Questõesde MACKENZIE sobre Português

1
1
Foram encontradas 111 questões
cb51ea35-02
MACKENZIE 2019 - Português - Interpretação de Textos, Gêneros Textuais

A respeito do gênero literário crônica, indique a alternativa correta.

Texto para a questão



A
Cidade, relações de trabalho e comportamentos cotidianos, três temáticas presentes no trecho de “Vergonha de viver”, revelam-se como invenções originais de Lispector, pois aparecem pouco nas crônicas brasileiras como um todo.
B
Há pouquíssima conexão da crônica com o jornalismo e a consolidação da imprensa, pois sua origem remete aos imemoriais contos mitológicos compartilhados pelas sociedades primitivas ao longo dos séculos.
C
Linguagem especializada, jargões técnicos e densidade teórica: essas são típicas características de uma crônica. Tais características são observáveis em profusão na crônica de Lispector intitulada “Vergonha de viver”.
D
“Crônica” é sinônimo para “conto”, haja vista serem os dois gêneros literários narrativas curtas focadas na criação de tensão no enredo e no desenvolvimento de problemas sociais e psicológicos de personagens.
E
Apesar de ter surgido no século XIX, a crônica, ao longo do século XX e agora no século XXI, mantém suas principais características até hoje: brevidade, interesse pelos fatos do cotidiano e acessível comunicabilidade.
cb42e428-02
MACKENZIE 2019 - Português - Interpretação de Textos, Figuras de Linguagem, Morfologia - Verbos, Tipologia Textual, Flexão verbal de modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a alternativa correta.

Texto para a questão



A
Está presente no texto o desenvolvimento de um enredo que parte de uma situação inicial e atinge um clímax, aspecto comum aos textos narrativos.
B
É predominante no texto seu aspecto descritivo, evidenciado pela constante enumeração de elementos que diferenciam a máquina do homem.
C
O emprego de figuras de linguagem como a personificação enfatizam o tipo textual como predominantemente narrativo.
D
Aspectos como verbos no imperativo e frases que indicam procedimentos a serem seguidos contribuem para a caracterização do texto como injuntivo.
E
O desenvolvimento de uma ideia central e a articulação de argumentos a sustentar esse posicionamento conferem ao texto um teor argumentativo.
cb3d3b9b-02
MACKENZIE 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Depreende-se corretamente do texto que:

Texto para a questão



A
num futuro próximo será possível observar computadores se comportando exatamente como os humanos.
B
os estudos sobre linguagem artificial podem auxiliar a humanidade na resolução de várias questões e também contribuir para que saibamos mais sobre a própria linguagem e a mente humana.
C
os processos mentais são em tudo equivalentes aos procedimentos lógicos que operam na linguagem artificial e na programação dos computadores.
D
o desenvolvimento das linguagens artificiais fará com que num futuro próximo as atividades humanas poderão ser realizadas de forma independente pelas máquinas, sem qualquer relação com um programador humano.
E
os computadores podem ser o dispositivo que num futuro próximo evidencie para toda a humanidade a essência do homem apenas como uma máquina.
cb45b5a9-02
MACKENZIE 2019 - Português - Interpretação de Textos, Uso dos conectivos, Sintaxe, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a alternativa INCORRETA sobre o texto.

Texto para a questão



A
A forma verbal simular (linha 07) evidencia o posicionamento argumentativo que sustenta não ser possível linguagem artificial sem a participação do elemento humano.
B
O fragmento mesmo que o homem conseguisse (linha 01) apresenta marcas linguísticas que reforçam o argumento central de que a linguagem artificial depende da linguagem humana.
C
O fragmento e não as ferragens (linha 06) reforça a ideia defendida no texto de que a linguagem artificial depende do cérebro e da mente humanos.
D
A expressão no entanto (linha 20) introduz posicionamento argumentativo contrário ao que se vinha afirmando em todo o texto.
E
A palavra todos (linha 21) contribui para reforçar a tese principal defendida ao longo do texto a respeito da dependência da linguagem artificial em relação ao trabalho intelectual humano.
cb4ec4ed-02
MACKENZIE 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a alternativa correta.

