Questõesde IF Sul Rio-Grandense 2017 sobre Português

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Foram encontradas 40 questões
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IF Sul Rio-Grandense 2017 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Analise a tira a seguir.



In: Folha de São Paulo. Disponível em:<http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/cartum/cartunsdiarios/?cmpid=menutopo#21/3/2017>. Acesso em 21 mar. 2017.

A partir da leitura e da compreensão do texto, afirma-se que o

A
sentido do verbo que está no gerúndio é o mesmo nas três situações representadas.
B
verbo principal foi empregado no sentido denotativo nas três situações representadas.
C
verbo matar representa três situações diferentes que são vivenciadas pelas personagens.
D
verbo principal deve ser entendido em sentido conotativo nas três situações ilustradas.
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IF Sul Rio-Grandense 2017 - Português - Regência, Sintaxe

Quanto à regência verbo-nominal, qual é a alternativa INCORRETA?

Disponível em:<http://istoe.com.br/o-acesso-educacao-e-o-ponto-de-partida/> . Acesso em: 20 març. 2017)

A
A expressão à Educação, que complementa o substantivo acesso, presente no título do texto e nas linhas 9 e 30, constitui um caso de regência nominal.
B
O verbo incluir (linha 19) é bitransitivo, sendo o pronome los o objeto direto e a expressão no mundo do trabalho o objeto indireto.
C
O pronome oblíquo los (linha 18) possui a função sintática de objeto direto e retoma a expressão 5,3 milhões de jovens de 18 a 24 anos que nem estudam e nem trabalham.
D
A expressão importantes desafios (linha 11) desempenha a função sintática de objeto indireto do verbo haver.
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IF Sul Rio-Grandense 2017 - Português - Sintaxe, Concordância verbal, Concordância nominal

Se a palavra desafio (linha 23) fosse flexionada no plural, quantas mais alterações seriam necessárias na frase para manter a correção sintática?

Disponível em:<http://istoe.com.br/o-acesso-educacao-e-o-ponto-de-partida/> . Acesso em: 20 març. 2017)

A
Uma.
B
Duas.
C
Três.
D
Quatro.
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IF Sul Rio-Grandense 2017 - Português - Uso do ponto, do ponto de exclamação e do ponto de interrogação, Uso dos dois-pontos, Pontuação, Uso da Vírgula

Em relação ao emprego dos sinais de pontuação, a informação correta está em que

Disponível em:<http://istoe.com.br/o-acesso-educacao-e-o-ponto-de-partida/> . Acesso em: 20 març. 2017)

A
a vírgula presente na linha 11 poderia ser substituída por um ponto-final sem prejudicar a correção sintática.
B
a expressão por um lado (linha 12) deveria estar isolada por vírgulas, a fim de estabelecer a correção gramatical.
C
os dois-pontos presentes na linha 17 têm por função introduzir uma expressão de caráter enumerativo.
D
as vírgulas que isolam a expressão segundo os especialistas (linha 20) poderiam ser retiradas sem alterar a correção linguística.
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IF Sul Rio-Grandense 2017 - Português - Ortografia, Acentuação Gráfica: Proparoxítonas, Paraxítonas, Oxítonas e Hiatos

A sequência de palavras cuja acentuação gráfica se justifica pela mesma regra é

A
além, médio e há.
B
referência, econômico e análise.
C
país, além e também.
D
bônus, própria e nível.
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IF Sul Rio-Grandense 2017 - Português - Interpretação de Textos, Morfologia - Verbos, Pronomes demonstrativos, Flexão verbal de tempo (presente, pretérito, futuro), Coesão e coerência, Uso das aspas, Sintaxe, Concordância verbal, Concordância nominal, Flexão verbal de modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), Pontuação, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Morfologia - Pronomes

Analise as afirmativas a seguir e julgue-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

( ) A substituição do verbo haver pelo verbo existir (linha 11) acarretaria obrigatoriamente a flexão plural deste último verbo.
( ) O verbo reduzir (linha 31) está conjugado na terceira pessoa do singular do tempo presente do modo subjuntivo.
( ) As aspas empregadas na linha 18 sinalizam que a expressão geração nem-nem foi utilizada em sentido irônico.
( ) O pronome demonstrativo presente na linha 34 retoma o PIB e o IDH do Brasil, mencionados anteriormente.

A sequência correta, de cima para baixo, é

Disponível em:<http://istoe.com.br/o-acesso-educacao-e-o-ponto-de-partida/> . Acesso em: 20 març. 2017)

A
V – V – F – V.
B
V – V – F – F.
C
F – F – V – V.
D
V – F – V – V.
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IF Sul Rio-Grandense 2017 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Analise as afirmativas a seguir.

I. A educação é o investimento que poderá conduzir o Brasil à desejada equiparação entre o PIB e o IDH, resultando numa possível melhoria na classificação do país no ranking mundial.
II. Crianças e jovens com bons índices de aprendizagem escolar podem resultar em benefícios individuais, como a melhoria da qualidade de vida, e sociais, como a diminuição da desigualdade social.
III.O objetivo central do texto é ressaltar a importância do estudo para a formação de uma pessoa e para a composição da renda do trabalhador, implicando salários mais vantajosos.

Estão corretas as afirmativas

Disponível em:<http://istoe.com.br/o-acesso-educacao-e-o-ponto-de-partida/> . Acesso em: 20 març. 2017)

A
I e II, apenas.
B
I e III, apenas.
C
II e III, apenas.
D
I, II e III.
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IF Sul Rio-Grandense 2017 - Português - Interpretação de Textos, Advérbios, Morfologia, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Levando-se em consideração as informações explícitas e as implícitas no texto, o advérbio ainda (linhas 11 e 13) pressupõe, respectivamente, que

Disponível em:<http://istoe.com.br/o-acesso-educacao-e-o-ponto-de-partida/> . Acesso em: 20 març. 2017)

A
os desafios em relação ao direito do acesso à educação brevemente serão solucionados pelo governo e as crianças e os jovens de 4 a 17 anos deveriam estar contemplados pelo atendimento escolar.
B
os desafios em relação ao direito do acesso à educação já deveriam ter sido superados e a universalização do atendimento escolar deveria se estender a crianças e jovens de 4 a 17 anos.
C
o Brasil não alcançou avanços no que diz respeito ao direito do acesso à educação nem à sua universalização, sendo que crianças e jovens estão fora das salas de aula, seja na Educação Infantil ou no ensino médio.
D
os desafios do país em relação ao direito do acesso à educação não foram superados no ensino fundamental e também não houve universalização do acesso à educação infantil nem ao ensino médio.
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IF Sul Rio-Grandense 2017 - Português - Conjunções: Relação de causa e consequência, Morfologia

A locução conjuntiva não obstante (linha 10) e a conjunção portanto (linha 30) introduzem no texto, respectivamente, uma ideia de caráter

Disponível em:<http://istoe.com.br/o-acesso-educacao-e-o-ponto-de-partida/> . Acesso em: 20 març. 2017)

A
concessivo e explicativo.
B
opositivo e explicativo.
C
concessivo e conclusivo.
D
explicativo e conclusivo.
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IF Sul Rio-Grandense 2017 - Português - Há-a, Problemas da língua culta, Crase

Para atender à norma culta, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com

Disponível em:<http://istoe.com.br/o-acesso-educacao-e-o-ponto-de-partida/> . Acesso em: 20 març. 2017)

A
a – há – à – a.
B
há – a – à – há.
C
à – há – a – à.
D
há – a – à – a.
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IF Sul Rio-Grandense 2017 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

A tirinha humorística a seguir representa uma interação entre uma menina, Mafalda, e sua mãe. Nela, está presente a maneira como a criança e o adulto tratam questões como crescer, amadurecer, envelhecer. Leia atentamente a figura, para responder à questão.





Enquanto a mãe de Mafalda faz as unhas, a menina lhe faz perguntas sobre a velhice. Considerando a resposta que Mafalda recebe, só NÃO se pode concluir, no diálogo entre mãe e filha, que

A
ter vaidade é, para Mafalda, uma das formas de preservar a juventude.
B
manter o espírito jovem é uma estratégia para retardar o envelhecimento.
C
há uma relação de sentido entre envelhecer e o espírito precisar de maquiagem.
D
cuidar da aparência física, embelezar-se, é a estratégia principal para não envelhecer.
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IF Sul Rio-Grandense 2017 - Português - Interpretação de Textos, Tipos de Discurso: Direto, Indireto e Indireto Livre

Observe estes trechos destacados do texto.


I. É um lugar que fica no jardim, no buraco de uma árvore e, pasmem, onde mora um coelho de cartola e relógio! (linhas 12 e 13)
II. É lá que ela, lembrando aos poucos de que já os conhecia, encontra velhos amigos que são rápidos em tecer críticas a seu respeito, dizendo, inclusive, que ela é a Alice “errada”. (linhas 14 e 15)
III. Mas é a crítica do Chapeleiro Maluco que a atinge em cheio: você não é a mesma de antes, você era muito mais “muita”, você perdeu sua muiteza. Lá dentro. Falta alguma coisa. (linhas 15 a 17)


Em relação aos tipos de discurso, é correto afirmar que

Texto 1



LHULLIER, Luciana. Onde mora sua muiteza? In: No coração da floresta (blog). 08 out. 2013 (adaptado). Original disponível em: <https://contesdesfee.wordpress.com/page/2/>. Acesso: 05 ago. 2016.


Vocabulário:

Onírico: de sonho e/ou relativo a sonho.

Pantomima: representação teatral baseada na mímica (ou seja, em gestos corporais); por extensão, situação falsa, representação, ilusão, fraude.

Patético: que provoca sentimento de piedade ou tristeza; indivíduo digno da piedade alheia.

A
apenas o trecho I apresenta exemplo de discurso direto.
B
os trechos I e II apresentam exemplos de discurso direto.
C
os trechos II e III apresentam exemplos de discurso indireto.
D
apenas o trecho III apresenta exemplo de discurso direto.
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IF Sul Rio-Grandense 2017 - Português - Interpretação de Textos, Advérbios, Variação Linguística, Coesão e coerência, Morfologia, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Leia os trechos abaixo, retirados do texto. Neles, observa-se a recorrência do advérbio “lá” (sublinhado nos trechos, a seguir), empregado como recurso de coesão.


Para responder à questão, marque (V) para as justificativas verdadeiras e (F) para as falsas, considerando as palavras ou expressões às quais se refere o advérbio “lá”.


( ) [...] Alice seguiu um coelho até sua toca e lá se viu em um espaço totalmente novo. (linhas 5 e 6) – “lá” significa “toca do coelho”
( ) É lá que ela [...] encontra velhos amigos [...]. (linha 14) – “lá” significa “toca do coelho”
( ) [...] você perdeu sua muiteza. dentro. Falta alguma coisa. (linha 17) – “lá” significa “infância”
( ) Talvez tenha sido isso que ela fora até lá buscar. (linha 19) – “lá” significa “infância”
( ) Vagamos pelo mundo com alguma coisa faltando. dentro. (linha 26) – “lá” significa “um espaço dentro de nós”


A sequência correta dessa associação, de cima para baixo, é

Texto 1



LHULLIER, Luciana. Onde mora sua muiteza? In: No coração da floresta (blog). 08 out. 2013 (adaptado). Original disponível em: <https://contesdesfee.wordpress.com/page/2/>. Acesso: 05 ago. 2016.


Vocabulário:

Onírico: de sonho e/ou relativo a sonho.

Pantomima: representação teatral baseada na mímica (ou seja, em gestos corporais); por extensão, situação falsa, representação, ilusão, fraude.

Patético: que provoca sentimento de piedade ou tristeza; indivíduo digno da piedade alheia.

A
F – F – V – V – F.
B
V – V – F – F – V.
C
V – F – F – V – V.
D
F – V – F – F – F.
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IF Sul Rio-Grandense 2017 - Português - Pontuação, Uso da Vírgula

Leia as duas frases a seguir.


A menina Alice seguiu um coelho até sua toca e, lá, encontrou um mundo fantástico.

A menina Alice, seguiu um coelho até sua toca e, lá, encontrou um mundo fantástico.


Em relação ao emprego da vírgula, nos dois períodos acima, afirma-se que

Texto 1



LHULLIER, Luciana. Onde mora sua muiteza? In: No coração da floresta (blog). 08 out. 2013 (adaptado). Original disponível em: <https://contesdesfee.wordpress.com/page/2/>. Acesso: 05 ago. 2016.


Vocabulário:

Onírico: de sonho e/ou relativo a sonho.

Pantomima: representação teatral baseada na mímica (ou seja, em gestos corporais); por extensão, situação falsa, representação, ilusão, fraude.

Patético: que provoca sentimento de piedade ou tristeza; indivíduo digno da piedade alheia.

