Questõesde MACKENZIE sobre Química

1
1
Foram encontradas 77 questões
cb9edfe1-02
MACKENZIE 2019 - Química - Isomeria: Isomeria Espacial: Isomeria Geométrica (cis-trans) e Isomeria Óptica., Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Álcool, Fenol e Enol., Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido., Principais Funções Orgânicas: Funções Nitrogenadas: Amina, Amida, Nitrila, Isonitrila e Nitro Composto., Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

A tetrahidrobiopterina é uma substância própria do organismo humano que atua no metabolismo do aminoácido fenilalanina, convertendo-o em um outro aminoácido, denominado tirosina. Dessa forma, combate o acúmulo de fenilalanina, o que evita o desenvolvimento da fenilcetonúria.


De acordo com a fórmula estrutural tetrahidrobiopterina, representada acima, são feitas as seguintes afirmações:

I. apresenta os grupos funcionais amina, cetona e álcool.
II. possui 8 isômeros opticamente ativos.
III. apresenta característica básica.
IV. possui 5 átomos de carbono primário.

Estão corretas somente as afirmações

A
I e IV.
B
I, II e III.
C
II e III.
D
III e IV.
E
II, III e IV.
cba85817-02
MACKENZIE 2019 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Representação das transformações químicas

O medicamento denominado genericamente de paracetamol é indicado, em adultos, para a redução da febre e para o alívio temporário de dores leves a moderadas. Pode ser administrado ao paciente na dosagem máxima de 75 mg/kg de massa corpórea. Considerando-se que um paciente tenha 70 kg, e que cada comprimido de paracetamol contenha 750 mg desse princípio ativo, o número de comprimidos inteiros, que pode ser tomado para que a dosagem máxima seja alcançada, é de

A
4
B
5
C
6
D
7
E
8
cbabbc9a-02
MACKENZIE 2019 - Química - Transformações Químicas e Energia, Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess.

A reação de Sabatier-Senderens é um tipo de reação de adição, na qual átomos de hidrogênio são acrescentados aos carbonos unidos por uma ligação dupla, na presença de um catalisador, produzindo um alcano correspondente. Considerandose que o but-2-eno seja submetido a esse processo, bem como os valores das energias de ligação, dadas na tabela abaixo, é correto afirmar que a variação da entalpia dessa reação, expressa em kJ∙mol-1, efetuada no estado padrão, é de


A
− 248
B
+ 496
C
− 124
D
+ 992
E
− 62
cba1a39c-02
MACKENZIE 2019 - Química - Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.

A aragonita e a dolomita são minerais que possuem composição química muito semelhante, pois ambas compostas por carbonatos. A aragonita é composta de carbonato de cálcio (CaCO3 ); enquanto a dolomita, de carbonato de cálcio e magnésio (CaCO3 ∙MgCO3 ). Assim, ao fazer a análise da qualidade da água mineral de uma fonte que está localizada numa região, cujo solo possui elevada composição de dolomita e aragonita, um químico fez as seguintes afirmações:

I. trata-se de uma água alcalina.
II. há elevada concentração de íons trivalentes, devido à presença do cálcio.
III. trata-se de uma água dura, devido ao excesso de íons cálcio e magnésio.

Das afirmações acima, somente

A
a afirmação I é verdadeira.
B
a afirmação II é verdadeira.
C
as afirmações II e III são verdadeiras.
D
as afirmações I e II são verdadeiras.
E
as afirmações I e III são verdadeiras.
cbaec694-02
MACKENZIE 2019 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

Para uma solução de um ácido fraco genérico de fórmula HX, que apresenta concentração inicial de 0,1 mol∙L-1 e grau de ionização de 2 %, sua respectiva constante Ka, medida a uma dada temperatura T, é de aproximadamente

A
2·10-6
B
4·10-6
C
2·10-5
D
4·10-5
E
2·10-4
cbb2d1f2-02
MACKENZIE 2019 - Química - Transformações Químicas e Energia, Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday.

Considerando o processo de oxirredução, não balanceado abaixo equacionado, a soma dos coeficientes para esse processo, levando em conta os menores números inteiros e possíveis, é de


A
26
B
28
C
30
D
32
E
34
cba500f7-02
MACKENZIE 2019 - Química - Química Orgânica, Tipos de Reações Orgânicas: Oxidação, Redução e Polimerização.

O but-2-eno é um hidrocarboneto insaturado, que pode sofrer diversas reações. Abaixo está representada uma dessas reações.