Texto para a questão



A
A condenação, por parte da autora, do comportamento da timidez transforma “Vergonha de viver” em uma das mais contundentes e ácidas crônicas escritas pela autora de Felicidade clandestina.
B
Não há marcas de empatia, no texto, da autora para com as pessoas as quais ela classifica como “tímidos”, configurando, por conseguinte, um acentuado distanciamento entre a cronista e o tema sobre o qual escreveu.
C
Nos três parágrafos do trecho escolhido de “Vergonha de viver” é facilmente encontrável a intensa experiência epifânica, cuja presença desarticula o eixo sintático-semântico da crônica, assim como o equilíbrio racionalista da autora.
D
Ao citar um conhecido verso, de autoria do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector escolhe filiar-se a pressupostos estéticos vinculados a uma tradição neoparnasiana na prosa.
E
Em “Vergonha de viver”, Clarice Lispector escolhe comentar sobre fatos da vida cotidiana tomando como ponto de partida um tipo social cujo comportamento é centrado na timidez.
cb401137-02
MACKENZIE 2019 - Português - Interpretação de Textos, Funções da Linguagem: emotiva, apelativa, referencial, metalinguística, fática e poética.

Sobre o texto é correto afirmar que a função da linguagem predominante é a:

Texto para a questão



A
poética.
B
referencial.
C
metalinguística.
D
emotiva.
E
fática.
cb486713-02
MACKENZIE 2019 - Português - Interpretação de Textos, Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia

Assinale a alternativa que indica a relação sinonímica correta, tendo em vista o emprego das palavras no texto.

Texto para a questão



A
implicaria (linha 03) = negaria
B
ferragens (linha 06) = relações
C
enfatizar (linha 12) = antecipar
D
face (linha 16) = igual
E
explanatório (linha 16) = esclarecedor
cb4bc260-02
MACKENZIE 2019 - Português - Interpretação de Textos, Morfologia - Verbos, Pronomes demonstrativos, Flexão verbal de tempo (presente, pretérito, futuro), Coesão e coerência, Flexão verbal de modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Morfologia - Pronomes

Considere as seguintes afirmações sobre o texto.

I. O pronome isso (linha 03) refere-se ao que é afirmado anteriormente.
II. A forma verbal sustentariam (linha 08) apresenta um tempo que denota ideia de possibilidade, de algo possível, mas não efetivamente certo.
III. A partícula si (linha 13) refere-se à expressão inteligência artificial.

Assinale a alternativa correta.

Texto para a questão



A
Apenas a afirmação I está correta.
B
Apenas a afirmação II está correta.
C
Apenas a afirmação III está correta.
D
Todas as afirmações estão corretas.
E
Nenhuma das afirmações está correta.
6b268aaa-01
MACKENZIE 2019 - Português - Flexão verbal de número (singular, plural), Interpretação de Textos, Flexão verbal de pessoa (1ª, 2ª, 3ª pessoa), Adjetivos, Morfologia - Verbos, Flexão verbal de tempo (presente, pretérito, futuro), Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia, Morfologia, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a alternativa correta.

Texto para a questão.


A
O tempo verbal em acontece (linha 12) denota a ideia de uma ação realizada exclusivamente no momento em que a expressão foi empregada no texto.
B
O emprego da 1a. pessoa do plural no segundo parágrafo indica que o autor faz referência exclusivamente a ele e a seus editores.
C
Particulares e coletivos (linhas 13-14) são adjetivos que denotam o mesmo significado. Por essa semelhança, são empregados como sinônimos no texto.
D
Simples (linha 20) pode ter sua posição alterada para “enunciado linguístico simples” sem que isso implique mudança de sentido para o fragmento textual.
E
A forma verbal poderia (linha 19) indica posicionamento assumido como consequência de um outro afirmado no período imediatamente anterior.
6b22e7d0-01
MACKENZIE 2019 - Português - Interpretação de Textos, Uso dos conectivos, Artigos, Pronomes relativos, Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia, Sintaxe, Concordância verbal, Concordância nominal, Pontuação, Morfologia, Uso da Vírgula, Morfologia - Pronomes

Assinale a alternativa correta

Texto para a questão.