A
ambas estão corretas; porém, a diferença de pontuação acarreta diferenças de sentido.
B
ambas apresentam pontuação correta, e o emprego da vírgula é apenas estilístico, não acarretando diferenças de sentido.
C
apenas a primeira frase está correta quanto à pontuação; a segunda apresenta um grave erro de emprego da vírgula: separa sujeito e verbo.
D
apenas a segunda frase está correta quanto à pontuação; a primeira não respeita a marcação da pausa natural da fala, uma das regras de emprego da vírgula.
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IF Sul Rio-Grandense 2017 - Português - Crase

Observe esta frase retirada do texto.


É nesse espaço que guardamos os joelhos ralados, as descobertas, os medos, a alegria e a força que nos impulsiona para a frente.” (linhas 21 e 22)


Se a frase for reescrita, substituindo-se o trecho destacado por “É esse o espaço reservado...”, fazendo as devidas adaptações, em qual das alternativas NÃO há nenhuma incorreção quanto ao emprego da crase?

Texto 1



LHULLIER, Luciana. Onde mora sua muiteza? In: No coração da floresta (blog). 08 out. 2013 (adaptado). Original disponível em: <https://contesdesfee.wordpress.com/page/2/>. Acesso: 05 ago. 2016.


Vocabulário:

Onírico: de sonho e/ou relativo a sonho.

Pantomima: representação teatral baseada na mímica (ou seja, em gestos corporais); por extensão, situação falsa, representação, ilusão, fraude.

Patético: que provoca sentimento de piedade ou tristeza; indivíduo digno da piedade alheia.

A
É esse o espaço reservado aos joelhos ralados, as descobertas, aos medos, a alegria e a força que nos impulsiona para a frente.
B
É esse o espaço reservado aos joelhos ralados, as descobertas, aos medos, à alegria e à força que nos impulsiona para a frente.
C
É esse o espaço reservado aos joelhos ralados, às descobertas, aos medos, à alegria e à força que nos impulsiona para a frente.
D
É esse o espaço reservado aos joelhos ralados, às descobertas, aos medos, a alegria e a força que nos impulsiona para a frente.
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IF Sul Rio-Grandense 2017 - Português - Adjetivos, Substantivos, Formação das Palavras: Composição, Derivação, Hibridismo, Onomatopeia e Abreviação, Morfologia

Desde o título, a autora faz referência ao substantivo “muiteza”, espécie de neologismo derivado da palavra “muita”, empregada no texto com valor de adjetivo. Com base nos conhecimentos referentes à ortografia da língua portuguesa, o que é correto afirmar a respeito da grafia de “muiteza”?

Texto 1



LHULLIER, Luciana. Onde mora sua muiteza? In: No coração da floresta (blog). 08 out. 2013 (adaptado). Original disponível em: <https://contesdesfee.wordpress.com/page/2/>. Acesso: 05 ago. 2016.


Vocabulário:

Onírico: de sonho e/ou relativo a sonho.

Pantomima: representação teatral baseada na mímica (ou seja, em gestos corporais); por extensão, situação falsa, representação, ilusão, fraude.

Patético: que provoca sentimento de piedade ou tristeza; indivíduo digno da piedade alheia.

A
Segue a regra de ortografia de substantivos abstratos formados a partir de adjetivos, a exemplo de beleza, pobreza e leveza.
B
Segue a regra de ortografia de substantivos e adjetivos femininos, a exemplo de proeza, repreza e milaneza.
C
Deveria seguir a mesma regra ortográfica que determina a grafia de palavras femininas como marquesa, holandesa e sobremesa.
D
Deveria seguir a regra ortográfica de palavras como surpresa, despesa e represa.
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IF Sul Rio-Grandense 2017 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

“Muiteza”, no texto, refere-se ao fato de que, na infância,


I. o ser humano seria mais pleno, mais completo ou autêntico.
II. as capacidades intelectuais do ser humano transpareceriam de forma mais intensa e plena.
III. as capacidades do ser humano pareceriam infinitas, por serem diversas e variadas.


Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Texto 1



LHULLIER, Luciana. Onde mora sua muiteza? In: No coração da floresta (blog). 08 out. 2013 (adaptado). Original disponível em: <https://contesdesfee.wordpress.com/page/2/>. Acesso: 05 ago. 2016.


Vocabulário:

Onírico: de sonho e/ou relativo a sonho.

Pantomima: representação teatral baseada na mímica (ou seja, em gestos corporais); por extensão, situação falsa, representação, ilusão, fraude.

Patético: que provoca sentimento de piedade ou tristeza; indivíduo digno da piedade alheia.

