Questõesde UFJF sobre Química

1
1
Foram encontradas 25 questões
fb14264e-b4
UFJF 2016 - Química - Substâncias e suas propriedades, Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação.

Um estudante realizou um experimento em laboratório para obter cafeína a partir do chá preto. Para isso seguiu as etapas 1 e 2 do esquema abaixo. Assinale a alternativa que contém os nomes dos processos de separação das etapas 1 e 2, respectivamente:

A
extração e extração.
B
extração e destilação.
C
destilação e extração.
D
destilação e filtração.
E
filtração e destilação.
fb00ba73-b4
UFJF 2016 - Química - Substâncias Inorgânicas: dissociação iônica e ionização, conceitos de ácido-base., Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.

Um estudante foi ao laboratório e realizou uma série de experimentos para identificar um determinado composto químico. As observações sobre esse composto estão descritas abaixo:

Observação 1 - Possuía propriedades corrosivas.

Observação 2 - Possuía alta solubilidade em água.

Observação 3 - O papel de tornassol ficou vermelho em contato com ele.

Observação 4 - Apresentou condução de correte elétrica quando dissolvido em água.

Baseado nas observações feitas pelo estudante, pode-se afirmar que o composto analisado é:

A
HCl
B
NaOH
C
NaCl
D
I2
E
CH4
fb045048-b4
UFJF 2016 - Química - Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas

O mercúrio é um elemento químico que apresenta como temperaturas de fusão -38 °C e de ebulição, 357 °C. Forma liga metálica facilmente com muitos outros metais, como o ouro ou a prata, produzindo amálgamas. Sobre o mercúrio é correto afirmar que:

A
forma uma mistura heterogênea na produção de amálgamas com ouro.
B
apresenta 80 elétrons e 80 nêutrons.
C
encontra-se no estado líquido na temperatura ambiente (24 °C).
D
localiza-se no quinto período da tabela periódica.
E
apresenta distribuição eletrônica [Xe] 6s2 4f14 4d10 .
fb0a6b75-b4
UFJF 2016 - Química - Interações Atômicas: Ligações Iônicas, Ligações Covalentes e Ligações Metálicas. Ligas Metálicas., Substâncias e suas propriedades

O selênio quando combinado com enxofre forma o sulfeto de selênio, substância que apresenta propriedades antifúngicas e está presente na composição de xampus anticaspa. Qual o tipo de ligação química existente entre os átomos de enxofre e selênio?

A
Covalente.
B
Dipolo-dipolo.
C
Força de London.
D
Iônica.
E
Metálica.
fb0fb5d9-b4
UFJF 2016 - Química - Interações Atômicas: Ligações Iônicas, Ligações Covalentes e Ligações Metálicas. Ligas Metálicas., Substâncias e suas propriedades

Sais inorgânicos constituídos por cátions e ânions de carga unitária dissociam-se quase completamente, já sais contendo cátions e ânions com uma carga ≥ 2 estão muito menos dissociados. Com base nessa informação, marque a alternativa na qual está o sal cuja solução deve apresentar a maior quantidade de íon metálico livre.

A
Fluoreto de magnésio.
B
Sulfato de sódio.
C
Nitrato de alumínio.
D
Cloreto de potássio.
E
Fosfato de lítio.
6b956b36-b5
UFJF 2017 - Química - Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas

Analise as observações a seguir relativas a um determinado elemento químico que possui 2 elétrons na camada K e assinale a opção CORRETA:

A
O elemento apresenta 2 prótons e 2 elétrons.
B
O elemento apresenta o mesmo número de elétrons na camada de valência que os outros elementos do mesmo grupo da Tabela Periódica.
C
No período onde se situa o elemento em questão estão presentes sete outros.
D
Ao formar ligações químicas, o elemento segue a regra do octeto.
E
O elemento apresenta 4 nêutrons em seu núcleo.
6b8a0625-b5
UFJF 2017 - Química - Substâncias e suas propriedades, Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação.

Diferentes operações básicas são usadas em laboratórios de pesquisa. Considere os seguintes procedimentos e marque a opção CORRETA:

A
Utilizando extração líquido-líquido é possível obter etanol de uma amostra contendo 10% de etanol e 90% de água.
B
Para aproveitar a água do mar, pode-se usar a destilação simples, separando a água do sal.
C
Uma mistura homogênea de líquido e sólido pode ser separada através da filtração.
D
Numa mistura homogênea de sólidos, a determinação do ponto de fusão não poderia ser usada como indicativo de quantos sólidos diferentes estão presentes na amostra.
E
Uma mistura homogênea de líquidos pode ser separada pelo processo de filtração.
6b8d3a13-b5
UFJF 2017 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Representação das transformações químicas

