Questõessobre Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos.

c788c052-74
CEDERJ 2021 - Química - Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos., Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

Sobre o composto orgânico de fórmula estrutural

H2C = C(C3H7)CH(CH3)CH(CH3)CH2CH3

fazem-se as seguintes afirmações:

I É um alceno.

II Possui três ramificações diferentes entre si, ligadas à cadeia principal.

III Apesar de ter fórmula molecular C11H22, não é um hidrocarboneto.

IV Possui no total quatro carbonos terciários.

A opção que contém as afirmações corretas é:

I, II, III e IV.
II e III somente.
I e IV somente.
III e IV somente.
3eec6b85-0b
UFMS 2018 - Química - Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Biocombustíveis e Energia Nuclear, Química Orgânica, Energias Químicas no Cotidiano, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos.

O craqueamento é um processo químico que converte substâncias de determinada fração de menor interesse comercial em outras de uma fração mais rentável, baseando-se na quebra de moléculas longas de hidrocarbonetos com elevada massa molar. A polimerização também é utilizada com obtenção de moléculas de combustíveis. Nesse processo, ocorre a combinação de moléculas menores, formando moléculas maiores. Em duas etapas de um processo de polimerização, temos a formação do produto I e produto II, como demonstrado a seguir. (Fonseca, M. R. Química: ensino médio. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016. Adaptado).

Os produtos I e II, são respectivamente:

alcano e alceno.
alceno e alcano.
alcano e alcino.
alceno e alcino.
alcino e alcano.
b077b6c6-0a
UECE 2021 - Química - Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos., Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

A nomenclatura IUPAC (União Internacional da Química Pura e Aplicada) dos compostos orgânicos é muito importante para identificá-los internacionalmente. Essa nomenclatura segue regras que permitem determinar sua fórmula estrutural. Assim, é correto dizer que o composto 5-etil-4-fenil3-metil-hex-1-eno contém

DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA PROVA

quatro ligações π(pi).
três átomos de carbono terciários.
uma cadeia carbônica principal saturada.
quinze átomos de carbono e vinte e um átomos de hidrogênio.
3fd5ec52-07
UNICENTRO 2015 - Química - Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos., Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

Considere os compostos orgânicos a seguir.

I. 2-metil-pentano.
II. Propano.
III. Butano.
IV. Cloroetano.

Sobre esses compostos, assinale a alternativa correta.

O composto I é um alceno.
O composto I apresenta 2 átomos de carbono secundário.
O composto II tem maior ponto de ebulição que o composto III.
O composto III apresenta 12 átomos de hidrogênio.
O composto IV é um hidrocarboneto.
84481994-05
CESMAC 2018 - Química - Substâncias e suas propriedades, Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Biocombustíveis e Energia Nuclear, Química Orgânica, Energias Químicas no Cotidiano, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos., Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação.

O gás natural é uma substância composta associada ao petróleo. É composto, em maior proporção, pelos hidrocarbonetos metano, etano e propano, sendo encontrado também nitrogênio e dióxido de carbono como contaminantes. Qual é a natureza da mistura presente no gás natural e a classificação dos hidrocarbonetos citados?

Mistura heterogênea, alcenos.
Mistura homogênea, alcanos.
Mistura homogênea, alcinos.
Mistura heterogênea, alcanos.
Mistura homogênea, aromáticos.
841fae88-05
CESMAC 2018 - Química - Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos., Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

O carbono é encontrado na natureza em diferentes arranjos e estruturas. O carbono diamante (Cdiam), possui alto valor agregado e é formado sob alta pressão, possuindo estrutura onde o carbono realiza quatro ligações simples. Já o carbono grafite (Cgraf) possui valor agregado muito baixo, comparado ao seu alótropo diamante e realiza ligações duplas conjugadas. As representações das estruturas dos átomos de carbono nos diferentes alótropos, diamante e grafite, estão representadas abaixo.

A partir das estruturas citadas e do enunciado da questão, podemos afirmar que a hibridização dos átomos de carbono presentes no diamante e no grafite são, respectivamente:

sp3 e sp.
sp2 e sp2
sp3 e sp2.
sp3 e sp3.
sp2 e sp3.
62582c34-ff
URCA 2017 - Química - Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos., Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

A fórmula molecular do alcano de menor peso molecular que apresenta, em sua estrutura, um átomo de carbono terciário ligado a um átomo de carbono secundário é:

C4H10
C5H10
C5H12
C6H12
C6H14
35b40b29-f9
UFRGS 2019 - Química - Substâncias e suas propriedades, Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos., Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação.

Teoricamente, prevê-se que um ciclo com dezoito átomos de carbono seria o menor anel de carbono possível de existir. Depois de inúmeras tentativas e fracassos, pesquisadores da Universidade de Oxford e da IBM Research conseguiram pela primeira vez sintetizar uma molécula de carbono em forma de anel com dezoito átomos de carbono, o ciclo[18]carbono (estrutura mostrada abaixo). A descoberta, publicada na revista Scíence em agosto de 2019, abre novas perspectivas de aplicações em eletrônica e nanodispositivos.

