Questõesde UNC sobre História

1
1
Foram encontradas 12 questões
c37370d6-fd
UNC 2011 - História - Construção do Estado Liberal: Revolução Francesa, História Geral, Revolução Chinesa, Revolução Industrial

Sobre as revoluções na História desde o século XVIII até o século XX é correto afirmar, exceto:

A
A Revolução Iraniana de 1979 tornou o país uma república islâmica hostil aos EUA. O governo iraniano, em contrapartida, afirma que são os EUA que agem de forma agressiva na região.
B
A Revolução Chinesa de 1949 tornou esse país comunista. Mesmo após sua abertura na década de 70 do século passado, o controle político ainda mantém-se nas mãos desse mesmo partido.
C
A Revolução Francesa, a mais famosa de todas, foi a mais radical, prevalecendo na mes-ma as ideias de uma democracia ampla e popu-lar que inspirou os governos de hoje.
D
A Revolução Industrial transformou os pro-cessos produtivos. Trouxe agilidade e oportuni-dade de consumo em massa, mas também gerou a exploração dos trabalhadores e o início dos processos de poluição que hoje se agrava-ram muito.
c3622b7e-fd
UNC 2011 - História - República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

Em 05 julho de 1922 eclodiu a Revolta do Forte de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. “A revolta não se estendeu a outras unidades. No dia seguinte, centenas deles se entregaram, atendendo a um apelo do governo. Um grupo se dispôs, porém, a resistir. O forte voltou a ser bombardeado por mar e por aviões. Dezessete militares, com a adesão ocasional de um civil, decidiram sair pela praia de Copacabana, ao encontro das forças governamentais. Na troca de tiros, morreram dezesseis, ficando feridos os oficiais Siqueira Campos e Eduardo Gomes”.


In: FAUSTO, Boris. História do Brasil. 5 edição. São Pau-lo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997. Página 308.)

O texto se refere:

A
ao movimento Tenentista.
B
a Coluna Prestes.
C
a Revolução Constitucionalista.
D
a Revolução Federalista.
c3700441-fd
UNC 2011 - História - História da América Latina

Acerca da História da América Latina e sua relação com os EUA é correto afirmar, exceto:

A
Hugo Chavez, presidente da Venezuela, transformou-se numa das mais expressivas lideranças contrárias aos EUA na região. Para muitos um radical populista, para outros uma liderança nacionalista e um exemplo a ser seguido.
B
Cuba, após a Revolução de 1959, tornou-se um governo contrário aos interesses dos estadunidenses. Até hoje, os EUA mantém um duro bloqueio ao país do Caribe.
C
A relação do Brasil com os EUA oscilou entre completo alinhamento e momentos de atritos e disputas com a potência do norte. Atualmente o Brasil procura articular, em conjunto com outros países da América do Sul, uma política mais autônoma em relação aos norte-americanos. 
D
Os EUA através de acordos como o NAFTA sempre buscaram se aproximar da América Latina com projetos de integração e auxílio, mas em geral a contrapartida da região foi a rejeição às intenções dos estadunidenses.
c368c67c-fd
UNC 2011 - História - República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

Um dos acontecimentos importantes da história catarinense, o Contestado, iniciou nos primeiros anos do século XX.

Acerca dos eventos que caracterizaram o Contestado é correto afirmar, exceto:

A
Construção do trecho catarinense da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, pela Brazil Railway Co.
B
Conflitos entre os latifundiários catarinenses e empresas do Paraná e de São Paulo acerca da exploração da madeira e da ervamate na serra catarinense. 
C
Disputas jurídicas entre Santa Catarina e Paraná sobre limites territoriais entre os dois Estados. 
D
Combates entre o exército brasileiro e os caboclos da região do Contestado, estes últimos influenciados pela liderança de “monges”.
c3659140-fd
UNC 2011 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

Em 1964, através de um golpe, os militares assumiram o controle político no Brasil. O primeiro presidente militar foi Castelo Branco, que governou de 1964 a 1967.