81a0daf595e66b167c6c.png (350×87)

Assim, a respeito do but-2-eno são feitas as seguintes afirmações:

I. a reação acima representa uma reação de redução.
II. o produto obtido, na reação acima, está em configuração trans.
III. a oxidação enérgica do but-2-eno, em condições apropriadas, produz ácido acético.
IV. a ozonólise do but-2-eno, em presença de zinco e condições apropriadas, produz etanal.


Estão corretas somente as afirmações

A
I e II.
B
II, III e IV.
C
II e III.
D
III e IV.
E
I, II e IV.
6bbe97f9-01
MACKENZIE 2019 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

Uma amostra desconhecida de uma substância incolor foi submetida a testes de laboratório com indicadores ácido-base, apresentando o seguinte resultado.


De acordo com o resultado obtido experimentalmente, pode-se seguramente afirmar que a faixa de pOH da amostra desconhecida, de acordo com a coloração obtida, encontra-se entre

A
7,8 e 8,0
B
6,0 e 6,2
C
7,2 e 7,6
D
6,4 e 6,8
E
7,0 e 7,4
6bb68a22-01
MACKENZIE 2019 - Química - Surfactantes, Química Orgânica

Os tensoativos ou surfactantes são espécies químicas que são utilizadas na fabricação de detergentes. Um surfactante muito utilizado é o ácido dodecilbenzenossulfônico, que produz o composto dodecilbenzenossulfonato de sódio, utilizado como detergente, cuja fórmula estrutural está representada abaixo. Sabe-se que todos os detergentes possuem uma região da molécula polar e outra apolar. Já os detergentes que possuem uma cadeia hidrocarbônica ligada ao anel benzênico com diversos átomos de carbono terciário não são biodegradáveis e causam poluição ambiental.


Assim, de acordo com as informações dadas, e com os seus conhecimentos sobre detergentes, assinale V para verdadeiro; F, para falso, nas afirmações abaixo.

( ) Os detergentes são moléculas anfipáticas.
( ) A molécula dada representa um detergente não biodegradável.
( ) Os agentes surfactantes quebram a tensão superficial da água.
( ) Os detergentes são solúveis em água devido á cadeia hidrocarbônica polar.
( ) Ao se lavar um prato sujo de gordura com detergente, este último forma micelas com as moléculas de gordura.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

A
V, F, V, V, V.
B
V, F, V, F, V.
C
F, V, F, V, F.
D
F, F, V, F, F.
E
V, V, V, F, V.
6bad1573-01
MACKENZIE 2019 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador

Em um ambiente laboratorial, um estudante de Química, de posse de um comprimido efervescente e água destilada, promoveu uma série de experimentos e obteve, como resultado, as informações da tabela abaixo, nas quais estão medidos os tempos, em segundos, até que toda a reação tenha sido finalizada:

Após a leitura dos resultados, esse estudante fez as seguintes proposições:

I. Quanto maior a superfície de contato entre os reagentes, maior será a velocidade da reação, independentemente da temperatura em que foi realizado experimento.
II. O aumento de 30 ºC na temperatura da água faz com que a velocidade da reação seja duplicada para um comprimido em que não haja a variação na sua superfície de contato.
III. Quanto maior a temperatura da água destilada, maior será a velocidade da reação. Se a superfície de contato entre os reagentes também aumentar, a velocidade da reação também irá aumentar.

É correto afirmar que

A
apenas a proposição I está correta.
B
apenas as proposições I e III estão corretas.
C
apenas as proposições II e III estão corretas.
D
apenas as proposições I e II estão corretas.
E
todas as proposições estão corretas.
6bb2ab13-01
MACKENZIE 2019 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

Abaixo estão listados alguns compostos químicos com as suas respectivas constantes Kb, a 25 ºC.



A ordem crescente de basicidade, das substâncias químicas acima citadas, é


A

aminobenzeno < trimetilamina < amônia < dimetilamina.



