Questõesde UESB sobre Química

1
1
Foram encontradas 16 questões
eccd1dce-db
UESB 2017 - Química - Substâncias e suas propriedades, Química Orgânica, Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação., Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

Considerando as informações do texto e das estruturas químicas dos compostos químicos representados, é correto afirmar:


A daminozida, também conhecida como Alar, é um regulador do crescimento de plantas, usado na pulverização de frutas, como maçãs, para tornar mais fácil a colheita e evitar a queda das frutas antes do amadurecimento. O Alar garante a cor vermelha e a firmeza da fruta para embalagem. A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos proibiu, em 1989, o uso da substância química para consumo humano, em razão de apresentar alto risco carcinogênico. O produto da degradação da daminozida, a dimetil-hidrazina assimétrica, UDMH, usada em combustíveis para foguetes espaciais e mísseis, é também carcinogênico. Normalmente, os riscos e a quantidade de aditivo de alimentos consumidos na ingestão de maçãs não são informados pelos produtores e distribuidores de frutas.

A
A forma geométrica da UDMH, contendo átomos de nitrogênio com quatro pares de elétrons, é trigonal plana, como a da amônia, NH3.
B
A daminozida é uma dicetona de cadeia carbônica principal heterogênea.
C
As pulverizações de macieiras, com soluções hipertônicas muito diluídas de daminozida, terminam por ressecar as folhas e os frutos das plantas.
D
As interações intermoleculares entre a UDMH e a água são do tipo dipolo-induzido.
E
O regulador do crescimento e a UDMH, ao alterarem o material genético de células humanas, promovem o surgimento de câncer.
ecc83d4e-db
UESB 2017 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Substâncias e suas propriedades, Transformações: Estados Físicos e Fenômenos, Substâncias Inorgânicas: dissociação iônica e ionização, conceitos de ácido-base., Soluções e Substâncias Inorgânicas

Considerando-se as informações do texto, da Tabela de propriedades químicas, as estruturas das substâncias químicas e os efeitos produzidos no organismo humano, é correto afirmar:


A daminozida, também conhecida como Alar, é um regulador do crescimento de plantas, usado na pulverização de frutas, como maçãs, para tornar mais fácil a colheita e evitar a queda das frutas antes do amadurecimento. O Alar garante a cor vermelha e a firmeza da fruta para embalagem. A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos proibiu, em 1989, o uso da substância química para consumo humano, em razão de apresentar alto risco carcinogênico. O produto da degradação da daminozida, a dimetil-hidrazina assimétrica, UDMH, usada em combustíveis para foguetes espaciais e mísseis, é também carcinogênico. Normalmente, os riscos e a quantidade de aditivo de alimentos consumidos na ingestão de maçãs não são informados pelos produtores e distribuidores de frutas.

A
A daminozida e a UDMH são sólidos à temperatura de 25o C
B
A concentração de daminozida em uma solução aquosa saturada para pulverização corresponde, aproximadamente, a 6,3.10−1 molL−1 .
C
A ingestão de 350g de Alar, contidas em 1,0kg de maçãs vermelhas, é suficiente para matar uma pessoa de 50kg, como acontece com a população de ratos.
D
Os cloreto e sulfato de UDMH não apresentam condutividade elétrica em solução aquosa.
E
A combustão de 10L de UDMH, que possui massa igual a 890g, ocorre com absorção de energia.
ecb3a5f2-db
UESB 2017 - Química - Teoria Atômica: átomos e sua estrutura - número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica, Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas


Os íons Mg2+ e F são isoeletrônicos, entretanto o raio iônico do ânion fluoreto, F , é o dobro do raio do cátion magnésio, Mg2+. Esses íons são constituídos no processo de doação e de recebimento de elétrons durante a formação de ligação iônica.

