Questõesde UEAP sobre Português

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UEAP 2009 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Em saCo de frasES, o narrador questiona-se quanto ao antigo modo de vida da cidade de Macapá e também quanto ao modo de ser de sua gente. De acordo com o trecho do texto que vem a seguir, e a obra a qual ele pertence, este narrador:


“Hoje, quando percorro pelo antigo local da lixeira, sempre espero que o vento deixe pousar na minha frente uma daquelas frases escritas para que eu possa queimá-la, e assim extirpar do universo mais um preconceito que eu não deveria ter dito na caminhada da vida” (saCo de frasES - Fernando Canto)

A
Alterna o relato de fatos importantes do passado com uma reflexão desses fatos no presente.
B
Constrói a narrativa a partir da personagem, uma freira, que marcou de forma significativa a sua infância.
C
Relata as histórias e as aspirações de pessoas de várias regiões do Brasil que imigraram para Macapá.
D
Volta-se para o drama social vivenciados pelos negros que foram morar no bairro do Laguinho.
E
Relembra o passado e descreve sua cidade natal a partir da construção da Fortaleza de São José.
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UEAP 2009 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Os Estatutos do Homem, de Thiago de Melo aborda uma temática universal, tendo sido traduzido para vários países. Sobre o fragmento Artigo Final, que vem a seguir, marque a alternativa que melhor expressa a idealização da liberdade.


Artigo Final


Fica proibido o uso da palavra liberdade,

a qual será suprimida dos dicionários

e do pântano enganoso das bocas.

A partir deste instante

a liberdade será algo vivo e transparente

como um fogo ou um rio,

e a sua morada será sempre

o coração do homem.


A
A palavra liberdade seria suprimida dos dicionários e, conseqüentemente, também da vida dos homens.
B
A palavra será suprimida dos dicionários e de qualquer outro meio de propagação da mesma.
C
Não será mais necessário um termo para designar a palavra liberdade, posto que é algo intrínseco à natureza humana.
D
A palavra liberdade será suprimida dos dicionários, mas não do pântano enganoso das bocas e, nela viverá.
E
A palavra sairá dos dicionários, pois é algo inacessível aos homens.
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UEAP 2009 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Amor sem limite (fragmento)


Quando a gente ama alguém de verdade

Esse amor não se esquece

O tempo passa, tudo passa, mas no peito

O amor permanece

E qualquer minuto longe é demais

A saudade atormenta

Mas qualquer minuto perto é bom demais

O amor só aumenta.


Vivo por ela

Ninguém duvida

Porque ela é tudo

Na minha vida.


(Roberto Carlos e Erasmo Carlos)


Esta canção de Roberto e Erasmo Carlos situa a mulher num plano superior, de certa forma idealizada, e reserva ao eu-poético masculino a vassalagem amorosa. Desta forma, no cenário da poética medieval da literatura portuguesa, caracterizase a mulher nas cantigas de:

A
Amigo.
B
Maldizer.
C
Escárnio.
D
Amor.
E
Amigo e amor.
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UEAP 2009 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Sobre o romance O Tronco do Ipê, de José de Alencar, considere as afirmações abaixo:


I. O cenário principal acontece na fazenda de Nossa Senhora do Boqueirão, com a presença constante da casa-grande e da senzala.

II. O tema central é a ascensão e decadência do Barão Joaquim de Freitas, dono da fazenda Nossa Senhora do Boqueirão.

III. É narrado em terceira pessoa, através do personagem pai Benedito, que tudo vê, tudo sabe, tudo presencia.


Assinale a alternativa correta.

A
I, II, III estão corretas.
B
Apenas II está correta.
C
Apenas III está correta.
D
Apenas I está correta.
E
Apenas I e III estão corretas.
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UEAP 2009 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Considerando que a narrativa do livro Capitães da Areia, de Jorge Amado está organizada em três partes, assinale a alternativa correta.

