Questõesde UEM 2011 sobre Literatura

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Foram encontradas 30 questões
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UEM 2011, UEM 2011 - Literatura - Modernismo, Escolas Literárias

Um dos expoentes da arte moderna paranaense foi o artista plástico Poty Lazarotto, reconhecido pelo seu trabalho em grandes painéis que, por vezes, foram incorporados como parte importante de obras arquitetônicas. É o caso do painel do Teatro Guaíra em Curitiba (PR).

As artes no mundo, a partir do final do século XIX, e no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, passam por alterações significativas, que culminaram na produção do que atualmente é chamada de arte moderna. Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta
C
Certo
E
Errado
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UEM 2011, UEM 2011 - Literatura - Modernismo: Tendências contemporâneas, Escolas Literárias

Nas calçadas de uma rua de Curitiba, as pinhas confeccionadas como mosaicos são, hoje, um dos poucos registros da produção artística regionalista denominada Paranismo.

As artes no mundo, a partir do final do século XIX, e no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, passam por alterações significativas, que culminaram na produção do que atualmente é chamada de arte moderna. Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta
C
Certo
E
Errado
08bef28b-dd
UEM 2011, UEM 2011 - Literatura - Modernismo, Escolas Literárias

O conceito estético de beleza no campo das artes é imutável no tempo; refere-se a tudo o que consideramos bonito ou a todo tipo de expressão artística que provoque no observador sensações agradáveis.

As artes no mundo, a partir do final do século XIX, e no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, passam por alterações significativas, que culminaram na produção do que atualmente é chamada de arte moderna. Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta
C
Certo
E
Errado
08c71060-dd
UEM 2011, UEM 2011 - Literatura - Modernismo, Escolas Literárias

Com relação ao Modernismo no Brasil, pode-se dizer que foi um período de busca de autonomia e independência artística em relação à forte influência da clássica cultura europeia. Em busca de uma identidade genuinamente brasileira e influenciadas pela vanguarda europeia, expressões étnicas e populares acabaram sendo incorporadas à produção artística brasileira, como, por exemplo, nos quadros de Alfredo Volpi, que buscava inspiração no imaginário popular e na simplicidade do povo brasileiro, bem como em suas festas e crenças.

As artes no mundo, a partir do final do século XIX, e no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, passam por alterações significativas, que culminaram na produção do que atualmente é chamada de arte moderna. Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta
C
Certo
E
Errado
08c2eeb3-dd
UEM 2011, UEM 2011 - Literatura - Modernismo, Escolas Literárias

O Modernismo no Brasil teve inicio com a Semana de Arte Moderna, no Teatro Municipal de São Paulo, aberta no dia 11 de fevereiro de 1922, ano do centenário da Independência do Brasil, por iniciativa dos artistas e intelectuais participantes que desejavam marcar a consciência de uma arte nacional.

As artes no mundo, a partir do final do século XIX, e no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, passam por alterações significativas, que culminaram na produção do que atualmente é chamada de arte moderna. Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta
C
Certo
E
Errado
df0a999d-d9
UEM 2011, UEM 2011, UEM 2011 - Literatura - Modernismo: Tendências contemporâneas, Escolas Literárias

O conto “O cobrador”, de Rubem Fonseca, é narrado em primeira pessoa pelo próprio protagonista. O foco narrativo, portanto, é o de um assassino em série que pratica seus atos como forma de cobrança das dívidas que acredita que a sociedade tem para com ele. Eis o início do conto: “Na porta da rua uma dentadura grande, embaixo escrito Dr. Carvalho, Dentista. Na sala de espera vazia uma placa, Espere o Doutor está atendendo um cliente”.

Assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado
df0e2041-d9
UEM 2011, UEM 2011, UEM 2011 - Literatura - Realismo, Escolas Literárias

O conto “O ilustre Menezes”, de Nélida Piñon, consiste na reescritura do conto de Machado de Assis “Missa do galo”. Enquanto, no texto original, a história é narrada a partir do ponto de vista do adolescente Nogueira, na versão da escritora contemporânea, o foco narrativo é o do marido de D. Conceição, o Menezes. Trata-se de uma estratégia narrativa que confere ao texto de Piñon um intenso caráter irônico, quando lido a partir da intertextualidade com a narrativa machadiana. Isso porque o narrador sequer é capaz de imaginar a capacidade de dissimulação da esposa traída: “Como prêmio, para certos infortúnios, tenho de Conceição a sua fidelidade e completa devoção ao lar. Assim, inimigo mesmo é o tempo a esgotar-se sem cerimônia”.

Assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado
df119304-d9
UEM 2011, UEM 2011, UEM 2011 - Literatura - Escolas Literárias, Romantismo

O romance Senhora, de José de Alencar, é narrado em terceira pessoa por um narrador onisciente. No entanto, o foco narrativo é o de Fernando. É a partir de seu ponto de vista que a história é narrada. Sendo assim, Aurélia é retratada de fora, a partir das observações do protagonista acerca de seu comportamento. Essa é uma estratégia narrativa comum à estética romântica, uma vez que facilita a manifestação da subjetividade das personagens. Segue um trecho do romance: “Aurélia fitou o retrato com delícia. Arrebatada pela veemência do afeto que intumescia-lhe o seio, pousou nos lábios frios e mortos da imagem um beijo férvido, pujante, impetuoso; um desses beijos exuberantes que são verdadeiras explosões da alma irrupta pelo fogo de uma paixão subterrânea, longamente recalcada”.

Assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado
df033dc7-d9
UEM 2011, UEM 2011, UEM 2011 - Literatura - Realismo, Escolas Literárias

O romance Dom Casmurro, do escritor realista brasileiro Machado de Assis, é narrado em primeira pessoa por Bento Santiago. Assim, pode-se dizer que o foco narrativo do romance, ou seja, o ponto de vista a partir do qual a história é contada, é o do próprio narrador, conforme atesta este fragmento: “O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente”.

Assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado
df07382c-d9
UEM 2011, UEM 2011, UEM 2011 - Literatura - Modernismo, Escolas Literárias

O romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, é narrado em primeira pessoa por um narrador testemunha. Nesse sentido, a história não é contada a partir do ponto de vista do protagonista, mas sim a partir do ponto de vista do narrador. É o que se pode verificar neste fragmento: “Quaresma lia; e lembrava-se que Darwin escutava com prazer esse concerto dos charcos. Tudo na nossa terra é extraordinário! pensou”.

Assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado