Questõesde UNICENTRO sobre Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos.

1
1
1
Foram encontradas 10 questões
3fccf4d0-07
UNICENTRO 2015 - Química - Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos., Transformações Químicas e Energia

As reações nucleares envolvem transformações de núcleos atômicos, produzindo uma grande quantidade de energia. Na desintegração do elemento Po, as etapas sucessivas a seguir são observadas.

I. Po → α + W
II. W → β + R

Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre radioatividade, assinale a alternativa que indica, corretamente, o número de nêutrons que o núcleo do elemento R apresenta.

A
83
B
84
C
131
D
136
E
214
e67fc7ce-01
UNICENTRO 2018 - Química - Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos., Transformações Químicas e Energia

Um dos grandes problemas das usinas nucleares é a produção de lixo nuclear. Nos produtos da fissão do urânio 235, foram identificados isótopos de diversos elementos químicos, a exemplo do de meia-vida 30,7 anos. Esse isótopo é extremamente perigoso, porque se fixa em todos os tecidos do corpo humano.


Em relação a essa informação e aos conhecimentos sobre radioatividade, pode-se afirmar:

A

O nuclídeo X, na equação , representa

B

O urânio 238, é isótopo do neptuno 239, .

C

Uma amostra de 2,0g de perde toda a atividade radioativa em 30,7 anos.

D

A reação representa a fissão do urânio, e z é igual a

8c648499-fd
UNICENTRO 2017 - Química - Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos., Transformações Químicas e Energia

– Considere a afirmação: “Um dos processos de estabilização de um núcleo com excesso de energia é o da emissão de um grupo de partículas positivas, constituídas por dois prótons e dois nêutrons, e da energia a elas associada.”

Tal afirmação é referente a:

A
Partículas beta
B
Pósitrons
C
Elétrons
D
Radiação gama
E
Partículas alfa
7ff78735-ff
UNICENTRO 2016 - Química - Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos., Transformações Químicas e Energia

A energia nuclear, no Brasil, é um assunto tratado de forma especial, que só uma lei votada e aprovada pelo Congresso Nacional pode autorizar a construção de usinas nucleares no país.

A autorização da construção de usinas nucleares está condicionada à aprovação de lei pelo Congresso Nacional, porque

A
a energia nuclear é a energia mais limpa que se conhece, em razão de ser proveniente de fonte renovável.
B
a geração de energia elétrica, a partir de usina nuclear, implica produção de resíduos radioativos, que requerem tratamento especial e apresentam perigo de acidente.
C
os reatores nucleares são equipamentos constantemente sujeitos a vazamento de água de refrigeração radioativa.
D
o urânio 238, 90% enriquecido, que serve como combustível nuclear, é explosivo e, portanto, perigoso para as populações que estão situadas próximas de usinas nucleares.
f388c495-fe
UNICENTRO 2019 - Química - Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos., Transformações Químicas e Energia

O elemento químico 210Po84 emite partículas alfa e transmuta-se em 206Pb82. Essa emissão radioativa do polônio-210 gera

Tabagismo passivo é a inalação da fumaça de derivados do tabaco, tais como cigarro, charuto, cigarrilhas, cachimbo, narguilé e outros produtores de fumaça, por indivíduos não fumantes, que convivem com fumantes em ambientes fechados, respirando as mesmas substâncias tóxicas que o fumante inala.
A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes que se constituem de duas fases fundamentais: a particulada e a gasosa. A fase gasosa é composta, entre outros, por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão. A nicotina é considerada pela OMS uma droga psicoativa que causa dependência. A nicotina age no sistema nervoso central, como a cocaína, com uma diferença: chega em torno de 7 a 19 segundos ao cérebro. Por isso, o tabagismo é classificado como doença e está inserido no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substância psicoativa. Em 2011, houve um grande avanço que tem contribuído para que não haja mais a poluição tabagística ambiental nos recintos fechados. Houve a aprovação da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro, que proíbe o fumo em local fechado em todo País. (TABAGISMO, 2019).
A
núcleos estáveis de 4 He2 , as partículas alfa.
B
partículas alfa capazes de atravessar uma parede de chumbo.
C
o radioisótopo mais pesado do hidrogênio, representado como partícula alfa.
D
o chumbo-206, isótopo do polônio-210.
E
um dos radioisótopos instáveis do chumbo.
588a1e1e-fd
UNICENTRO 2016 - Química - Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos., Transformações Químicas e Energia


Um átomo pode emitir uma radiação alfa, ou beta, , e se transformar em outro átomo, que, por sua vez, se desintegra e se transforma em um terceiro e, assim, sucessivamente, até a sequência chegar a um átomo estável. A sequência de átomos é denominada série radioativa natural quando ocorre de forma espontânea, na natureza com elementos radioativos. A série do urânio 238, após decaimentes radioativos chega ao chumbo 206, , átomo estável, como mostra a equação nuclear global.