A
A primeira parte trata da desintegração do bando, dos principais líderes; a segunda segue com o relato da história de amor que surge quando Dora torna-se a primeira “capitã da areia” e, finalmente, na terceira parte o autor traça o perfil dos meninos que compõe o bando.
B
A narrativa começa com a apresentação dos meninos, segue com Dora, a “capitã da areia”; e termina com a desintegração do bando e seus destinos.
C
A primeira parte sobre Pedro Bala, o líder; a segunda sobre Volta Seca, que é afilhado de Lampião e sonha em tornar-se cangaceiro; e, a terceira sobre o Professor, menino muito talentoso que lê e desenha.
D
A primeira parte revela a indignação do narrador diante da tomada da cidade da Bahia pelos meninos de rua; a segunda marca a perplexidade de se ver uma menina fazendo parte do bando; a terceira trata do relato impiedoso do trágico e inevitável destino dos meninos do bando.
E
Nas três partes, a narrativa apresenta apenas, os problemas enfrentados pelos meninos que vivem no cais da Bahia, sem, contudo, fazer referência aos maus tratos sofridos por eles.
7ef80a39-e7
UEAP 2009 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

A instabilidade das cousas do mundo


Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.

Porém se acaba o Sol, por que nascia?
Se é tão formosa a Luz, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?

Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza,
Na formosura não se dê constância,
E na alegria sinta-se tristeza.

Começa o mundo enfim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza
A firmeza somente na inconstância.

(Gregório de Matos)

Considere as afirmações sobre o poema:


I. O autor utiliza o Sol, a beleza e a alegria para ilustrar a efemeridade da vida;

II. O poeta afirma que a única coisa firme é o fato de nada ser constante;

III. O autor utiliza um paradoxo na última estrofe, o que não é próprio da estética Barroca;

IV. O acúmulo de antíteses e a estrutura interrogativa são recursos estilísticos utilizados pelo autor para sustentar sua argumentação.


Assinale a alternativa correta.

A
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
B
Apenas as afirmativas II, III, IV estão corretas.
C
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
D
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
E
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
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UEAP 2009 - Português - Interpretação de Textos, Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Em relação ao sentido do vocábulo mal-escrito (L.1), empregado no texto, é possível afirmar que:


A
O termo assinala uma atitude preconceituosa do autor, em relação à construção de textos eletrônicos utilizados por grande parte da população.
B
O mesmo caracteriza um desvio da norma culta, freqüentemente presente em e-mails.
C
O autor, ao utilizar o referido vocábulo, quis chamar a atenção do leitor para o uso de regionalismos e de termos obscenos que caracterizam, na maioria das vezes, os textos que circulam na internet.
D
A sua utilização caracteriza, freqüentemente, e-mails com conteúdos pouco interessantes e desrespeitosos, na opinião do autor.
E
O sentido do termo mal-escrito faz referência tanto aos aspectos morfossintáticos quanto aos aspectos semânticos na construção do texto.
7ee6c4f6-e7
UEAP 2009 - Português - Interpretação de Textos, Funções da Linguagem: emotiva, apelativa, referencial, metalinguística, fática e poética.

Para produzir o texto em questão, o autor apropriou-se, predominantemente, da função:


A
referencial.
B
expressiva.
C
conativa.
D
fática.
E
metalingüística.
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UEAP 2009 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Que fragmento do texto comprova que um e-mail mal-escrito pode se tornar “uma arma” contra o seu próprio autor?


A
“...40% dos entrevistados perdem até meia hora diária...”(L.2-3).
B
“...80% dos que trabalham em escritórios americanos acreditam que a habilidade de escrever com correção é importantíssima para o desempenho no trabalho.”(L.4 a 6).
C
”... 63% dos entrevistados daquele país passam até três horas diárias enviando mensagens pelo computador...”(L.6 a 8).
D
“...o mesmo tempo gasto todo dia para a leitura de mensagens, por 65% dos americanos.”(L.8-9).
E
“...uma mensagem desrespeitosa provocou até demissão por justa causa.”(L.11-12).
7edda727-e7
UEAP 2009 - Português - Interpretação de Textos, Gêneros Textuais, Tipologia Textual, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

I. Há predominância da linguagem no seu registro formal.

II. O autor mescla, de forma eqüitativa, o registro formal e o registro informal da linguagem.

III. Por ser um texto de cunho jornalístico, ele foi escrito, totalmente, levando em consideração o registro formal da linguagem.

IV. De maneira geral, o uso de termos em inglês (Information Mapping) e alguns termos do registro informal da língua, em nada comprometem o caráter prioritariamente formal do texto.


Assinale a alternativa correta.


A
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
B
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
C
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
D
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
E
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
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UEAP 2009 - Português - Interpretação de Textos, Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia

Que outro vocábulo, sem alteração de sentido, substitui, nesse contexto, a palavra delicadezas (L.15)?


A
Gentilezas.
B
Deferências.
C
Desrespeitos.
D
Assédios.
E
Sutilezas.
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UEAP 2009 - Português - Uso das aspas, Pontuação

Com base no texto, que alternativa melhor justifica o emprego das aspas em “delicadezas”(L.15) e “Cachorrão 17 cm”(L.16)?