Uma mistura de NaCl dissolvido em água e azeite, após ser agitada, foi colocada em um funil de extração, como mostra a figura abaixo. Considerando a densidade do azeite à 25 oC, 0,889 g mL-1 e da solução aquosa de NaCl 1,0 g mL-1, analise as afirmativas abaixo e marque a opção CORRETA

A
Trata-se de um sistema heterogêneo com duas fases e dois componentes.
B
A fase A é a fase que possui maior densidade.
C
A fase A é a solução aquosa de NaCl.
D
O azeite é mais denso que a solução aquosa de NaCl.
E
Há dois componentes na fase B.
6b918641-b5
UFJF 2017 - Química - Fórmulas, Balanceamento e Leis ponderais das reações químicas, Representação das transformações químicas

Os antiácidos são utilizados para aumentar o pH do estômago diminuindo dessa forma a acidez estomacal. O rótulo de um antiácido líquido indica que este contém Al(OH)3 (A) e Mg(OH)2 (B) em sua composição. Já outro antiácido, vendido em forma de comprimido sólido, apresenta em sua composição NaHCO3 (C) e Na2CO3 (D). Os nomes dos compostos citados são:

A
(A) óxido de alumínio, (B) óxido de magnésio, (C) hidrogenocarbonato de sódio e (D) carbonato de sódio
B
(A) óxido de alumínio, (B) óxido de magnésio, (C) carbonato de sódio e (D) bicarbonato de sódio
C
(A) óxido de alumínio, (B) óxido de manganês, (C) bicarbonato de sódio e (D) carbonato de sódio
D
(A) hidróxido de alumínio, (B) hidróxido de magnésio, (C) hidrogenocarbonato de sódio e (D) carbonato de sódio
E
(A) hidróxido de alumínio, (B) hidróxido de manganês, (C) carbonato de sódio e (D) hidrogenocarbonato de sódio
6b85c52e-b5
UFJF 2017 - Química - Teoria Atômica: átomos e sua estrutura - número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica, Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas

Metais como cobre, zinco, cobalto e molibdênio possuem função biológica conhecida e são constituintes obrigatórios para o metabolismo dos seres humanos e por isso são considerados essenciais. Porém, não podem ser ingeridos em altas concentrações, pois são tóxicos nessas condições. Considerando esses elementos e suas propriedades, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa CORRETA:

A
O símbolo do elemento químico cobre é Co.
B
O elemento mais eletronegativo é molibdênio.
C
O zinco e o cobre estão na mesma família.
D
A distribuição eletrônica do molibdênio é 1s2 , 2s2 , 2p6 , 3s2 , 3p6 , 4s2 , 3d10, 4p6 , 4d5. .
E
O zinco é o elemento que possui maior energia de ionização quando comparado ao cobre e ao cobalto.
8c07f050-b5
UFJF 2018 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Soluções e Substâncias Inorgânicas

Leia atentamente o rótulo de um soro infantil:

Se observarmos as recomendações do fabricante e administrarmos a dose máxima diária, qual será a massa (em gramas) de cloreto de potássio ingerida por uma criança de 18 kg em um dia?

A
0,16 g
B
0,40 g
C
0,54 g
D
1,99 g
E
2,22 g
8c0450a6-b5
UFJF 2018 - Química - Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.

Uma das consequências da chuva ácida é a acidificação de solos. Porém, alguns tipos de solos conseguem neutralizar parcialmente os efeitos da chuva por conterem naturalmente carbonato de cálcio (calcário) e óxido de cálcio (cal). Os solos que não têm a presença do calcário são mais suscetíveis à acidificação e necessitam que se faça a adição de cal. No solo, a cal reage com a água, formando uma base que auxiliará na neutralização dos íons H+ . Assinale a alternativa que mostra a equação química balanceada que representa a reação entre a cal e a água:

A
CaO(s) + H2O(l) → Ca(OH)2(aq)
B
CaO(s) + H2O(l) → H2CaO2(aq)
C
Ca2O(s) + H2O(l) → 2 CaOH(aq)
D
K2O(s) + H2O(l) → 2 KOH(aq)
E
KO(s) + H2O(l) → K(OH)2(aq)
8bfe483b-b5
UFJF 2018 - Química - Sistemas Gasosos - Lei, Teoria Cinética, Equação e Mistura dos Gases. Princípio de Avogadro., Transformações Químicas

O mergulho em cavernas é uma atividade de alto risco. No gerenciamento do gás em mergulho em cavernas, utiliza-se a regra do 1/3: divide-se a quantidade de gás contido no cilindro de mergulho por 3, dos quais 1/3 do gás será consumido no caminho de ida, 1/3 é usado no caminho de volta (para sair da caverna) e o 1/3 restante fica como segurança, para ser usado em cenários de emergência. Considere um mergulhador que entre em uma caverna possuindo 240 atmosferas de gás em um cilindro de capacidade igual a 0,006 m3 . Após consumir um terço do gás, inicia imediatamente o regresso. Suponha que o consumo de gás pelo mergulhador seja constante durante todo o trajeto e que a temperatura no interior da caverna seja de 20 °C. O número de mols de gás que restará no cilindro ao sair da caverna será (dado R = 0,082 atm.L / K.mol):