Uma análise dessas informações e da tabela, tendo como base as propriedades periódicas dos elementos químicos, permite afirmar:

A
As configurações eletrônicas dos ions F e Mg2+ são desiguais, pois os elementos químicos pertencem a períodos diferentes da Tabela Periódica.
B
O tamanho dos íons dos elementos químicos representativos aumenta da esquerda para a direita, nos períodos da Tabela Periódica.
C
O raio iônico cresce de baixo para cima, nos grupos periódicos dos elementos químicos.
D
A primeira energia de ionização do fluor é menor em relação à do magnésio porque o raio do ânion fluoreto é o dobro do raio do cátion magnésio.
E
A carga nuclear do átomo do íon magnésio exerce maior atração sobre os elétrons da eletrosfera quando comparado ao do íon fluoreto.
ecbfaf3c-db
UESB 2017 - Química - Equilíbrio Químico, Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.


A dissolução de oxigênio do ar atmosférico na água é de fundamental importância para manutenção de seres vivos nos oceanos, rios e lagos. Assim, algumas espécies de peixes, por necessitarem de taxas relativamente elevadas de oxigênio dissolvido, O2(aq), são, para a sobrevivência, atendidas. O processo de dissolução pode ser representado pelo sistema em equilíbrio químico no destaque.

Com base nas informações do texto e do sistema em equilíbrio químico, marque com V as proposições verdadeiras e com F, as falsas.

( ) As concentrações de oxigênio dissolvido, à baixa temperatura nas águas dos lagos, nos Andes, é maior do que nas lagoas e nos rios, no litoral do Nordeste.
( ) As chances de sobrevivência de peixes de águas frias, em altitudes elevadas, é bem maior que na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.
( ) A solubilidade de oxigênio na água salgada é muito maior do que nos rios e lagos ao nível do mar.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a


A
V V V
B
V V F
C
F V F
D
F F V
E
F V V
ecbb7d17-db
UESB 2017 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Solubilidade dos Sais, Hidrólise dos Sais e Curvas de Titulação., Substâncias Inorgânicas: dissociação iônica e ionização, conceitos de ácido-base., Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.

O cloreto de amônio, NH4Cl, é uma substância química sólida de cor branca, utilizada pelos egípcios, na antiguidade, como adubo. O fertilizante era obtido a partir de esterco de camelos.
Considerando-se essas informações, é correto afirmar

A
A decomposição de cloreto de amônio produz as substâncias simples amônia, NH3(g), e cloro, Cl2(g).
B
O cloro, Cl2(g), e o hidrogênio, H2(g), produzidos no aquecimento à temperatura ambiente do cloreto de amônio são elementos químicos representativos.
C
O íon no cloreto de amônio é uma espécie química de forma geométrica piramidal.
D
O fertilizante era obtido pelo processo de fermentação anaeróbio caracterizado pela oxidação de íons
E
O adubo em solução aquosa forma íons H3O+ e apresenta pH < 7
ecb7ce19-db
UESB 2017 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Equilíbrio Químico, Substâncias Inorgânicas: dissociação iônica e ionização, conceitos de ácido-base., Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores., Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.


O hidróxido de cálcio, conhecido como cal hidratada ou extinta, é um sólido branco pouco solúvel em água, utilizado na preparação de argamassa e na pintura de paredes. No tratamento de água e de esgotos, participa como regulador de pH e floculante.

Considerando-se as informações da tabela, da equação química e do texto, é correto afirmar:

A
O íon OH (aq) é base conjugada do íon Ca2+(aq) quando em solução aquosa, de acordo com os conceitos de ácido e de base de Brönsted-Lowry
B
A mistura de 1,0g de hidróxido de cálcio com 100cm³ de água, após agitação e atingir o equilíbrio químico, forma uma solução diluída da base.
C
O aumento do pH, com a diminuição da acidez pela adição de hidróxido de cálcio, promove a formação e a floculação de Al(OH)3 no tratamento de água e de esgotos.
D
A carga de 5m³ de cal hidratada, transportada por uma caçamba, corresponde a de 9 toneladas de óxido de cálcio.
E
O hidróxido de cálcio é um sólido covalente, que, na argamassa, na pintura e na presença de dióxido de carbono, forma um hidroxi-sal de fórmula Ca(OH)CO3.
ecc4758b-db
UESB 2017 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador


Na administração de um antibiótico por um médico, durante uma enfermidade, observou-se a variação de concentração em molL−1 , em função do tempo, por semana do medicamento, conforme representado no gráfico.