A
As aspas servem para mostrar que as duas palavras em destaque são as mais importantes do texto, pois, partindo delas, o leitor constrói, nesse contexto, todo o significado do texto.
B
Na palavra delicadezas, as aspas foram utilizadas com o objetivo de expressar a ironia do autor. Já em Cachorrão 17 cm, foram utilizadas com o objetivo de mostrar que o termo não condiz, neste contexto, com o registro de linguagem utilizado pelo autor.
C
Em delicadezas as aspas foram utilizadas com o intuito de realçar o termo. Já em Cachorrão 17 cm, foram utilizadas para reiterar o sentido do termo.
D
Nos dois casos, as aspas foram utilizadas para destacar, no texto, a fala do autor.
E
Tanto no caso de delicadezas, quanto no caso de Cachorrão 17 cm, as aspas foram utilizadas para exemplificar a linguagem vulgar dos e-mails.
7ed3a061-e7
UEAP 2009 - Português - Interpretação de Textos, Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia, Coesão e coerência, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Tomando por base o texto, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta.


A
Os vocábulos Afinal (L.6) e Segundo (L.4), preservando suas similaridades semânticas e fazendo as devidas adaptações, podem ser substituídos, respectivamente, por Em conclusão e Quiçá.
B
No primeiro parágrafo do texto, a relação predominante entre as orações que o compõem é de equivalência.
C
O termo Afinal (L.6) estabelece relação de conclusão em relação à idéia anterior.
D
Acerca da construção do texto no trecho compreendido entre as linhas 6 e 9, pode-se afirmar que o uso de informações estatísticas evidencia o caráter estilístico, indicando o uso alegórico dessas expressões.
E
As expressões pouco eficiente (L.4) e por justa causa (L.11-12), neste contexto, referem-se, respectivamente, aos termos forma (L.3) e demissão (L.11), restringindo seus sentidos.
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UEAP 2009 - Português - Interpretação de Textos, Estrutura das Palavras: Radical, Desinência, Prefixo e Sufixo, Funções morfossintáticas da palavra QUE, Formação das Palavras: Composição, Derivação, Hibridismo, Onomatopeia e Abreviação, Coesão e coerência, Morfologia, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Com base no texto e em seus conhecimentos sobre morfossintaxe, analise as proposições abaixo, assinalando a alternativa correta.


A
As palavras desleixada (L.3), desempenho (L.6) e desrespeitosa (L.11), por apresentarem o mesmo processo de formação lingüística, foram utilizadas com o objetivo de atribuir uma qualidade, delimitando o sentido dos vocábulos forma (L.3), importantíssima (L.6) e mensagem (L.11), respectivamente.
B
O vocábulo os, nas ocorrências em destaque nos fragmentos “... 40% dos entrevistados perdem até meia hora...”(L.2-3) e “...80% dos que trabalham em escritórios...”(L.4), se equivalem morfologicamente.
C
Os termos e-mails (L.1), mal-escrito (L.1) e ex-auxiliar(L.13), do ponto de vista da morfologia, pertencem ao paradigma das palavras compostas por justaposição.
D
O vocábulo que, nas ocorrências em destaque nos fragmentos “...Information Mapping revelou que 40% dos...”(L.2); “...80% dos que trabalham em escritórios...”(L.4) e “...acreditam que a habilidade de escrever...”(L.5), funciona como conjunção subordinativa, pronome relativo e conjunção subordinativa, respectivamente.
E
O termo em destaque no fragmento “...as mensagens enviadas por ele a colegas...”(L.15) é um vocábulo que, anaforicamente, substitui os termos em destaque no seguinte fragmento “...2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região...” (L.12).
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UEAP 2009, UEAP 2009 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Sobre o texto O Faz-Pé, de Rui Guilherme, é correto afirmar:

A
O tempo é predominantemente psicológico, pois o clímax da narrativa acontece em um sonho de um dos personagens.
B
A temática central do texto, que aborda a situação do caboclo e do índio nos interiores inóspitos da Amazônia, é regionalista.
C
O foco narrativo está em terceira pessoa.
D
O personagem Faz-Pé e o narrador têm visões divergentes sobre Deus e religião, um expressando ateísmo e outro manifestando sentimento religioso.
E
A disputa do personagem com Deus pode ser lida como uma metáfora do embate entre ciência e religião, marcado atualmente por discussões polêmicas como a relacionada às células-tronco.
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UEAP 2009, UEAP 2009 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Tomando por base o sentido do texto, julgue as proposições abaixo e assinale a alternativa que contém a opção correta.