A
É opcional o uso de vírgula antes do pronome relativo que na linha 03.
B
A expressão por exemplo (linha 05) deve obrigatoriamente vir separada por vírgulas.
C
Os artigos definidos masculinos nas linhas 07 e 08 apresentam como função refererir-se anaforicamente ao termo participantes, anteriormente utilizado.
D
A concordância em só podem ser (linha 09) apresenta outra possibilidade de realização como “só podem serem”, de acordo com as regras da norma culta.
E
As expressões na verdade (linha 08) e no entanto (linha 12) são sinônimas, pois denotam o mesmo sentido no contexto em que são empregadas no texto.
6b1f0ac0-01
MACKENZIE 2019 - Português - Interpretação de Textos, Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia

Assinale a alternativa que indica a relação sinonímica INCORRETA, tendo em vista o emprego das palavras no texto.

Texto para a questão.


A
se engajar (linha 06) = participar voluntariamente
B
complementares (linha 07) = excedentes
C
distintos (linha 07) = diferentes
D
volição (linha 09) = decisão
E
despretensiosa (linha 13) = simples
6b17cd73-01
MACKENZIE 2019 - Português - Interpretação de Textos, Figuras de Linguagem, Funções da Linguagem: emotiva, apelativa, referencial, metalinguística, fática e poética., Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Sobre o texto é correto afirmar que:

Texto para a questão.


A
a linguagem adotada explora uma série de referências históricas, explicitamente citadas ao longo do texto.
B
a predominância da linguagem poética evidencia a exploração das figuras de linguagem metafóricas e metonímicas ao longo de todo o texto.
C
o uso de marcas conativas, como as perguntas retóricas, conferem ao texto um forte apelo ao leitor para que este se posicione diante do que é afirmado.
D
o autor procurou se aproximar do leitor jovem ao utilizar uma linguagem que reproduz exatamente aquela utilizada em situações extremamente informais.
E
o predomínio de uma linguagem formal e objetiva apela para a referencialidade ao explorar o tema de forma didática e acessível ao leitor.
6b1bc137-01
MACKENZIE 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a alternativa correta sobre o texto

Texto para a questão.


A
Há no texto o desenvolvimento de uma tese central: a defesa da ideia de que o comportamento humano é orientado pelo reconhecimento de intenções.
B
O exemplo das crianças dado no texto enfraquece a tese de que a essência do comportamento humano é permeado de identificação e compartilhamento.
C
A referência ao processo comunicativo contribui para que outro ponto de vista se instaure no texto, anulando o desenvolvimento de uma tese central.
D
O primeiro período do texto apresenta ideia que será combatida pelo desenvolvimento da tese central desenvolvida e defendida.
E
A principal linha de argumentação do texto se apoia em um argumento de autoridade explicitamente referenciado.
6b2a55be-01
MACKENZIE 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a alternativa correta.

O trecho abaixo é um fragmento do capítulo de abertura do romance Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.

A
Ao afirmar que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor (linhas 05-06), o narrador do romance incorre em um jogo retórico, pois o personagem Brás Cubas está somente “morto” em termos metafóricos.
B
Em Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte (linhas 01-03), identifica-se a marca de construção de uma linguagem metalinguística e autorreflexiva.
C
Em Bom e fiel amigo! Não, não me arrependo das vinte apólices que lhe deixei (linhas 25-26), encontra-se uma eloquente defesa do clássico tema das amizades desinteressadas na literatura.
D
Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado a humanidade (linhas 18-20): essa fala descreve com exatidão o desenvolvimento da personagem Brás Cubas ao longo do romance.
E
No trecho é possível que o leitor me não creia, e todavia é verdade. Vou expor-lhe sumariamente o caso. Julgue-o por si mesmo (linhas 28-29), observa-se o estabelecimento de um diálogo com o leitor, recurso muito raro na prosa machadiana.
6b101098-01
MACKENZIE 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Depreende-se corretamente da leitura do texto que:

Texto para a questão.