A análise do gráfico permite corretamente concluir:

A
A velocidade média de decaimento da concentração do antibiótico entre as semanas 10 e 30 é 0,025molL−1 por semana.
B
A velocidade média de decomposição do fármaco atinge o valor máximo ao final de 30 semanas.
C
A curva decrescente indica que a velocidade de decomposição do medicamento entre zero e 10 semanas é, aproximadamente 1,0.10−2 molL−1 semana−1 .
D
A velocidade média no início do tratamento da enfermidade é menor que a velocidade média no final.
E
A cada intervalo de 10 semanas, a velocidade de decaimento do efeito do antibiótico aumenta progressivamente.
ecb02c76-db
UESB 2017 - Química - Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas, Teoria Atômica: Modelo atômico de Dalton, Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr

A configuração eletrônica é uma representação da distribuição de elétrons entre os vários orbitais de um átomo. Como no estado fundamental, os elétrons estão nas condições de energia mais reduzida, pode-se utilizar o princípio de exclusão de Pauli e da regra de Hund, para escrever as distribuições dos elétrons em átomos e relacioná-las com a localização dos elementos químicos nos grupos e períodos da Tabela Periódica.
Considerando-se essas informações, e ao compará-las com o elemento químico samário, é correto concluir:

A
A configuração eletrônica de elétrons mais energéticos do elemento químico é representada por 4f6 .
B
Os elétrons de última camada são representados pela configuração eletrônica 5s2 .
C
O samário pertence ao grupo do cobalto e possui primeira energia de ionização maior do que a desse elemento químico.
D
A configuração eletrônica do íon samário, no SmSO4, é representado por [Xe]4f5 .
E
A configuração do samário, no estado fundamental, é [Xe]4f6 6s2 , em ordem crescente de energia.
c42645de-ca
UESB 2017 - Química - Química Orgânica, Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido., Principais Funções Orgânicas: Funções Nitrogenadas: Amina, Amida, Nitrila, Isonitrila e Nitro Composto.

Considerando as informações do texto e das estruturas químicas dos compostos químicos representados, é correto afirmar:

A daminozida, também conhecida como Alar, é um regulador do crescimento de plantas, usado na pulverização de frutas, como maçãs, para tornar mais fácil a colheita e evitar a queda das frutas antes do amadurecimento. O Alar garante a cor vermelha e a firmeza da fruta para embalagem. A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos proibiu, em 1989, o uso da substância química para consumo humano, em razão de apresentar alto risco carcinogênico. O produto da degradação da daminozida, a dimetil-hidrazina assimétrica, UDMH, usada em combustíveis para foguetes espaciais e mísseis, é também carcinogênico. Normalmente, os riscos e a quantidade de aditivo de alimentos consumidos na ingestão de maçãs não são informados pelos produtores e distribuidores de frutas.

A
A forma geométrica da UDMH, contendo átomos de nitrogênio com quatro pares de elétrons, é trigonal plana, como a da amônia, NH3.
B
A daminozida é uma dicetona de cadeia carbônica principal heterogênea.
C
As pulverizações de macieiras, com soluções hipertônicas muito diluídas de daminozida, terminam por ressecar as folhas e os frutos das plantas.
D
As interações intermoleculares entre a UDMH e a água são do tipo dipolo-induzido.
E
O regulador do crescimento e a UDMH, ao alterarem o material genético de células humanas, promovem o surgimento de câncer.
c4223256-ca
UESB 2017 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Soluções e Substâncias Inorgânicas