A
0,02 mol
B
0,30 mol
C
20 mols
D
30 mols
E
292 mols
8c014b9c-b5
UFJF 2018 - Química - Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Álcool, Fenol e Enol., Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido., Principais Funções Orgânicas: Funções Nitrogenadas: Amina, Amida, Nitrila, Isonitrila e Nitro Composto., Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

Os diferentes tipos de chocolate (amargo, ao leite e branco) têm em sua composição algumas moléculas orgânicas como mostrado no quadro abaixo:


Em relação a essas moléculas, assinale a alternativa CORRETA:

A
A feniletilamina apresenta cinco átomos de carbono com hibridação sp2 e três átomos de carbono com hibridação sp3 .
B
A feniletilamina e o ácido palmítico são substâncias aromáticas.
C
O ácido palmítico apresenta a função álcool.
D
A fórmula molecular da vanilina é C8H9O3.
E
O nome IUPAC da vanilina é 4-Hidroxi-3-metoxibenzaldeido.
8bfa0092-b5
UFJF 2018 - Química - Transformações Químicas e Energia, Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess.

O nitrato de potássio é um composto químico sólido, bastante solúvel em água, muito utilizado em explosivos, estando presente na composição da pólvora, por exemplo. Uma equação termoquímica balanceada para a queima da pólvora é representada abaixo:


Assinale a alternativa que representa a interpretação correta da equação termoquímica para a queima da pólvora:

A
Durante a queima da pólvora ocorre a absorção de 278,8 kJ/mol de energia, o que acarreta um aumento da temperatura em 100 °C e o aumento da pressão em 25 atmosferas.
B
Durante a queima da pólvora ocorre a liberação de 278,8 kJ/mol de energia, o que acarreta um aumento da temperatura em 100 °C e o aumento da pressão em 25 atmosferas.
C
Durante a queima da pólvora ocorre a liberação de 278,8 kJ/mol de energia, levando ao aumento da temperatura para 100 °C e ao aumento da pressão para 25 atmosferas.
D
Durante a queima da pólvora ocorre a absorção de 278,8 kJ/mol de energia, se a reação for feita em 100 °C e 25 atmosferas.
E
Durante a queima da pólvora ocorre a liberação de 278,8 kJ/mol de energia, se a reação for feita em 100 °C e 25 atmosferas.
1471ebd1-b5
UFJF 2018 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador

O fosgênio, COCl2, é um composto organoclorado tóxico e corrosivo, porém, importante na indústria de polímeros, corantes e produtos farmacêuticos. O estudo da reação reversível de produção do fosgênio determinou a entalpia de formação (reação direta) como sendo -57 kJ/mol. Considere a decomposição do COCl2 (reação inversa) ocorrendo sob duas condições: no primeiro caso (Condição A) a energia de ativação da reação de decomposição do COCl2 foi de +70 kJ/mol, enquanto no segundo caso (Condição B) a energia de ativação desta reação passa a ser +60 kJ/mol. Ambas as condições estão descritas graficamente nas figuras abaixo:



A respeito destes processos, assinale a alternativa correta:

A

Sob a Condição A, a entalpia da reação inversa é +13 kJ/mol, e a Condição B inclui o uso de catalisador, fazendo com que a entalpia da reação inversa passe a ser +3 kJ/mol.

B
Sob a Condição A, a entalpia da reação inversa é +57 kJ/mol, e a Condição B inclui o uso de altas temperaturas, fazendo com que a energia de ativação da reação direta passe a ser -10 kJ/mol.
C
Sob a Condição A, a energia de ativação da reação direta é +70 kJ/mol, e a Condição B inclui o uso de catalisador, fazendo com que a energia de ativação da reação direta passe a ser +60kJ/mol.
D
Sob a Condição A, a energia de ativação da reação direta é +13 kJ/mol, e a Condição B inclui o uso de catalisador, fazendo com que a energia de ativação da reação direta passe a ser +3 kJ/mol.
E
Sob a Condição A, a energia de ativação da reação direta é +13 kJ/mol, e a Condição B inclui o uso de altas temperaturas, fazendo com que a energia de ativação da reação direta passe a ser +3 kJ/mol.
146708dd-b5
UFJF 2018 - Química - Química Orgânica, Tipos de Reações Orgânicas: Oxidação, Redução e Polimerização.

