Questõessobre Divisão Silábica

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Foram encontradas 7 questões
2747ec50-f9
UFC 2013 - Português - Divisão Silábica, Fonologia

Assinale a alternativa cuja sequência está de acordo com as regras de divisão silábica.

A
Flu-i-do / ru-im.
B
Ma-goa / caa-tin-ga.
C
Néc-tar / fri-cci-o-nar.
D
Pne-u-ma-tó-rax / fri-ís-si-mo.
E
Tran-sa-tlân-ti-co / pers-pi-caz.
f063c457-f8
UFC 2012 - Português - Divisão Silábica, Fonologia

Assinale a alternativa cuja palavra apresenta uma vogal de ligação.

A
Aluno.
B
Discutiu.
C
Indivíduos.
D
Especialmente.
E
Desenvolvimento.
1211149a-dd
UEM 2011, UEM 2011 - Português - Divisão Silábica, Fonologia

Assinale a alternativa correta em relação ao que se afirma do fragmento a seguir.

“O clima era festivo, performático. Alckmin e Kassab foram xingados (o prefeito até mais que o tucano), mas entre as palavras de ordem surgiam músicas como ‘Trem das Onze’, de Adoniran, e a marchinha carnavalesca ‘Bandeira Branca’. Havia lirismo e deboche nesse enfrentamento teatral de classes.” 

“Marchinha” e “teatral” dividem-se, silabicamente, em “mar – chi – nha” e “tea – tral”. 

Texto 

Gente diferenciada

Fernando de Barros e Silva

Vocabulário

gauche: expressão francesa cujo significado é o de “esquerda”.

(Texto retirado da Folha de S.Paulo, 16/5/2011. Opinião A2)

A questão refere-se ao texto.

C
Certo
E
Errado
465744cc-ba
UFRGS 2019 - Português - Divisão Silábica, Fonologia

As palavras experiente (l. 16), contribuído (l. 25), pararia (l. 31) e ideia (l. 39) têm, respectivamente,


A
cinco sílabas – cinco sílabas – três sílabas – três sílabas.
B
quatro sílabas – quatro sílabas – três sílabas – quatro sílabas.
C
cinco sílabas – cinco sílabas – quatro sílabas – três sílabas.
D
cinco sílabas – cinco sílabas – quatro sílabas – quatro sílabas.
E
quatro sílabas – quatro sílabas – três sílabas – três sílabas.
0fa7c79d-36
UNESP 2010 - Português - Divisão Silábica, Fonologia

Cruz e Sousa utiliza o verso tradicionalmente empregado no soneto, o decassílabo de origem italiana. Aponte a alternativa cujo verso apresenta o esquema acentual 1-4-6-10:

Instrução: A  questão  toma  por base o soneto Acrobata da dor, do poeta simbolista brasileiro Cruz e Sousa (1861-1898):


                                             Acrobata da Dor


                             Gargalha, ri, num riso de tormenta,

                             como um palhaço, que desengonçado,

                             nervoso, ri, num riso absurdo, inflado

                             de uma ironia e de uma dor violenta.


                             Da gargalhada atroz, sanguinolenta,

                             agita os guizos, e convulsionado

                             Salta, gavroche, salta clown, varado

                             pelo estertor dessa agonia lenta...


                             Pedem-te bis e um bis não se despreza!

                             Vamos! retesa os músculos, retesa,

                             nessas macabras piruetas d’aço...


                             E embora caias sobre o chão, fremente,

                             afogado em teu sangue estuoso e quente,

                             ri! Coração, tristíssimo palhaço.


                (João da Cruz e Sousa. Obra completa. Rio de Janeiro: Editora Aguilar, 1961.)

A
Da gargalhada atroz, sanguinolenta.
B
Agita os guizos, e convulsionado.
C
Nessas macabras piruetas d’aço.
D
Vamos! Retesa os músculos, retesa.
E
De uma ironia e de uma dor violenta.
ac05005e-d6
UNESP 2014 - Português - Divisão Silábica, Fonologia

Se, nos versos 32 e 33, as palavras “Sabiá” e “capoeirão” fossem pronunciadas “sa-bi-á” e “ca-po-ei-rão”, tais versos quebrariam o padrão e o ritmo dos demais, pois passariam a ser

Para responder à questão, leia o poema de Catulo da Paixão Cearense (1863-1946).


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A
heptassílabos.
B
octossílabos.
C
eneassílabos.
D
hexassílabos.
E
decassílabos.
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UNIFESP 2010 - Português - Interpretação de Textos, Divisão Silábica, Fonologia

Indique a alternativa que identifica corretamente, de modo respectivo, a métrica e a natureza predominante das rimas.

Instrução: Leia o texto para responder às questões de números 28 a 30.

 De tudo que é nego torto
Do mangue e do cais do porto
Ela já foi namorada
O seu corpo é dos errantes
Dos cegos, dos retirantes
É de quem não tem mais nada
Dá-se assim desde menina
Na garagem, na cantina
Atrás do tanque, no mato
É a rainha dos detentos
Das loucas, dos lazarentos
Dos moleques do internato
E também vai amiúde
Co’os velhinhos sem saúde
E as viúvas sem porvir
Ela é um poço de bondade
E é por isso que a cidade
Vive sempre a repetir
Joga pedra na Geni
Joga pedra na Geni
Ela é feita pra apanhar
Ela é boa de cuspir
Ela dá pra qualquer um
Maldita Geni

(Chico Buarque. Geni e o zepelim.)

A
Heptassílabos – rima toante.
B
Octossílabos – rima toante.
C
Hexassílabos – rima consoante.
D
Octossílabos – rima consoante
E
Heptassílabos – rima consoante.