Questõesde IF-PE sobre Química Orgânica

1
1
1
Foram encontradas 5 questões
c95aff6f-b2
IF-PE 2017 - Química - Química Orgânica, Tipos de Reações Orgânicas: Oxidação, Redução e Polimerização.

A capsaicina é o componente ativo das pimentas conhecidas internacionalmente como pimentas chili, que são plantas pertencentes ao gênero Capsicum. Geralmente é obtida com o extrato de pimenta natural e acondicionada em sprays ou bombas de efeito moral utilizadas pelas forças policiais em dispersão de aglomerações humanas. Atua nas mucosas dos olhos, do nariz e da boca, causando irritação, ardor e sensação de pânico. A capsaicina no organismo dos pássaros funciona como um anestésico natural, enquanto que, em humanos, causa o ardor. Na fabricação do gás de pimenta, a capsaicina é misturada a uma espécie de óleo sintético, para dificultar a remoção do produto. Por isso, é inútil que a vítima lave a área atingida com água. A capsaicina é um agente de baixo grau de periculosidade, mas pode causar a morte em casos raros. A União das Liberdades Civis Americanas afirma ter documentado 40 mortes pelo uso de sprays de gás pimenta.

Em relação à capsaicina, a reação de oxidação branda da dupla ligação - E - leva à formação de

A
um diálcool vicinal.
B
uma cetona e um aldeído.
C
uma cetona e um ácido carboxílico.
D
um aldeído e gás carbônico.
E
um alcano.
c956183c-b2
IF-PE 2017 - Química - Química Orgânica, Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

Toxinas são materiais venenosos produzidos por animais, plantas ou microrganismos. Uma das mais famosas é a ricina, tratada na série Breaking Bad. Uma outra, menos famosa, mas responsável por cerca de 50 mortes anuais no Japão, é a Tetrodotoxina, que é um problema de saúde pública, pois faz parte da culinária tradicional japonesa. Ela é fatal para o homem, por causar paralisia dos músculos respiratórios. O envenenamento é causado pela ingestão de toxina produzida nas gônadas e vísceras de alguns peixes da classe Tetraodontiformes, à qual pertence o peixe baiacu. Após ingestão do peixe, o período de incubação é de 20 minutos a 3 horas, havendo relato de casos com início dos sintomas 2 a 3 minutos após a ingestão. Sobre a estrutura da Tetrodotoxina, podemos afirmar que


A
possui apenas 4 carbonos quirais.
B
não possui heteroatomo em sua estrutura.
C
possui a função amida.
D
possui 3 carbonos primários, 4 secundários e 3 terciários.
E
possui formula molecular C10H17N3O8.
f72ba12c-b2
IF-PE 2017 - Química - Química Orgânica, Isomeria: Isomeria Plana: Cadeia, Posição, Compensação, Função e Tautomeria.

A tabela a seguir apresenta algumas substâncias orgânicas muito empregadas em laboratórios de Química. As substâncias listadas são empregadas como solventes ou reagentes específicos.


Identificação Compostos

1 Ácido propanóico

2 Propan-1-ol

3 Etanoato de metila

4 Propan-2-ol


Como relação aos compostos listados, na tabela acima, assinale a alternativa VERDADEIRA.

A
Os compostos 2 e 3 são isômeros de posição.
B
Os compostos 1 e 3 são isômeros de função.
C
Os compostos 1 e 2 são isômeros de cadeia.
D
Os compostos 2 e 4 são isômeros de compensação.
E
Os compostos 1 e 4 são isômeros de função.
dbef06bf-83
IF-PE 2018 - Química - Química Orgânica, Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

A cadeia carbônica abaixo pode ser classificada como:


CH3 – CH2 – O – CH2 – CH3

A
alicíclica, normal, saturada e heterogênea.
B
acíclica, normal, saturada e heterogênea.
C
acíclica, normal, insaturada e heterogênea.
D
acíclica, normal, insaturada e homogênea.
E
alicíclica, ramificada, saturada e heterogênea.
dbfb0655-83
IF-PE 2018 - Química - Glicídios, Lipídios, Aminoácidos e Proteínas., Química Orgânica

Leia o TEXTO 13 para responder à questão.


TEXTO 13


Medicamentos, exames e procedimentos sofisticados são a base da medicina curativa. Mas existe um elemento tão importante quanto esses no processo de melhoria do paciente: simplesmente saber que está sendo cuidado. Diversas pesquisas conseguiram comprovar o chamado efeito placebo, que consiste na sensação de alívio dos sintomas de determinada doença, mesmo que a pessoa não tome remédios verdadeiros. Ainda que, do ponto de vista fisiológico, o organismo não seja beneficiado com o tratamento, as “pílulas de farinha” são capazes de agir sobre o bem-estar do paciente com tanta eficácia quanto as drogas farmacêuticas.


Disponível em: /Acesso em:< https://www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 15 maio 2018.


O amido constitui o principal componente químico da farinha e caracteriza-se como um

A
peptídeo.
B
lipídeo.
C
poliéster.
D
polissacarídeo.
E
aldeído.