O Departamento de Agricultura americano aprovou a venda de uma maçã geneticamente modificada que nunca fica marrom depois de cortada. O processo de escurecimento da maçã comum pode ser representado pela reação entre o fenol e a enzima polifenol oxidase – PPO – presentes na maçã, conforme a reação química esquematizada abaixo:



De acordo com essas informações, pode-se afirmar que a maçã geneticamente modificada:

A
Produz baixíssima quantidade da enzima polifenol oxidase, dificultando a ocorrência da reação responsável pelo seu escurecimento quando exposta ao oxigênio atmosférico.
B
Reage com o O2 presente no ar, o que inibe o processo de oxidação.
C
Estando em temperatura ambiente, não escurece, já que o processo de oxidação só acontece em altas temperaturas.
D
Quando cortada, libera a enzima polifenol oxidade e os compostos fenólicos, que entram em contato em contato com o oxigênio, formando outros tipos de compostos,
E
Em contato com o O2, libera a enzima polifenol oxidase, o que impede seu escurecimento.
146bbb86-b5
UFJF 2018 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

Em uma garrafa de refrigerante, ou cerveja, há pelo menos uma reação química reversível ocorrendo a todo o tempo: a decomposição do ácido carbônico em meio aquoso, como mostra a equação química abaixo:


H2CO3(aq) ⇌ H2O(l) + CO2(g) ∆H > 0


Segundo o Princípio de Le Châtelier, quando a garrafa é aberta, ocorre:

A
o aumento da pressão em seu interior, favorecendo a decomposição do ácido carbônico.
B
a diminuição da pressão em seu interior, favorecendo a formação do ácido carbônico.
C
a diminuição da pressão em seu interior, favorecendo a decomposição do ácido carbônico.
D
o aumento da temperatura do refrigerante, levando à formação de ácido carbônico, diminuindo a concentração de CO2.
E
o aumento da temperatura do refrigerante, levando à decomposição de ácido carbônico, diminuindo o pH do refrigerante.
1462b657-b5
UFJF 2018 - Química - Transformações Químicas e Energia, Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday.

A pilha de mercúrio é popularmente conhecida como pilha em forma de “botão” ou “moeda”, muito utilizada em calculadoras, controles remotos e relógios. Nessa pilha existe um amálgama de zinco (zinco dissolvido em mercúrio), óxido de mercúrio (II), e o eletrólito é o hidróxido de potássio. A partir das semirreações de redução do zinco e do mercúrio e seus respectivos potenciais padrão de redução, mostrados no quadro abaixo, assinale a alternativa que represente a pilha de mercúrio corretamente:



A
Zn(s) | Zn2+ (aq) || Hg2+ (aq) | Hg(l) ∆E0 = + 1,61 V
B
Zn2+(aq) | Zn(s) || Hg(l) | Hg2+(aq) ∆E0 = - 1,61 V
C
Hg2+(aq) | Hg(l) || Zn(s) | Zn2+(aq) ∆E0 = + 1,61 V
D
Hg2+(aq) | Hg(l) || Zn2+(aq) | Zn(s) ∆E0 = - 1,61 V
E
Zn2+(aq) | Hg2+(aq) | Zn(s) | Hg(l) ∆E0 = + 0,09 V
145e9de5-b5
UFJF 2018 - Química - Transformações Químicas e Energia, Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday.

Os banhos eletrolíticos que fazem revestimento metálico têm uma sequência: uma peça para ser cromada necessariamente precisa ser primeiro cobreada, depois niquelada e, por fim, receber uma camada de crômio. [...] A deposição eletrolítica pode levar à produção de peças prateadas e douradas, além de outras onde ocorre estanhagem, cadmiagem e latonagem.

(LUFTI, M. Os ferrados e os cromados, produção social e apropriação privada do conhecimento químico. 2ºed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005. p. 110.)


Sobre o processo descrito acima, assinale a alternativa CORRETA:

A
Energia elétrica é fornecida para que um metal mais nobre (com menor potencial de oxidação) se deposite sobre outro menos nobre (com maior potencial de oxidação).
B
Na maior parte das vezes, o cátodo será do metal com o qual se quer revestir o objeto.
C
Nas etapas de cobreação, niquelação e cromação, para que ocorra a deposição metálica é necessário que haja a oxidação do cobre, do níquel e do crômio sobre as peças.
D
O objeto que vai receber o revestimento metálico é ligado ao polo negativo de uma fonte de corrente contínua e se torna cátodo. O metal que vai dar o revestimento é ligado ao polo positivo e se torna o ânodo.
E
O objeto que vai receber o revestimento metálico é ligado ao polo positivo de uma fonte de corrente contínua e se torna cátodo. O metal que vai dar o revestimento é ligado ao polo negativo e se torna o ânodo.