Considerando-se as informações do texto, da Tabela de propriedades químicas, as estruturas das substâncias químicas e os efeitos produzidos no organismo humano, é correto afirmar:

A daminozida, também conhecida como Alar, é um regulador do crescimento de plantas, usado na pulverização de frutas, como maçãs, para tornar mais fácil a colheita e evitar a queda das frutas antes do amadurecimento. O Alar garante a cor vermelha e a firmeza da fruta para embalagem. A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos proibiu, em 1989, o uso da substância química para consumo humano, em razão de apresentar alto risco carcinogênico. O produto da degradação da daminozida, a dimetil-hidrazina assimétrica, UDMH, usada em combustíveis para foguetes espaciais e mísseis, é também carcinogênico. Normalmente, os riscos e a quantidade de aditivo de alimentos consumidos na ingestão de maçãs não são informados pelos produtores e distribuidores de frutas.

A
A daminozida e a UDMH são sólidos à temperatura de 25o C.
B
A concentração de daminozida em uma solução aquosa saturada para pulverização corresponde, aproximadamente, a 6,3.10−1 molL−1.
C
A ingestão de 350g de Alar, contidas em 1,0kg de maçãs vermelhas, é suficiente para matar uma pessoa de 50kg, como acontece com a população de ratos.
D
Os cloreto e sulfato de UDMH não apresentam condutividade elétrica em solução aquosa.
E
A combustão de 10L de UDMH, que possui massa igual a 890g, ocorre com absorção de energia.
c4133f00-ca
UESB 2017 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.

O hidróxido de cálcio, conhecido como cal hidratada ou extinta, é um sólido branco pouco solúvel em água, utilizado na preparação de argamassa e na pintura de paredes. No tratamento de água e de esgotos, participa como regulador de pH e floculante.

Considerando-se as informações da tabela, da equação química e do texto, é correto afirmar:

A
O íon OH− (aq) é base conjugada do íon Ca2+(aq) quando em solução aquosa, de acordo com os conceitos de ácido e de base de Brönsted-Lowry.
B
A mistura de 1,0g de hidróxido de cálcio com 100cm3 de água, após agitação e atingir o equilíbrio químico, forma uma solução diluída da base.
C
O aumento do pH, com a diminuição da acidez pela adição de hidróxido de cálcio, promove a formação e a floculação de Al(OH)3 no tratamento de água e de esgotos.
D
A carga de 5m3 de cal hidratada, transportada por uma caçamba, corresponde a de 9 toneladas de óxido de cálcio.
E
O hidróxido de cálcio é um sólido covalente, que, na argamassa, na pintura e na presença de dióxido de carbono, forma um hidroxi-sal de fórmula Ca(OH)CO3.
c41d451e-ca
UESB 2017 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador

Na administração de um antibiótico por um médico, durante uma enfermidade, observou-se a variação de concentração em molL−1 , em função do tempo, por semana do medicamento, conforme representado no gráfico.

A análise do gráfico permite corretamente concluir:

A
A velocidade média de decaimento da concentração do antibiótico entre as semanas 10 e 30 é 0,025molL−1 por semana.
B
A velocidade média de decomposição do fármaco atinge o valor máximo ao final de 30 semanas.
C
A curva decrescente indica que a velocidade de decomposição do medicamento entre zero e 10 semanas é, aproximadamente 1,0.10−2 molL−1 semana−1 .
D
A velocidade média no início do tratamento da enfermidade é menor que a velocidade média no final.
E
A cada intervalo de 10 semanas, a velocidade de decaimento do efeito do antibiótico aumenta progressivamente
c419de46-ca
UESB 2017 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

A dissolução de oxigênio do ar atmosférico na água é de fundamental importância para manutenção de seres vivos nos oceanos, rios e lagos. Assim, algumas espécies de peixes, por necessitarem de taxas relativamente elevadas de oxigênio dissolvido, O2(aq), são, para a sobrevivência, atendidas. O processo de dissolução pode ser representado pelo sistema em equilíbrio químico no destaque.

