Questõesde UNICAMP sobre Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess.

1
1
1
Foram encontradas 4 questões
e38e9564-38
UNICAMP 2017 - Química - Transformações Químicas e Energia, Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess.

Em 12 de maio de 2017 o Metrô de São Paulo trocou 240 metros de trilhos de uma de suas linhas, numa operação feita de madrugada, em apenas três horas. Na solda entre o trilho novo e o usado empregou-se uma reação química denominada térmita, que permite a obtenção de uma temperatura local de cerca de 2.000 °C. A reação utilizada foi entre um óxido de ferro e o alumínio metálico. De acordo com essas informações, uma possível equação termoquímica do processo utilizado seria


A

Fe₂O₃ + 2AI —> 2Fe + AI₂O₃ ; ΔH = + 852 kJ-mol⁻¹

B

FeO₃ + AI —> Fe + AIO₃ ; ΔH = - 852 kJ-mol⁻¹

C

FeO₃ + AI —> Fe + AIO₃ ; ΔH = + 852 kJ-mol⁻¹

D

Fe₂O₃ + 2AI —> 2Fe + AI₂O₃ ; ΔH = - 852 kJ-mol⁻¹

e38b7f93-38
UNICAMP 2017 - Química - Transformações Químicas e Energia, Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess.

O livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, uma das obras literárias mais traduzidas no mundo, traz ilustrações inspiradas na experiência do autor como aviador no norte da África. Uma delas, a figura (a), parece representar um chapéu ou um elefante engolido por uma jiboia, dependendo de quem a interpreta.


Para um químico, no entanto, essa figura pode se assemelhar a um diagrama de entalpia, em função da coordenada da reação (figura b). Se a comparação for válida, a variação de entalpia dessa reação seria

A
praticamente nula, com a formação de dois produtos.
B
altamente exotérmica, com a formação de dois produtos.
C
altamente exotérmica, mas nada se poderia afirmar sobre a quantidade de espécies no produto.
D
praticamente nula, mas nada se poderia afirmar sobre a quantidade de espécies no produto.
b3122af6-d5
UNICAMP 2014 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Substâncias e suas propriedades, Transformações Químicas e Energia, Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação., Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess., Soluções e Substâncias Inorgânicas

Hot pack e cold pack são dispositivos que permitem, respectivamente, aquecer ou resfriar objetos rapidamente e nas mais diversas situações. Esses dispositivos geralmente contêm substâncias que sofrem algum processo quando eles são acionados. Dois processos bastante utilizados nesses dispositivos e suas respectivas energias estão esquematizados nas equações 1 e 2 apresentadas a seguir.

                        NH4NO3(s)+H2O( l ) →NH4+(aq)+NO3-(aq) ΔΗ = 26 kJ mol-1       1
                        CaCl2(s)+H2O( l ) →Ca2+ (aq)+2Cl-(aq) ΔΗ = - 82 kJ mol-1             2

De acordo com a notação química, pode-se afirmar que as equações 1 e 2 representam processos de

A
dissolução, sendo a equação 1 para um hot pack e a equação 2 para um cold pack.
B
dissolução, sendo a equação 1 para um cold pack e a equação 2 para um hot pack.
C
diluição, sendo a equação 1 para um cold pack e a equação 2 para um hot pack.
D
diluição, sendo a equação 1 para um hot pack e a equação 2 para um cold pack.
4cec3778-48
UNICAMP 2011 - Química - Transformações Químicas e Energia, Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess.

No funcionamento de um motor, a energia envolvida na combustão do n-octano promove a expansão dos gases e também o aquecimento do motor. Assim, conclui-se que a soma das energias envolvidas na formação de todas as ligações químicas é

Imagem 029.jpg

A
maior que a soma das energias envolvidas no rompimento de todas as ligações químicas, o que faz o processo ser endotérmico.
B
menor que a soma das energias envolvidas no rompimento de todas as ligações químicas, o que faz o processo ser exotérmico.
C
maior que a soma das energias envolvidas no rompimento de todas as ligações químicas, o que faz o processo ser exotérmico.
D
menor que a soma das energias envolvidas no rompimento de todas as ligações químicas, o que faz o processo ser endotérmico.