Questõesde UFT sobre Tipos de Reações Orgânicas: Substituição, Adição e Eliminação.

1
1
1
Foram encontradas 5 questões
7968170b-fc
UFT 2019 - Química - Química Orgânica, Tipos de Reações Orgânicas: Substituição, Adição e Eliminação.

O benzeno é um composto aromático que pode ser utilizado na síntese de várias substâncias químicas diferentes, dependendo do tipo de reação e dos reagentes empregados. As reações a seguir são típicas de compostos aromáticos:




A partir da análise das reações apresentadas, assinale a alternativa CORRETA.

A
O clorobenzeno é produzido através de uma reação de halogenação na presença de um ácido de Brønsted-Lowry.
B
O nitrobenzeno é produzido através de uma reação de nitração na presença de um ácido inorgânico.
C
O tolueno é produzido através de uma reação de acilação Friedel-Crafts na presença de um ácido de Lewis.
D
A acetofenona é produzida através de uma reação de acilação Friedel-Crafts na presença de um ácido de Arrhenius.
136d3f5f-b0
UFT 2013 - Química - Química Orgânica, Tipos de Reações Orgânicas: Substituição, Adição e Eliminação., Tipos de Reagentes e Mecanismos das Reações Orgânicas.

O etanol é considerado uma fonte de energia renovável porque pode ser feito pela fermentação de grãos e de outras fontes agrícolas como o capim ou a cana-de-açúcar. Quando utilizado como um substituto para a gasolina, o etanol tem um menor conteúdo energético, em torno de 34% por unidade de volume. Isso, e outros fatores como a energia necessária para produzir as matérias-primas agrícolas, especialmente o milho, tem criado dúvidas sobre a sensatez de um programa baseado no etanol como fonte renovável de energia. Esses aspectos desviam a produção de culturas de alimentos para uma fonte de energia e pode resultar na escassez mundial de alimentos. Uma forma alternativa de produzir etanol é através da hidratação do eteno catalisada por ácido, como mostrado no esquema abaixo. 


Analise as proposições a seguir:
I. Essa é uma reação de adição que resulta na conversão de uma ligação π e uma ligação σ em duas ligações σ. Esse processo é favorável energeticamente e, portanto, as reações de adição são exotérmicas.
II. A reação ocorre em etapas, com a formação de um intermediário carregado positivamente. Essa é a etapa determinante da velocidade da reação.
III. Nessa reação o eteno age como eletrófilo e a água como nucleófilo.
IV. Na hidratação do eteno é mais viável usar um ácido diluído, pois assim, a concentração de água será elevada e irá favorecer a formação do produto.

É CORRETO o que se afirma em: 

A
I e II apenas. 
B
I, II e III apenas.
C
II, III e IV apenas.
D
I, II e IV apenas.
E
Todas estão corretas.
155a5709-b0
UFT 2013 - Química - Química Orgânica, Tipos de Reações Orgânicas: Substituição, Adição e Eliminação.

Os alcanos são inertes a muitos reagentes devido à forte ligação C-H e à pequena diferença de eletronegatividade existente entre carbono e hidrogênio. No entanto, eles reagem rapidamente com Cl2 ou Br2 (halogenação) na presença de luz para produzir um haleto de alquila. Sobre a reação do 2- metilpropano com bromo (Br2) é INCORRETO afirmar.

A
A reação ocorre em três etapas: iniciação, propagação e terminação.
B
A halogenação de alcanos é um método ruim de preparação de haletos de alquila porque resulta em uma mistura de produtos.
C
A reação ocorre através da formação de radicais livres, que são espécies químicas com um elétron desemparelhado.
D
O produto principal da reação é o 2-bromo-2- metilpropano.
E
A reação do 2-metilpropano com cloro é mais seletiva que a reação com bromo.
1542c151-b0
UFT 2013 - Química - Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Biocombustíveis e Energia Nuclear, Química Orgânica, Energias Químicas no Cotidiano, Tipos de Reações Orgânicas: Substituição, Adição e Eliminação.

O biodiesel é um combustível obtido a partir de fontes renováveis, complementar ao óleo diesel mineral, que apresenta uma série de benefícios ambientais, sociais e econômicos. No Brasil, a partir do lançamento do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), em dezembro de 2004, pelo Governo Federal, o biodiesel avançou significativamente, tornando-se um valioso instrumento de geração de riqueza e inclusão social. Atualmente, sua adição ao diesel mineral é obrigatória numa proporção de 5% e deve chegar a 10% até 2016, aumentando a importância deste produto. Sua obtenção pode ser feita a partir de um processo chamado transesterificação, que consiste na reação química de:

A
um álcool, como metanol, com um triglicerídeo de origem vegetal, como óleo de pinhão-manso
B
um álcool, como butanol, com um triglicerídeo de origem animal, como sebo bovino
C
um álcool, como etanol, com um ácido graxo de origem vegetal, como óleo de soja
D
um álcool, como isopropanol, com um triglicerídeo de origem vegetal, como óleo de milho
E
um álcool, como etanol, com um ácido graxo obtido de óleos residuais, como óleo de fritura
c0845463-0a
UFT 2012 - Química - Química Orgânica, Tipos de Reações Orgânicas: Substituição, Adição e Eliminação., Tipos de Reagentes e Mecanismos das Reações Orgânicas., Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

A figura a seguir descreve três reações de adição ao alceno propeno, obtendo como produto principal de reação os compostos A, B e C.

imagem-retificada-questao-011.jpg

Sobre os processos descritos na figura acima podemos afirmar:

A
O produto A possui insaturação.
B
O produto C é o brometo de isopropila
C
O produto C obedece a regra de Markownikoff.
D
O produto A é uma adição anti Markownikoff.
E
O produto B é o cloreto de isopropila.