Sobre o de governo Castelo Branco é correto afirmar, exceto:

A
Aprovação da Lei de Anistia Geral.
B
Estabelecimento do bipartidarismo.
C
Criação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
D
Criação do Serviço Nacional de Informação (SNI).
c35ed27c-fd
UNC 2011 - História - História Geral, Primeira Guerra Mundial

As alianças militares, as disputas colonialistas e a corrida armamentista levaram a Europa à Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Acerca desse contexto é correto afirmar, exceto:

A
Os Estados Unidos da América entraram no conflito ao lado da Tríplice Entente.
B
A Rússia aliou-se com a Tríplice Aliança para derrotar os Sérvios em Sarajevo.
C
Entre as inovações tecnológicas destaca-ram-se a utilização de submarinos, tanques de guerra e encouraçados.
D
O Tratado de Versalhes considerou a Alemanha culpada pela guerra e impôs diversas sanções ao governo alemão.
ba5da485-02
UNC 2017 - História - História do Brasil, Era Vargas – 1930-1954

Após a saída de Getúlio Vargas do poder em 1945 o então Ministro da Guerra do Estado Novo, General Eurico Gaspar Dutra, foi eleito presidente do Brasil. Entre as características do seu governo pode-se destacar, exceto:

A
Uma nova constituição foi aprovada e o voto tornou-se obrigatório para todos os brasileiros alfabetizados, maiores de 18 anos e de ambos os sexos.
B
Alinhamento com o bloco capitalista liderado pelos Estados Unidos e rompimento de relações diplomáticas com a União Soviética.
C
Criação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), fundação da Petrobrás e início da campanha nacional “O petróleo é nosso”.
D
Propôs o SALTE, um plano econômico desenvolvimentista que priorizava investimentos na Saúde, Alimentação, Transporte e Energia.
ba5aa15e-02
UNC 2017 - História - História Geral, Período Entre-Guerras: Revolução Russa de 1917

A Revolução ocorrida na Rússia, em 1917, está completando 100 anos. Foi efetivamente o primeiro regime socialista duradouro implantado por um país. Nesse contexto, e acerca dos eventos que se relacionam com esta revolução é correto afirmar, exceto:

A
A insatisfação da população com o Czar (Monarca Russo) só crescia. As longas jornadas de trabalho, os altos impostos e a falta de alimentos contribuíram para o levante contra o Czar.
B
Durante a Guerra Civil, o Exército branco contou com o apoio de nações capitalistas, como Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Japão.
C
Os mencheviques foram diretamente responsáveis por implantar o socialismo na Rússia, obtendo o apoio dos sovietes e do parlamento russo, conhecido como Duma.
D
No final do ano de 1917 iniciava-se o regime socialista na Rússia, liderado por Lênin. As fábricas, os bancos e os estabelecimentos comerciais foram nacionalizados.
ba579b16-02
UNC 2017 - História - História Geral, Movimentos de Reforma Religiosa: protestantes e católicos

“Erram os pregadores de indulgências quando dizem que pelas indulgências do papa o homem fica livre de todo pecado e que está salvo”. Este é um dos pontos das 95 teses divulgadas por Martinho Lutero na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, em 1517, que está completando 500 anos em 2017. Acerca do contexto da reforma protestante, da atuação de Lutero e do avanço do movimento reformista na igreja europeia é correto afirmar, exceto:

A
Henrique VIII, rei da Inglaterra, rompeu com o catolicismo publicando o Ato de supremacia, documento em que se tornava o chefe da Igreja da Inglaterra, posteriormente denominada Anglicana.
B
Lutero e o teólogo Felipe Melanchton escreveram a Confissão de Augsburgo, fundamentando a doutrina luterana. Um dos pontos desta obra determinava a substituição do latim pela língua nacional nos cultos religiosos.
C
As ideias protestantes influenciaram a revolta camponesa sob a liderança de Thomas Münzer na Turíngia, que pregava o fim do Estado e da propriedade privada.
D
Calvino condenava a usura e a doutrina da predestinação, sendo apoiado por integrantes do clero secular e da própria burguesia estabelecida na Suíça.
ba534483-02
UNC 2017 - História - História do Brasil, Era Vargas – 1930-1954

Os antecedentes da subida de Getúlio Vargas ao poder, em 1930, estão ligados à crise política que indicaria o candidato do governo federal para as eleições presidenciais de 1930. As desavenças entre o PRP - Partido Republicano Paulista e o PRM - Partido Republicano Mineiro, levaram o presidente Washington Luís a indicar Júlio Prestes para concorrer à presidência da república.

