Questõesde UNICENTRO sobre Movimentos sociais no Brasil

1
1
1
Foram encontradas 5 questões
84c9edc7-fd
UNICENTRO 2018 - Sociologia - Cidadania e movimentos sociais, Movimentos sociais no Brasil

“Movimentos sociais são ações sociopolíticas construídas por atores sociais coletivos pertencentes a diferentes classes e camadas sociais, articuladas em certos cenários da conjuntura socioeconômica e política de um país, criando um campo político de força social na sociedade civil. As ações se estruturam a partir de repertórios criados sobre temas e problemas em conflitos, litígios e disputas vivenciados pelo grupo na sociedade.” GOHN, M.G. Teoria dos Movimentos Sociais. São Paulo: Loyola, 1997. Apud TASCNHER, Gisela. Cultura do consumo, cidadania e movimentos sociais. In: Ciências Sociais Unisinos 46(1):47-52, janeiro/abril 2010, p. 49.

Acerca dos movimentos sociais, é correto afirmar que, no Brasil,

A
os movimentos sociais foram substituídos pelos partidos políticos que, a partir de 2004, passaram a monopolizar as demandas de movimentos como o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra).
B
o único movimento social revolucionário ainda atuante é o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra).
C
o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), especialmente em São Paulo, não pode ser caracterizado como um movimento social, pois visa apenas à obtenção de moradia para os seus membros.
D
os movimentos sociais caracterizam-se pela abrangência das causas defendidas por diferentes atores sociais coletivos.
E
os movimentos sociais são ações sociopolíticas constituídas por atores sociais coletivos pertencentes unicamente à classe dos trabalhadores rurais sem terra e ao movimento dos sem teto.
34a74f4e-fd
UNICENTRO 2016 - Sociologia - Cidadania e movimentos sociais, Movimentos sociais no Brasil

“Os movimentos realizam diagnósticos sobre a realidade social, constroem propostas. Atuando em redes, constroem ações coletivas que agem como resistência à exclusão e lutam pela inclusão social. Constituem e desenvolvem o chamado empowerment de atores da sociedade civil organizada, à medida que criam sujeitos sociais para essa atuação em rede. Tanto os movimentos sociais dos anos 1980 como os atuais têm construído representações simbólicas afirmativas por meio de discursos e práticas.” (GOHN, 2011, p. 47).


A afirmativa que melhor explica o texto acerca da relação entre movimentos sociais, sociedade civil e Estado é a

A
Os movimentos sociais na contemporaneidade não alinham discurso e prática.
B
Somente as causas ligadas às minorias são de interesse dos movimentos sociais.
C
Os movimentos sociais são um braço do Estado na execução de políticas públicas.
D
Movimento social é um sinônimo para sociedade civil, refere-se à ação que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político.
E
Os movimentos sociais têm contribuído para criar uma consciência crítica na sociedade, construindo uma agenda de demandas que são expostas via mobilizações.
349268a3-fd
UNICENTRO 2016 - Sociologia - Estratificação e desigualdade social, Desigualdades de raça, classe e gênero, Cidadania e movimentos sociais, Movimentos sociais no Brasil


Segundo Oliveira e Costa (2013), “As Mulheres, a partir do século XIX, e as minorias sexuais, a partir dos anos 1960, passaram a demonstrar sua revolta à “dominação masculina” e heterossexual, de forma coletiva”.

A partir da história dos movimentos sociais e dos conceitos sociológicos sobre minorias e gênero, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.


( ) O conceito sociológico de “minorias” não se refere à minoria quantitativa, mas à negação de seu acesso às instâncias decisórias do Poder.

( ) As mulheres modernas buscam regatar os papéis sociais tradicionais, como o cuidado doméstico e a maternidade.

( ) Os movimentos sociais têm, em sua gênese, o controle do Estado e dos partidos políticos.


A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

A
V F V
B
F V F
C
F V V
D
V F F
E
V V V
db91611a-13
UNICENTRO 2011 - Sociologia - Cidadania e movimentos sociais, Movimentos sociais no Brasil

A vida política não acontece apenas dentro do esquema ortodoxo dos partidos políticos, da votação e da representação em organismos egislativos e governamentais. O que geralmente ocorre é que alguns grupos percebem que esse esquema impossibilita a concretização de seus objetivos ou ideais, ou mesmo os bloqueia efetivamente. [...] Às vezes, a mudança política e social só pode ser realizada recorrendo-se a formas não ortodoxas de ação política. (GIDDENS, 2008, p. 356-357).


Há um tipo comum de atividade política não ortodoxa, que busca promover um interesse comum ou assegurar uma meta comum através de ações fora das esferas institucionais, que se chama de

A
interação social.
B
mobilidade lateral.
C
movimento social.
D
princípio preventivo.
E
movimento de acomodação urbana.
ce78c050-09
UNICENTRO 2012 - Sociologia - Cidadania e movimentos sociais, Movimentos sociais no Brasil

Sobre os Movimento Sociais no Brasil, está correto o que se afirma em

A
Estão direcionados apenas para a Reforma Agrária, pois seu enfoque é político.
B
Dividem-se em duas fases: Regime Militar (1964-1974) e Regime Democrático (1989 aos dias atuais).
C
São desorganizados e sem adesão populacional e, por isso, não trazem modificações substanciais ao país.
D
Caracterizam-se pelo não entendimento da luta por reconhecimento de identidades indígenas como sendo movimento social.
E
Ganharam força e destaque após anos de ditadura militar, período em que a sociedade brasileira buscava reconduzir o país à democracia.