A
I e II.
B
I e III.
C
II e III.
D
III.
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IF Sul Rio-Grandense 2017 - Português - Morfologia - Verbos, Flexão verbal de tempo (presente, pretérito, futuro), Flexão verbal de modo (indicativo, subjuntivo, imperativo)

Observe que, no trecho abaixo, retirado do texto, as formas verbais destacadas apresentam uma correlação, entre os tempos e os modos verbais, adequada à norma culta:

“Anos mais tarde, já adulta, prestes a embarcar em um casamento arranjado, com um noivo patético, Alice se deixa conduzir novamente a esse espaço que lhe é familiar, mas do qual não lembra quase nada.” (linhas 10 a 12)

Agora, atente para o fato de que o mesmo trecho poderia ser reescrito, estabelecendo-se outra correlação verbal, igualmente adequada à norma culta:

Anos mais tarde, já adulta, prestes a embarcar em um casamento arranjado, com um noivo patético, Alice se deixou conduzir novamente a esse espaço que lhe ______ familiar, mas do qual não ___________ quase nada.


As formas verbais que preenchem corretamente as lacunas são

Texto 1



LHULLIER, Luciana. Onde mora sua muiteza? In: No coração da floresta (blog). 08 out. 2013 (adaptado). Original disponível em: <https://contesdesfee.wordpress.com/page/2/>. Acesso: 05 ago. 2016.


Vocabulário:

Onírico: de sonho e/ou relativo a sonho.

Pantomima: representação teatral baseada na mímica (ou seja, em gestos corporais); por extensão, situação falsa, representação, ilusão, fraude.

Patético: que provoca sentimento de piedade ou tristeza; indivíduo digno da piedade alheia.

A
era – lembrava
B
foi – lembrou
C
seria – lembraria
D
fosse – lembraria
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IF Sul Rio-Grandense 2017 - Português - Interpretação de Textos, Pronomes relativos, Pronomes possessivos, Coesão e coerência, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Morfologia - Pronomes

A respeito do título, é correto afirmar que


I. “Onde mora sua muiteza?” dirige-se à Alice fictícia, e o pronome possessivo “sua” remete claramente a essa personagem.

II. “Onde mora sua muiteza?” dirige-se, através do pronome possessivo “sua”, ao(à) leitor(a) implícito(a) do texto.

III. o pronome relativo “onde” e o verbo “morar”, no título, estão sendo empregados de forma coloquial. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Texto 1



LHULLIER, Luciana. Onde mora sua muiteza? In: No coração da floresta (blog). 08 out. 2013 (adaptado). Original disponível em: <https://contesdesfee.wordpress.com/page/2/>. Acesso: 05 ago. 2016.


Vocabulário:

Onírico: de sonho e/ou relativo a sonho.

Pantomima: representação teatral baseada na mímica (ou seja, em gestos corporais); por extensão, situação falsa, representação, ilusão, fraude.

Patético: que provoca sentimento de piedade ou tristeza; indivíduo digno da piedade alheia.

A
II.
B
II e III.
C
I e III.
D
I.
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IF Sul Rio-Grandense 2017 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

No texto – construído a partir de analogias (ou aproximações interpretativas) com as obras literárias “Aventuras de Alice no país das maravilhas” e “Através do espelho e o que Alice encontrou por lá”, do escritor inglês Lewis Carroll –, a autora, Luciana Lhullier, aborda dois momentos da vida humana: a infância e a fase adulta. Considerando o texto como um todo, é correto afirmar que a vida adulta é

Texto 1



LHULLIER, Luciana. Onde mora sua muiteza? In: No coração da floresta (blog). 08 out. 2013 (adaptado). Original disponível em: <https://contesdesfee.wordpress.com/page/2/>. Acesso: 05 ago. 2016.


Vocabulário:

Onírico: de sonho e/ou relativo a sonho.

Pantomima: representação teatral baseada na mímica (ou seja, em gestos corporais); por extensão, situação falsa, representação, ilusão, fraude.

Patético: que provoca sentimento de piedade ou tristeza; indivíduo digno da piedade alheia.

A
um jogo ou representação teatral, mas que, mesmo assim, vale a pena.
B
uma experiência fantástica e enriquecedora, repleta de novas descobertas.
C
um acúmulo de experiências que vão nos afastando das vivências de infância.
D
uma pantomima, isto é, um jogo de encenações mímicas, falsas e mentirosas.