Assinale a alternativa correta em relação ao ciclo[18]carbono.

O ciclo[lS]carbono constitui uma nova forma alotrópica do carbono.
O ciclo[lS]carbono é classificado como um alceno.
A combustão completa de um mol de ciclo[lS]carbono leva à formação da mesma quantidade de CO2 e H2O que a combustão completa de três moles de benzeno.
Todos os carbonos apresentam geometria trigonal plana.
A estrutura das ligações entre carbonos é semelhante à do diamante.
8cefd631-f8
UEG 2015 - Química - Química Orgânica, Sistemas Gasosos - Lei, Teoria Cinética, Equação e Mistura dos Gases. Princípio de Avogadro., Transformações Químicas, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos.

Uma massa de 708 g de um alcano foi armazenada em um recipiente de volume igual a 30 L e exerce uma pressão de 10 atm quando a temperatura é igual a 27 °C.

Dado: R = 0,082 atm.L.Mol-1 .K-1 .

De acordo com os dados apresentados, o composto contido no recipiente é o

etano
butano
metano
propano
21a60488-f7
UEG 2015 - Química - Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Biocombustíveis e Energia Nuclear, Química Orgânica, Energias Químicas no Cotidiano, Transformações Químicas e Energia, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos., Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess.

Os hidrocarbonetos são largamente utilizados como combustíveis devido ao seu alto poder calorífico. Dentre eles destacam-se o metano e o butano, os quais apresentam calores de combustão iguais a 208 e 689 kcal.mol-1, respectivamente.

A energia produzida, em kcal. mol-1, pela combustão completa de 1000 g de uma mistura de metano e butano na proporção em massa de 2 partes do primeiro para 3 partes do segundo, será aproximadamente

11900
19300
6892c8fe-7c
ENEM 2020 - Química - Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos., Principais Funções Orgânicas: Funções Nitrogenadas: Amina, Amida, Nitrila, Isonitrila e Nitro Composto.

A pentano-5-lactama é uma amida cíclica que tem aplicações na síntese de fármacos e pode ser obtida pela desidratação intramolecular, entre os grupos funcionais de ácido carboxílico e amina primária, provenientes de um composto de cadeia alifática, saturada, normal e homogênea.

O composto que, em condições apropriadas, dá origem a essa amida cíclica é

CH3NHCH2CH2CH2CO2H.
HOCH=CHCH2CH2CONH2 .
CH2 (NH2 )CH2 CH=CHCO2H.
CH2 (NH2 )CH2CH2CH2CO2H.
CH2 (NH2 )CH(CH3 )CH2CO2H.
687358e6-7c
ENEM 2020 - Química - Propriedades Químicas dos Compostos Orgânicos: Número de Oxidação do Carbono. Efeitos Eletrônicos. Caráter Ácido-Base., Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Álcool, Fenol e Enol., Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido., Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos., Principais Funções Orgânicas: Funções Nitrogenadas: Amina, Amida, Nitrila, Isonitrila e Nitro Composto.

O propranolol é um fármaco pouco solúvel em água utilizado no tratamento de algumas doenças cardiovasculares. Quando essa substância é tratada com uma quantidade estequiométrica de um ácido de Brönsted-Lowry, o grupamento de maior basicidade reage com o próton levando à formação de um derivado solúvel em água.

GONSALVES, A. A. et al. Contextualizando reações ácido-base de acordo com a teoria protônica de Brönsted-Lowry usando comprimidos de propranolol e nimesulida. Química Nova, n. 8, 2013 (adaptado).

O ácido de Brönsted-Lowry reage com

a hidroxila alcoólica.
os anéis aromáticos.
as metilas terminais.
o grupamento amina.
o oxigênio do grupamento éter.
9ebead60-5f
ENEM 2020 - Química - Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Álcool, Fenol e Enol., Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos., Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

Um microempresário do ramo de cosméticos utiliza óleos essenciais e quer produzir um creme com fragrância de rosas. O principal componente do óleo de rosas tem cadeia poli-insaturada e hidroxila em carbono terminal. O catálogo dos óleos essenciais apresenta, para escolha da essência, estas estruturas químicas:

Qual substância o empresário deverá utilizar?

11bd283e-03
UniREDENTOR 2020 - Química - Química Orgânica, Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos.