Com base nas informações do texto e do sistema em equilíbrio químico, marque com V as proposições verdadeiras e com F, as falsas.

( ) As concentrações de oxigênio dissolvido, à baixa temperatura nas águas dos lagos, nos Andes, é maior do que nas lagoas e nos rios, no litoral do Nordeste.

( ) As chances de sobrevivência de peixes de águas frias, em altitudes elevadas, é bem maior que na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

( ) A solubilidade de oxigênio na água salgada é muito maior do que nos rios e lagos ao nível do mar.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

A
V V V
B
V V F
C
F V F
D
F F V
E
F V V
c416e207-ca
UESB 2017 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Solubilidade dos Sais, Hidrólise dos Sais e Curvas de Titulação., Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.

O cloreto de amônio, NH4Cl, é uma substância química sólida de cor branca, utilizada pelos egípcios, na antiguidade, como adubo. O fertilizante era obtido a partir de esterco de camelos.

Considerando-se essas informações, é correto afirmar:

A
A decomposição de cloreto de amônio produz as substâncias simples amônia, NH3(g), e cloro, Cl2(g).
B
O cloro, Cl2(g), e o hidrogênio, H2(g), produzidos no aquecimento à temperatura ambiente do cloreto de amônio são elementos químicos representativos.
C

O íon no cloreto de amônio é uma espécie química de forma geométrica piramidal.

D

O fertilizante era obtido pelo processo de fermentação anaeróbio caracterizado pela oxidação de íons a NH3(aq)

E
O adubo em solução aquosa forma íons H3O+ e apresenta pH < 7
c40f42ed-ca
UESB 2017 - Química - Teoria Atômica: átomos e sua estrutura - número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica, Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas

Os íons Mg2+ e F são isoeletrônicos, entretanto o raio iônico do ânion fluoreto, F , é o dobro do raio do cátion magnésio, Mg2+. Esses íons são constituídos no processo de doação e de recebimento de elétrons durante a formação de ligação iônica.

Uma análise dessas informações e da tabela, tendo como base as propriedades periódicas dos elementos químicos, permite afirmar:

A
As configurações eletrônicas dos ions F- e Mg2+ são desiguais, pois os elementos químicos pertencem a períodos diferentes da Tabela Periódica.
B
O tamanho dos íons dos elementos químicos representativos aumenta da esquerda para a direita, nos períodos da Tabela Periódica.
C
O raio iônico cresce de baixo para cima, nos grupos periódicos dos elementos químicos.
D
A primeira energia de ionização do fluor é menor em relação à do magnésio porque o raio do ânion fluoreto é o dobro do raio do cátion magnésio.
E
A carga nuclear do átomo do íon magnésio exerce maior atração sobre os elétrons da eletrosfera quando comparado ao do íon fluoreto.
c40b69c5-ca
UESB 2017 - Química - Teoria Atômica: átomos e sua estrutura - número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica, Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas

A configuração eletrônica é uma representação da distribuição de elétrons entre os vários orbitais de um átomo.

Como no estado fundamental, os elétrons estão nas condições de energia mais reduzida, pode-se utilizar o princípio de exclusão de Pauli e da regra de Hund, para escrever as distribuições dos elétrons em átomos e relacioná-las com a localização dos elementos químicos nos grupos e períodos da Tabela Periódica.

Considerando-se essas informações, e ao compará-las com o elemento químico samário, é correto concluir:

A
A configuração eletrônica de elétrons mais energéticos do elemento químico é representada por 4f6 .
B
Os elétrons de última camada são representados pela configuração eletrônica 5s2.
C
O samário pertence ao grupo do cobalto e possui primeira energia de ionização maior do que a desse elemento químico.
D
A configuração eletrônica do íon samário, no SmSO4, é representado por [Xe]4f5
E
A configuração do samário, no estado fundamental, é [Xe]4f6 6s2 , em ordem crescente de energia.