B
dietilamina < trimetilamina < amônia < aminobenzeno.
C
aminobenzeno < amônia < trimetilamina < dimetilamina.
D
trimetilamina < dimetilamina < aminobenzeno < amônia.
E
amônia < aminobenzeno < dimetilamina < trimetilamina.
6b9ae214-01
MACKENZIE 2019 - Química - Química Orgânica, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas., Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

Na segunda-feira (19/08/2019) por volta das 15 horas, a cidade de São Paulo experimentou algumas horas de escuridão no meio da tarde. O fenômeno ocorreu pela chegada de uma frente fria, vinda do litoral, e também pela presença de uma névoa seca com partículas de detritos em suspensão. Essa camada densa impedia a chegada de luz do Sol e prejudicou a visibilidade na capital paulista. Análises realizadas com a água da chuva, desse dia, identificaram a presença da substância química reteno, poluente encontrado na fumaça de queimadas.

De acordo com a fórmula estrutural do reteno, representada acima, são feitas as seguintes afirmações:
I. Trata-se de um hidrocarboneto com núcleos aromáticos condensados, apresentando os grupos substituintes metil e isopropil.
II. Possui fórmula molecular C18H18 com 6 carbonos terciários sp2.
III. Apresenta isômeros geométricos cis/trans.
IV. É um composto de alta polaridade, por isso, foi detectado na água da chuva.

Estão corretas somente as afirmações

A
I e II.
B
I, II e III.
C
II e III.
D
III e IV.
E
I, II e IV.
6bba2b39-01
MACKENZIE 2019 - Química - Substâncias Inorgânicas: dissociação iônica e ionização, conceitos de ácido-base., Soluções e Substâncias Inorgânicas

Sob mesma pressão atmosférica, foram analisados volume iguais das seguintes soluções aquosas, cada uma com as concentrações apontadas na tabela a seguir




A respeito do comportamento dessas soluções, são realizadas algumas afirmações.
I. A solução de glicose é aquela cuja condução de corrente elétrica será a maior sob mesma temperatura.
II. Os pontos de ebulição das soluções salinas serão iguais.
III. Todas as soluções apresentarão a mesma concentração de partículas dissolvidas.

Das afirmações acima,

A
nenhuma está correta.
B
estão corretas apenas I e II.
C
estão corretas apenas I e III.
D
estão corretas apenas II e III.
E
todas estão corretas.
6b9f270e-01
MACKENZIE 2019 - Química - Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas

Uma das contribuições mais relevantes para a organização dos elementos químicos foi realizada pelo russo Dmitri Mendeleev em 1869. Ele foi o primeiro a reconhecer que a relação dos elementos químicos, conhecidos até então, estava incompleta e que novos elementos seriam descobertos futuramente. Assim, Mendeleev deixou lacunas na sua tabela, que seriam preenchidas posteriormente, mas o mais surpreendente foi que ele previu com precisão as propriedades dos elementos que faltavam. Posteriormente, o modelo da tabela periódica de Mendeleev foi aprimorado pelo britânico Henry Moseley.

Neste ano, celebram-se 150 anos da organização da tabela periódica, realizada por Mendeleev e, de acordo com os seus conhecimentos a respeito da tabela periódica atual, pode-se afirmar que

A
os elementos químicos estão organizados em ordem crescente de massa atômica.
B
as colunas da tabela são denominadas períodos e as linhas, grupos ou famílias.
C
os elementos químicos mais eletronegativos estão localizados na parte inferior esquerda da tabela.
D
os elementos químicos de um mesmo grupo possuem o mesmo número de elétrons na camada de valência.
E
os elementos químicos pertencentes a um mesmo período possuem propriedades químicas semelhantes.
e90872c7-dd
MACKENZIE 2012 - Química - Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas

Abaixo são fornecidas as distribuições eletrônicas das camadas de valência dos átomos neutros X, Y e Z em seus estados fundamentais.

X: 2s2 ; 2p5 Y: 6s1 Z: 4s2; 4p5

A partir dessas informações, é correto afirmar que

A
o elemento Y é um metal alcalino-terroso.
B
os elementos X e Z pertencem ao mesmo período, todavia X é mais eletronegativo do que Z.
C
o elemento X apresenta maior afinidade eletrônica do que o elemento Y.
D
o elemento Z apresenta maior raio atômico do que Y.
E
X, Y e Z são elementos de transição
e90cb07d-dd
MACKENZIE 2012 - Química - Propriedades Coligativas: Tonoscopia, Ebulioscopia, Crioscopia e Pressão Osmótica., Soluções e Substâncias Inorgânicas

Em um laboratório, são preparadas três soluções A, B e C, contendo todas elas a mesma quantidade de um único solvente e cada uma delas, diferentes quantidades de um único soluto não volátil. Considerando que as quantidades de soluto, totalmente dissolvidas no solvente, em A, B e C, sejam crescentes, a partir do gráfico abaixo, que mostra a variação da pressão de vapor para cada uma das soluções em função da temperatura, é correto afirmar que, a uma dada temperatura “T”,


A

a solução C corresponde à curva I, pois quanto maior a quantidade de soluto não volátil dissolvido em um solvente, menor é a pressão de vapor dessa solução.

