Considere o trecho de O Cortiço, de Aluísio Azevedo.
No texto, os pensamentos da personagem
Considere o trecho de O Cortiço, de Aluísio Azevedo.
No texto, os pensamentos da personagem
No texto, os pensamentos da personagem
A
recuperam o princípio da prosa naturalista, que condena os assuntos repulsivos e bestiais, sem amparo nas teorias científicas, ligados ao homem que põe em primeiro plano seus instintos animalescos.
B
elucidam o princípio do determinismo presente na prosa naturalista, revelando os homens e as mulheres cons-ientes dos seus instintos em função do meio em que vivem e, sobretudo, capazes de controlá-los.
C
trazem uma crítica aos aspectos animalescos próprios do homem, mas, por outro lado, revelam uma forma de Pombinha submeter a muitos deles para obter vantagens: eis aí um princípio do Realismo rechaçado no Naturalismo.
D
constroem uma visão de mundo e do homem idealizada, o que, em certa medida, afronta o referencial em que se baseia a prosa naturalista, que define o homem como fruto do meio, marcado pelo apelo dos seus sentidos.
E
consubstanciam a concepção naturalista de que o homem é um animal, preso aos instintos e, no que dizem respeito à sexualidade, vê-se que Pombinha considera a mulher superior ao homem, e esse conhecimento é uma forma de se obterem vantagens.