Nesse contexto é correto afirmar, exceto:

A
O assassinato por motivos pessoais de João Pessoa - político da Paraíba e candidato a vice-presidente na chapa de Getúlio Vargas - também contribuiu para o clima de revolta que levou Getúlio Vargas ao poder.
B
Líderes da Aliança Liberal não aceitavam o resultado das eleições. Alegavam fraude no sistema eleitoral.
C
Os políticos de Minas Gerais, que apoiavam Washington Luís, seguiram o líder político Antônio Carlos e com a formação da Aliança Liberal passaram a compor o grupo de apoio a Getúlio Vargas.
D
Na disputa com Júlio Prestes, Getúlio Vargas mostrou a força da Aliança Liberal e foi eleito presidente da república, sendo empossado ainda em 1930.
ba4eda26-02
UNC 2017 - História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

“É verdade que antes da união das monarquias ibéricas, em 1580,ao manter uma boa relação com os portugueses, os flamengos frequentavam os portos brasileiros e a cidade de Lisboa carregando açúcar em suas urcas, levando-o a refinar em Flandres e distribuindo-o por via terrestre e fluvial por toda a Europa central. De sua embarcação tão características, ficou a lembrança na toponímia carioca, através do morro que evoca a sua forma.”

PRIORI, Mary del. Histórias da gente brasileira: volume 1: colônia. São Paulo: Editora LeYa, 2016. Página 69.


Com base no texto e nos conhecimentos sobre o período colonial da história do Brasil é correto afirmar, exceto:

A
Durante a União Ibérica, holandeses e espanhóis formaram a Companhia das Índias Ocidentais e dividiram os lucros da comercialização do açúcar produzido no Brasil e levado para a Europa.
B
Com a União Ibérica acirraram-se os conflitos entre a Espanha e a Holanda. Com a proibição espanhola da parceria comercial entre holandeses e produtores de açúcar no Brasil, os flamengos invadiram o nordeste.
C
Maurício de Nassau, administrador holandês em Pernambuco, promoveu reformas urbanas e manteve uma boa relação com os senhores de engenho.
D
A revolta conhecida como Insurreição Pernambucana acabou determinando a saída dos holandeses do nordeste brasileiro e teve como consequência uma crise na empresa açucareira brasileira.
ba4aeb93-02
UNC 2017 - História - História do Brasil, Era Vargas – 1930-1954

“Em contrapartida, no interior do Estado, a prepotência policial e militar era exercida sem maiores limites: animais de tração, carroças e caminhões eram requisitados para o uso das autoridades sem qualquer tipo de indenização; vendas e outros pontos de encontro tornaram-se estreitamente vigiados para impedir o uso das línguas alemã e italiana, sendo que um deslize neste sentido poderia acarretar as mais variadas punições (como passar um tempo na prisão ou ingerir óleo de rícino ou óleo diesel diante de soldados armados)”

FALCÃO, Luiz Felipe. Entre ontem e amanhã: diferença cultural, tensões sociais e separatismo em Santa Catarina no século XX. Itajaí: Editora da UNIVALI, 2000. páginas 177,178).


Acerca do contexto acima descrito e sobre o período conhecido como Estado Novo, em Santa Catarina, é correto afirmar, exceto:

A
Após a declaração de guerra do Brasil ao Eixo, em 1942, as comunidades de origem alemã e italiana passaram a ser alvos de todo tipo de intervenções por parte do governo estadual e federal.
B
Nereu Ramos, um defensor da cultura ítalo-germânica, acabou sendo afastado do cargo de interventor em Santa Catarina pelo presidente Getúlio Vargas. Posteriormente, após o fim do Estado Novo, tornou-se embaixador do Brasil na Itália.
C
Neste período, em Florianópolis, foi criado um Campo de Concentração conhecido como Presídio Político da Trindade, com o objetivo de deter os acusados de origem alemã ou italiana de participarem de atividades que atentassem contra a segurança nacional.
D
Em diversas cidades de Santa Catarina, nome de ruas, colégios e instituições em geral que apresentassem origem alemã ou italiana foram substituídos por datas nacionais e personalidades, como: 07 de setembro, XV de novembro, Floriano Peixoto, Rio Branco, Deodoro da Fonseca, etc.