Considerando-se essas informações sobre a série radioativa do urânio 238, é correto afirmar:

A
As radiações beta, emitidas até o final da série de desintegração natural do urânio 238, somam 6 partículas, representadas por y na equação nuclear.
B
O número de partículas alfa, representado por x na equação nuclear, emitidas pelo urânio 238, até chegar ao chumbo 206, é igual a 10.
C

O rádio 226, ao emitir uma partícula alfa, se transforma em polônio 218, .

D

O bismuto 214, , ao emitir uma partícula beta, se transforma em polônio 210, .

E
Os elementos radioativos naturais são mais pesados que o chumbo 206.
3bc0154f-fd
UNICENTRO 2018 - Química - Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos., Transformações Químicas e Energia

Recentemente, presenciamos o encontro histórico entre o presidente dos EUA, Donald Trump e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un. Esse encontro tinha como objetivo principal a desnuclearização da Coreia do Norte. A grande preocupação internacional está relacionada ao enriquecimento de urânio pela Coreia do Norte com o objetivo de produzir combustível para armas atômicas. As alternativas a seguir estão relacionadas à radioatividade. Marque a correta.

A
A propriedade de certos elementos, tais como o urânio e o enxofre, de emitirem partículas e radiações é denominada radioatividade.
B
Ernest Rutherford e Pierre Curie realizaram experiências muito importantes para o entendimento da estrutura dos átomos, nas quais utilizaram os três tipos de emissões radioativas alfa (a), beta (b) e gama. O experimento envolvia um material radioativo emitindo partículas para encontrar uma chapa fotográfica.
C
As partículas beta possuem massa desprezível e carga negativa, enquanto as partículas alfa possuem massa elevada e carga positiva.
D
Radiações gama, assim como os raios X e cósmicos, são ondas eletromagnéticas que acompanham a emissão de partículas alfa e/ou beta.
E
Uma matéria-prima que pode ser utilizada em artefatos nucleares é o urânio enriquecido, que consiste em uma concentração elevada de urânio 238, podendo chegar a uma pureza superior a 90%.
02fc4565-b0
UNICENTRO 2010 - Química - Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos., Transformações Químicas e Energia

O desastre radioativo acontecido em Goiânia (césio-137) foi um grave episódio de contaminação por radioatividade ocorrida no Brasil. A contaminação iniciou-se em setembro de 2007, quando um aparelho utilizado em terapia radioativa, de um hospital abandonado, foi encontrada na zona central de Goiânia. A meia-vida do césio-137 é cerca de 16 anos. Partindo-se de uma amostra de 137g, após quantos anos restarão 6,25% de Cs-137?

A
4 anos.
B
8 anos.
C
16 anos.
D
32 anos.
E
64 anos.
ccc75207-b0
UNICENTRO 2010 - Química - Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos., Transformações Químicas e Energia

O frâncio foi descoberto em 1935 pela química francesa Marguerita Perey, 1901-1975, a partir dos trabalhos que desenvolveu com Marie Curie. O frâncio 233, com meia vida de 22 minutos, se desintegra de acordo com a equação nuclear.


A partir dessas informações, é correto afirmar:

A
O frâncio 233 possui 10 prótons a mais que o seu isótopo 223.
B
A amostra de 1,0g de perde 87,5% da atividade radioativa após uma hora e seis minutos.
C
O frâncio 233, ao perder uma partícula α, aumenta em duas unidades o seu número atômico.
D
O radionuclídeo X, na equação nuclear, representa um isótopo do elemento químico actínio.
E
O frâncio 233, ao reagir com água, dá origem à base fraca FrOH, que não possui atividade radioativa.
b17e6120-09
UNICENTRO 2012 - Química - Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos., Transformações Químicas e Energia

Imagem 014.jpg

O ano de 2011 foi escolhido pela UNESCO e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada, IUPAC, como o Ano Internacional da Química, em homenagem ao centenário do prêmio Nobel de 1911, recebido por Marie Curie, uma das responsáveis pela descoberta dos radionuclídeos polônio e rádio, cujas reações de desintegração nucleares estão representadas, respectivamente, pelas equações I e II.
Considerando-se as informações do texto e as equações que representam a desintegração dos radionuclídeos polônio e rádio, é correto afirmar:

A
O elemento representado por X, na equação I, é o isótopo 214 do polônio.
B
O número de partículas do núcleo do Imagem 015.jpg é maior do que o do núcleo do átomo representado por X.
C
O poder de penetração da radiação z, representada na equação nuclear II, é maior do que o da partícula Imagem 016.jpg
D
O tempo de desintegração total de massa de 50,0g de uma amostra de qualquer elemento radioativo corresponde a sua meia-vida.
E
O rádio e o polônio são radionuclídeos utilizados no diagnóstico e no tratamento de doenças, sendo, portanto, inócuos à saúde.