A
o desenvolvimento da empatia entre crianças é fundamental na prevenção de problemas psicológicos por evidenciar falta de compartilhamento de intenções.
B
a comunicação humana prescinde da percepção e do compartilhamento de intenções entre os falantes.
C
é da natureza humana a percepção de intenções pessoais e coletivas, uma vez que esta é que estabelece elementos necessários para as trocas sociais.
D
há um comportamento pretensioso desde a infância no reconhecimento das intenções alheias com o objetivo de se destacar em uma interação social.
E
a capacidade de discernir as intenções dos outros em sociedade é uma qualidade que deve ser adquirida durante a formação educacional formalizada.
e89c506b-dd
MACKENZIE 2012 - Português - Interpretação de Textos, Figuras de Linguagem, Morfologia - Verbos, Flexão verbal de tempo (presente, pretérito, futuro), Pronomes pessoais oblíquos, Coesão e coerência, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Morfologia - Pronomes

Assinale a alternativa INCORRETA



A
Em disse-lho (linha 07) temos uma forma arcaica com o mesmo sentido de “disse a ele”.
B
A forma verbal vivera (linha 02) é prova de que o tempo do relato não coincide com o tempo da história.
C
A expressão não bonita nem simpática (linhas 05 e 06) pode ser lida como um eufemismo, assim como em “De fato, ele não gosta muito de trabalhar.”
D
A expressão em tempos remotos (linha 01) pode ser corretamente substituída por “há muito tempo”.
E
A palavra assim (linha 10), elemento de coesão, estabelece relação conclusiva entre as orações a que se refere.
e8881d26-dd
MACKENZIE 2012 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

A leitura do texto I confirma que:

A
o eu lírico expressa sua particular percepção do som inebriante de uma orquestra de vozes harmoniosas, como prova o uso da expressão dolência velada das sonatas (v.3). 
B
o poeta expressa subjetivamente a impressão que lhe causava o som da voz do interlocutor, conforme se pode compreender da leitura do verso 2.  
C
o autor descreve com metáforas sombrias o cantar melancólico de sua musa, por isso afirma, no verso 8, que Tanta harmonia melancolizava.
D
o eu lírico tem uma visão idealizada da falecida amada; daí o uso do verbo no passado imperfeito (deliciava, perfumava etc.). 
E
o autor narra o envolvimento amoroso que marcou sua vida – som da tua voz deliciava…(v.2) – e, ao mesmo tempo, lamenta, no verso 8, a perda da mulher amada.
e88f75a4-dd
MACKENZIE 2012 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Considerados os seus principais traços estilísticos, o texto I exemplifica:

A
uma tendência estética da primeira metade do século XIX que valoriza a assimetria da forma e a temática espiritualista.
B
aspectos importantes da arte parnasiana: o apuro formal preconizado pelo ideal da arte pela arte e a impassibilidade.
C
o modo pelo qual a literatura do final do século XIX reaproveita, de modo original, uma forma poética da tradição.
D
a estética clássico-renascentista, em que se destaca a regularidade métrica e a contenção emotiva.
E
preceitos estéticos que caracterizaram o Modernismo brasileiro, em especial a musicalidade e a valorização da percepção sensorial.
e88bba23-dd
MACKENZIE 2012 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

A proposta estética expressa no texto II realiza-se em I por meio dos seguintes expedientes estilísticos, EXCETO:

A
recorrência de sons vocálicos e consonantais.
B
metáforas que sugerem volatilidade.
C
léxico requintado.
D
sinestesias.
E
rupturas sintáticas.
e884e0db-dd
MACKENZIE 2012 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Da leitura dos textos infere-se corretamente que:

A
assim como os egípcios e os sacerdotes astecas pensavam, o coração funciona apenas para bombear sangue para outros órgãos do corpo humano, possibilitando a circulação de hormônios como a adrenalina.
B
o peso do coração deve-se ao fato de ele ser um músculo oco e muito leve que, na verdade, apresenta como funções vitais relacionar-se com o cérebro, na articulação do pensamento e da cognição humana.
C
é impossível provar com evidências que o coração relaciona-se com o estado emocional dos indivíduos, sendo sua função primordial o controle de um hormônio chamado de adrenalina.
D
a variação do tamanho do coração deve-se ao fato de que seu peso está relacionado à quantidade de adrenalina que o corpo humano produz, dependendo do estado emocional do indivíduo. 
E
ao contrário da imagem poética e dos saberes antigos, a visão contemporânea sobre o coração está predominantemente vinculada a descobertas científicas sobre o funcionamento do corpo humano.