I- Há, no texto, dois pontos de vista antagônicos. Um que afirma ser a inveja um sentimento negativo e, como tal, gerador de competitividade e cobiça. Outro que alega ser a inveja um sentimento positivo, desde que não prejudique ninguém e que sirva para o crescimento pessoal. Patrícia Affonso, com base em Cida Medeiros e Priscila Araújo, defende o primeiro em detrimento do segundo.

II- A autora do texto afirma que a inveja é parte inerente de todo ser humano. Sendo assim, podemos inferir, a partir de considerações da própria autora, que a “inveja boa” deve ser desenvolvida, ao passo que a “inveja má” tem de ser repelida.

III- Segundo o texto, é uma unanimidade acreditar que, se soubermos dosar, a inveja pode vir a se tornar uma ferramenta para o crescimento, uma vez que ela é estímulo para se buscar aquilo que desejamos ter ou ser.

IV- Inveja boa e inveja criativa, no texto, são expressões sinônimas. Assim, a inveja boa (ou inveja criativa) serve para dar início a uma série de atitudes benéficas. Ela é como o combustível que nos faz ir atrás de nossos objetivos, desde que não prejudique outras pessoas.


A
Apenas I e II estão corretas.
B
Apenas III e IV estão corretas.
C
Apenas II e IV estão corretas.
D
Apenas I, III e IV estão corretas.
E
Todas as proposições estão corretas.
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UEAP 2009, UEAP 2009 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Leia o trecho abaixo e assinale a alternativa correta:

"De repente, vi minha pessoa num brejal, a cem braças do recinto da onça, nadando em minha infância nado de cachorrinho. E na segurança de umas tábuas e paus-de-mangue, fui ancorar a barba, espingarda a salvo para o que desse e viesse. [...] E andava eu nessas minudências, quando vi sair, do atrás de um panelão de formiga, aquele tiro sem pai. A pintada, que não esperava chumbo, pulou em modos de voar de imediato e caiu nos estrebuchos da agonia. Avivei a atenção para descobrir Barbirato e quem apareceu, no encaracolado da fumaça, foi o molecote pegador de papa-capim e caboclinho que vez por outra pernoitava no Sobradinho. Veio fagueiro, espingarda no ombro, sem medir consequência. Soltei do banhado meu grito de aviso:

― Afasta! Afasta!

E em dois pulos larguei a água em hora de correr o moleque na ponta da botina, tarefa de que só abri mão ao ver o desmiolado em distância segura, sem risco de vida. Como arremate, parado junto de uns pés de guriri, ainda esbravejei:

― Sujeito sem tino! Cuida que onça é gato de borralho.

Então, voltando atrás, passei ao ouvido da pintada toda a munição do meu paude-fogo que nem a água do brejo teve força de emperrar. Quebrada a jura por um, quebrada por mil. E, mais alto do que o estrondo do tiro, berrei eu:

― Conheceu, papuda!"

(José Cândido de Carvalho. O coronel e o lobisomem. José Olympio Editora: 41ª ed., p. 60-61)

A
A passagem acima é ilustrativa da bravura exemplar do coronel, que não demonstrava medo nem covardia diante dos mais variados perigos, desde cobras até lobisomens.
B
O foco narrativo está em terceira pessoa.
C
Trata-se de um romance-de-personagem, já que o cerne está nas peripécias vividas pelo personagem protagonista José Ponciano de Azeredo Furtado.
D
A linguagem é acentuadamente regionalista, reproduzindo fielmente a fala sertaneja.
E
Descreve tipos de várias regiões do Brasil, em especial da Amazônia.
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UEAP 2009, UEAP 2009 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

TEXTO III


O filhinho diz à mãe que chegou de viagem:

- Eu dormiu com o papai ontem.

A empregada o corrige:

- Eu dormi com o papai.

O menino responde:

- Só se foi depois que eu peguei no sono.


(Sírio Possenti. In: Humores da língua. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998, p. 145)



O texto acima apresenta um duplo efeito de sentido, em conseqüência: 

A
da ratificação feita ao final do texto.
B
da primeira fala do filho.
C
do silêncio do pai.
D
da atitude da mãe ao se dirigir ao filho.
E
da correção feita à fala da criança.