, o capitalismo e as disputas sociais foram as principais bases de análise e pesquisa da Sociologia.
53a1ff83-dd
UEM 2010 - Sociologia - Revolução e transformação social, O nascimento da sociologia

As consequências da rápida industrialização e urbanização do capitalismo (prostituição, suicídio, alcoolismo, infanticídio, criminalidade, violência, epidemias etc.) não são objetos de reflexão sociológica.

“Na verdade, a sociologia, desde o seu início, sempre foi algo mais do que uma mera tentativa de reflexão sobre a sociedade moderna. Suas explicações sempre contiveram intenções práticas, um forte desejo de interferir no rumo desta civilização. Se o pensamento científico sempre guarda uma correspondência com a vida social, na sociologia esta influência é particularmente marcante.” (MARTINS, Carlos B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1982, p. 8). 

Tendo como referência o texto acima e seus conhecimentos sobre o surgimento da sociologia, assinale o que for correto
C
Certo
E
Errado
539f4439-dd
UEM 2010 - Sociologia - Revolução e transformação social, O nascimento da sociologia

As duas Revoluções do século XVIII, a Industrial e a Francesa, são marcos importantes para pensar a instalação definitiva da sociedade capitalista.

“Na verdade, a sociologia, desde o seu início, sempre foi algo mais do que uma mera tentativa de reflexão sobre a sociedade moderna. Suas explicações sempre contiveram intenções práticas, um forte desejo de interferir no rumo desta civilização. Se o pensamento científico sempre guarda uma correspondência com a vida social, na sociologia esta influência é particularmente marcante.” (MARTINS, Carlos B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1982, p. 8). 

Tendo como referência o texto acima e seus conhecimentos sobre o surgimento da sociologia, assinale o que for correto
C
Certo
E
Errado
3ead48de-c4
UEG 2018 - Sociologia - Revolução e transformação social, O nascimento da sociologia

Ao discutir o surgimento das Ciências Sociais, o sociólogo Florestan Fernandes desenvolve sua análise partindo do princípio da multicausalidade. Assim, não é possível atribuirmos uma única causa que explique o surgimento da sociologia no séc. XIX, mas uma combinação de vários fatores, que começam a se definir na transição da idade média para a era moderna e que tornaram possíveis as condições para o surgimento dessa ciência. Dentre os fatores a seguir, identifique os que se relacionam ao surgimento da sociologia e assinale a alternativa correspondente:

A
O Relativismo e a Revolução Científica expressam a credibilidade que as ciências assumem, a partir de então, contribuindo para o surgimento da sociologia.
B
O Antropocentrismo e a Escolástica contribuem para uma nova perspectiva religiosa que estimula a análise científica, favorecendo o surgimento da sociologia.
C
A Revolução Industrial e o Êxodo Rural provocaram profundas modificações na estrutura econômica e social da época, criando problemas que exigiam uma explicação científica.
D
O Iluminismo e a Revolução Francesa reforçam o ideário da burguesia, criando assim a necessidade de explicações de ordem racional para os novos fenômenos que se apresentam no séc. XIX.
E
A Reforma Protestante e a Expansão Marítima foram responsáveis pela instabilidade econômica que gerou a crise social, levando à necessidade de desenvolvimento da sociologia.
6fbae60b-e7
UNB 2012 - Sociologia - Revolução e transformação social, O nascimento da sociologia

Sob a perspectiva sociológica, mudanças sociais ocorrem como resultado de processos inevitáveis (tempo) ou caóticos (crise).

Imagem 018.jpg

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo histórico vivido pelo Ocidente ao longo da Baixa Idade Média e da Idade Moderna, julgue os itens de 80 a 90.

C
Certo
E
Errado
b3aba980-13
UNICENTRO 2011 - Sociologia - Revolução e transformação social, O nascimento da sociologia

Considerando-se as grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII — e que se estenderam no século XIX — só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais. (DIAS, 2004, p. 15).

Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na modernidade, é correto afirmar:

A
A intensificação da economia agrária em larga escala nas metrópoles gerou o êxodo para o campo.
B
O aparecimento das fábricas e o seu desenvolvimento levou ao crescimento das cidades rurais.
C
O aumento do trabalho humano nas fábricas ocasionou a diminuição da divisão do trabalho.
D
A agricultura familiar desse período foi o objeto de estudo que fez surgir as ciências sociais.
E
A antiga forma de ver o mundo não podia mais solucionar os novos problemas sociais