O acetileno é um gás utilizado na indústria de alimentos para forçar o amadurecimento de frutas colhidas ainda verdes. A partir dele, outras substâncias também podem ser produzidas, como algumas utilizadas na produção de plásticos, fibras têxteis, tintas etc. A fórmula molecular do acetileno é C2H2.
Sobre esta molécula, é correto afirmar que:

é um hidrocarboneto alifático insaturado por uma tripla ligação.
é um alceno alifático insaturado por duas duplas ligações.
é um hidrocarboneto aromático não-ramificado.
é um alcano cíclico e apresenta cadeia fechada por simples ligações.
é um hidrocarboneto alifático saturado com quatro ligações simples.
11ad1203-03
UniREDENTOR 2020 - Química - Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Biocombustíveis e Energia Nuclear, Química Orgânica, Energias Químicas no Cotidiano, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos.

Várias partes da região litorânea nordestina do Brasil tem sido assoladas pela chegada de óleo bruto. Os efeitos ecológicos, sociais e econômicos dessa contaminação são dramáticos, desde a contaminação de espécies marinhas, os prejuízos para os pescadores da região e as consequências negativas para o turismo, que por sua vez, são fontes importantes de renda no país. Em relação às propriedades do petróleo, pode-se afirmar corretamente que:

ele é derivado de matéria orgânica de origem biológica e constituído principalmente por hidrocarbonetos, dentre eles, alcanos com cadeia ramificada.
é um composto orgânico, constituído por íons carbonáticos com cadeias não ramificados e aneis aromáticos.
um de seus constiuintes, os naftenos aromáticos, possuem exclusivamente estruturas cíclicas insaturadas.
os hidrocarbonetos, seu principal componente, são constituídos por átomos de hidrogênio e carbono unidos por ligações iônicas.
as moléculas de hidrocarbonetos que constituem o petróleo se oxidam em baixas temperaturas e pressão, e apresentam apenas cadeias saturadas.
c33df6ff-fd
UNC 2011 - Química - Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos.

No jornal Folha de São Paulo, de 16 de setembro de 2011, foi publicada uma reportagem sobre o Shopping Center Norte de São Paulo - SP “[...] Segundo a Cetesb, foi encontrado gás metano no terreno, que serviu como depósito de lixo na década de 1980, antes da construção do shopping [...]”.

Dado: CH4 = 16g/mol, Entalpia de combustão do metano = - 889,5 kJ/mol

Com base no texto acima e nos conceitos químicos, analise as afirmações a seguir.

I- O gás metano é uma molécula apolar, possui estrutura tetraédrica e fórmula molecular CH4.

II- O gás metano é um dos principais gases presentes no biogás.

III- A energia liberada na combustão de 100 Kg de metano é +5,56.106 kJ, aproximadamente.

IV- Caso a concentração do gás metano na região do shopping seja elevada, há o risco de ocorrer explosões.

Assinale a alternativa correta.

Apenas a afirmação III está correta.
Apenas I, II e IV estão corretas.
Apenas I e IV estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
27450663-03
UECE 2018 - Química - Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos.

O benzeno já foi utilizado em tintas de secagem rápida, fluidos para lavagem de roupas a seco e como aditivo para melhorar a qualidade da gasolina. No entanto, por tratar-se de um composto tóxico para os seres humanos, além de ser prejudicial ao meio ambiente, foi eliminado desses produtos e substituído por outros compostos não tóxicos. Seguindo-se as regras de nomenclatura da IUPAC, seu nome é

DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA QUESTÃO

ciclo-hexa-1,3,5-dieno.
ciclo-hexa-1,3,5-trieno.
ciclo-hexa-2,4,6-dieno.
ciclo-hexa-2,4,6-trieno.
2721530b-03
UECE 2018 - Química - Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Biocombustíveis e Energia Nuclear, Química Orgânica, Energias Químicas no Cotidiano, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos.

Hidrocarbonetos são os compostos mais importantes estudados em Química Orgânica e utilizados no cotidiano. São geralmente obtidos a partir do petróleo e, por isso, estão presentes nos seus derivados, como a gasolina, o querosene, o óleo diesel, o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), o gás natural, a parafina, a vaselina, vários polímeros, como os plásticos e as borrachas, entre outros. Correspondem a 48% da matriz energética brasileira. Assinale a opção que associa corretamente a nomenclatura e a fórmula molecular do hidrocarboneto.

DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA QUESTÃO

isopropilciclopentano – C8H16
2,3-dimetil-hexano – C6H14
3-metilbut-2-ino – C5H8
2-etilpent-1-eno – C7H13
973bf807-00
UEMG 2019, UEMG 2019 - Química - Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos.

Para tentar ganhar performance no motor, alguns acham que vale tudo. Quem nunca ouviu falar de inventores que colocam naftalina no tanque de combustível? Só que esta solução é bastante prejudicial ao motor. Naftalina serve para espantar traças do armário e, misturada à gasolina, acaba criando cristais dentro do motor e literalmente travando os pistons. Qual das seguintes informações sobre a substância naftalina é correta?

É um hidrocarboneto saturado cuja fórmula molecular é C10H8.
É um composto aromático constituído de dois anéis benzênicos condensados.

Sua fórmula estrutural é:

Não possui temperatura de fusão constante.
1b6d11d9-00