B
solução A corresponde à curva III, pois quanto menor a quantidade de soluto não volátil dissolvido em um solvente, maior é a pressão de vapor dessa solução.
C
as soluções A, B e C correspondem respectivamente às curvas III, II e I, pois quanto maior a quantidade de um soluto não volátil dissolvido em um solvente, maior a pressão de vapor da solução.
D
as soluções A, B e C correspondem respectivamente às curvas I, II e III, pois quanto menor a quantidade de um soluto não volátil dissolvido em um solvente, maior a pressão de vapor da solução.
E
a solução B é a mais volátil, que é representada pela curva II.
e914e091-dd
MACKENZIE 2012 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

Sob condições adequadas de temperatura e pressão, ocorre a formação do gás amônia. Assim, em um recipiente de capacidade igual a 10 L, foram colocados 5 mol de gás hidrogênio junto com 2 mol de gás nitrogênio. Ao ser atingido o equilíbrio químico, verificou-se que a concentração do gás amônia produzido era de 0,3 mol/L. Dessa forma, o valor da constante de equilíbrio (KC) é igual a

A
1,80. 10-4
B
3,00. 10-2
C
6,00. 10-1
D
3,60. 10-1
E
1,44. 104
e9112c54-dd
MACKENZIE 2012 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Representação das transformações químicas

A produção industrial do ácido sulfúrico é realizada a partir do enxofre, extraído de jazidas localizadas normalmente em zonas vulcânicas. O enxofre extraído é queimado ao ar atmosférico produzindo o anidrido sulfuroso (etapa I). Após essa reação, o anidrido sulfuroso é oxidado a anidrido sulfúrico, em alta temperatura e presença de um catalisador adequado (etapa II). Em seguida, o anidrido sulfúrico0 é borbulhado em água, formando o ácido sulfúrico (etapa III). As reações referentes a cada uma das etapas do processo encontram-se abaixo equacionadas:

Etapa I. S(s) + O2(g) → SO2(g)

Etapa II. 2 SO2(g) + O2(g) → 2 SO3(g)

Etapa III. SO3(g) + H2O(l) → H2 SO4(l)

Desse modo, ao serem extraídos 200,0 kg de enxofre com 80% de pureza de uma jazida, considerando-se que o rendimento global do processo seja de 90%, a massa máxima de ácido sulfúrico que pode ser produzida será de


A
612,5 kg.
B
551,2 kg.
C
490,0 kg.
D
441,0 kg.
E
200,0 kg.
e901fe95-dd
MACKENZIE 2012 - Química - Teoria Atômica: átomos e sua estrutura - número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica, Transformações Químicas

Sabendo-se que dois elementos químicos e são isóbaros, é correto afirmar que o número de nêutrons de A e o número atômico de B são, respectivamente,

A
15 e 32.
B
32 e 16.
C
15 e 17.
D
20 e 18.
E
17 e 16.
e8fb8453-dd
MACKENZIE 2012 - Química - Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Álcool, Fenol e Enol., Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido., Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas., Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

Durante os jogos olímpicos de Londres 2012, um atleta albanês da equipe de levantamento de peso, acusou teste positivo para o uso do anabolizante stanozolol. Essa substância é uma droga antiga, relativamente barata, fácil de ser detectada e, como outros esteróides anabolizantes, é utilizada para imitar os efeitos dos hormônios sexuais testosterona e diidrotestosterona. Abaixo são fornecidas as fórmulas estruturais do stanozolol e da testosterona.


Considere as seguintes afirmações:

I. O stanozolol possui a fórmula molecular C21H32N2O.

II. Na testosterona estão presentes as funções orgânicas álcool e cetona.

III. Ambas as estruturas podem formar ligações de hidrogênio intermoleculares.

IV. Somente a testosterona apresenta carbonos assimétricos.

V. O stanozolol é um hidrocarboneto de cadeia carbônica heterogênea e mista.

Estão corretas, somente,

A
I, II e V.
B
II, III e IV.
C
III, IV e V.
D
I, II e III.
E
I, III e V.