Questõesde IFN-MG sobre Coesão e coerência

1
1
1
Foram encontradas 5 questões
d79bb5ab-b7
IFN-MG 2016 - Português - Interpretação de Textos, Coesão e coerência

“a minha interpretação ou perspectiva não é única, e é bem possível que ela nem sequer seja a melhor dentre as existentes. Há outras que podem ser igualmente válidas, com as quais posso aprender alguma coisa. Também é possível que eu discorde delas, mas isso não significará, necessariamente, que elas são erradas ou menos válidas do que a minha [...]”. (linhas 29–34)

No trecho acima, observamos a utilização de mecanismos linguísticos que permitiram a sequência lógico-semântica entre as partes do texto, isto é, funcionaram para estabelecer a coesão textual. Observando a utilização desses conectores, marque a opção correta.

Leia o TEXTO 1 e responda à questão. 

TEXTO 1 


André Felipe Portugal é advogado e mestrando em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra (Portugal). 

PORTUGAL, André Felipe. Não ao pensamento único. Disponível em:<http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/nao-ao-pensamento-unico-8n51aku1uc9ghd632l0zsrcqg>Acesso em: 10 jun. 2016 (Adaptado)

A
O pronome pessoal “ela” retoma a expressão anterior “minha interpretação ou perspectiva”; “as, outras, as quais, delas, elas” retomam “as interpretações”; termo omitido no trecho, mas facilmente compreendido pelo contexto.
B
Na expressão “mas isso não significará”, o pronome demonstrativo “isso” funciona como mecanismo linguístico que retoma uma ideia anterior e faz o texto progredir. Há uma retomada da ideia anterior, estabelecendo uma ideia consecutiva, através da conjunção “mas”.
C
Os elementos linguísticos que funcionam como mecanismos de coesão são apenas o pronome pessoal “ela”; os demais, no plural (as, outras, as quais, delas e elas), retomam o sujeito “a minha interpretação ou perspectiva”, portanto, o uso desse plural foi equivocado.
D
No trecho “[...] que elas são erradas ou menos válidas do que a minha” o pronome possessivo “minha” substitui a palavra “coisa”, dita anteriormente.
dd71cd2f-c2
IFN-MG 2017 - Português - Interpretação de Textos, Coesão e coerência

Considere o trecho do TEXTO 01:


Nossos ancestrais descobriram que enfrentar o mundo que os circunscrevia seria muito mais fácil e eficiente se o fizessem em grupo. (Linhas 16 - 17) 


Em relação aos termos destacados, é correto afirmar que: 



Fonte: http://sociologia.uol.com.br/barbarie-e-terror-ou-a-conta-chegou/ 30.12.2016. Acesso em: 23 de mar 2017.



TEXTO 2



TEXTO 3



A
Funcionam como recursos linguísticos coesivos, em que “os” retoma “nossos ancestrais” e “o” retoma “enfrentar o mundo...”.
B
Esses recursos funcionam como operadores argumentativos, uma vez que contrapõem argumentos orientados para conclusões contrárias.
C
Esses recursos funcionam como operadores argumentativos, uma vez que estabelecem relações de comparação.
D

Funcionam como recursos linguísticos coesivos, em que “os” retoma “nossos ancestrais” e “o” retoma “mundo”.

72b6f271-b5
IFN-MG 2018 - Português - Interpretação de Textos, Coesão e coerência, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Leia o trecho do TEXTO 01.
''Além disso, os 26 grupos pesquisados possuem negócios em mais de um tipo de mídia, o que configura a propriedade cruzada dos meios de comunicação, uma das formas mais graves de controle monopólico do setor'' (Linhas 17 a 20)

Sobre o termo em destaque no trecho, é correto afirmar que:

TEXTO 1


A
não interfere na progressão textual.
B
não tem função resumitiva.
C
é mecanismo coesivo e retoma toda a ideia anterior.
D
introduz uma ideia de causa.
6e41e738-1b
IFN-MG 2017 - Português - Interpretação de Textos, Coesão e coerência

“Dizem que devemos nos informar melhor, mas quanto mais informamos, mais dúvidas; quanto mais abertura mais opções; quanto mais olhamos, mais se expande a tela onde se projetam nossos desejos.”

As palavras destacadas, além de estabelecerem a coesão textual, introduzem, sequencialmente, ideias de:

A
Adição, condição e lugar
B
Adversidade, proporção e lugar
C
Adversidade, proporção e tempo
D
Adição, proporção e lugar
d602562a-cc
IFN-MG 2018 - Português - Interpretação de Textos, Coesão e coerência

Leia o trecho.


Diante disso, todos devem reagir e defender-se de um modelo econômico que considera água e natureza como meros ativos de mercado, impondo um modelo ineficaz para prover acesso à água e ao saneamento para o conjunto da humanidade. Gerir bens comuns não é adequado ao perfil de empresas que visam ao lucro, portanto jamais será a base de uma economia sustentável, solidária e democrática, pois ameaça as espécies vivas,(...)” (Linhas 51-54).


As expressões destacadas podem ser substituídas, sem prejuízo de sentido do texto, respectivamente, por:


A
Assim; não só... mas também...; entretanto; uma vez que.
B
Desse modo; mas; será pois; visto que.
C
Dado o exposto; não só... mas também; porque; porque.
D
Dado o exposto; não só... mas também...; logo; uma vez que.